quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Hoje tem Paladar de licuri. E panqueca de licuri com banana

Hoje, quando a Eliana foi tirar a mesa e viu a capa do caderno Paladar, ficou surpresa. Ela sempre me conta sobre o que vai falar, no próximo telefonema, pro pai que ficou lá no sertão da Bahia. "Pai, eu nunca podia imaginar que ia sair aí da Bahia pra cair numa casa onde se bule mais com licuri do que aí em casa e o senhor não vai nem acreditar, mas aqui em São Paulo a gente vê licuri até na capa do jornal. Às vezes eu acho que não tô aqui, não, que tô aí".
Pois é, mas ela está bem aqui, me ensina muita coisa, inclusive de licuri. Sabe, como ninguém, separar de um mesmo saco licuri de sol e licuri de cabra (comido e descomido antes de ser descascado). E o licuri está mesmo todo prosa e rodopiante em página inteira no Paladar de hoje, numa reportagem da Cíntia Bertolino, que apurou tudo, pediu para chefs criativos inventarem receitas e o resultado não poderia ser melhor. Se não é assinante, corra à banca antes que acabe. E, pra comemorar, repeti a panqueca com banana para comermos com café que a Eliana sempre faz quando chega. Segundo ela, a panqueca fica de um jeito que nem cachorro come. Pois não sobra.
Bem, para comprar licuri, azeite de licuri e outras delícias com este coquinho, incluindo granola e caramelado, é só pedir pra Josenaide (josa.alves@ig.com.br) da Coopes, que ela manda por correio. Eu conservo o meu no freezer e sempre uso direto sem precisar descongelar. Assim, dura meses.
Panqueca de licuri com banana
Massa
2 ovos
1 xícara de leite
1 colher (chá) de azeite de licuri (ou óleo vegetal, se não tiver)
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de coquinho de licuri
Recheio
6 bananas nanicas
3 colheres (sopa) de rapadura picada (ou açúcar mascavo)
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de azeite de licuri (ou manteiga)
1/2 xícara de água
1 colher (sopa) de suco de limão
Para fazer a massa
, basta bater no liquidificador todos os ingredientes até o coquinho ficar bem triturado. Deixe a massa descansar durante 15 minutos. Aqueça bem uma frigideira antiaderente (não precisa untar, mesmo se a frigideira não for antiaderente, pois a massa contém gordura) e coloque um pouco de massa. Espalhe bem para ficar uma massa fina. Quando estiver soltando da frigideira, vire e deixe dourar do outro lado. Deve render uma dúzia de panquecas.
Para o recheio: corte as bananas em rodelas e reserve. Coloque a rapadura numa panela e leve ao fogo. Quando derreter e começar a caramelizar, junte as bananas, o gengibre, a canela, o azeite e a água. Deixe ferver e a banana amolecer um pouco - sem se desmanchar. Se quiser mais calda, junte um pouco mais de água. Junte o suco de limão e desligue o fogo.
Monte: coloque um pouco da banana sem calda sobre a panqueca e enrole. Deixe um pouco do calda da frigideira para despejar por cima das panquecas.
Rende: 12 panquecas
Às vezes faço ela assim, mais grossinha, com banana só aquecida e temperada com mel e canela. Regada com mel.
Mais receitas com licuri
Pão de centeio com licuri e nozes

3 comentários:

Marcos disse...

Espero que a panqueca se repita - ou então terei que atrasar o consultório, esperar pela Eliana e pedir para que a faça!

Neide Rigo disse...

isse...
Querido, alguém tem que trabalhar nesta casa. Mas fique feliz porque sobraram panquecas pra você.
beijos, n

Claudia disse...

Neide,

que maravilha de panqueca e mais ainda saber da matéria do OESP. Vai que alguém do varejo não fareja o filão e se decide vender azeite e outros derivados de licuri para o povo urbano interessado. Está na hora do licuri, e outras maravilhas sertanejas, assumirem o espaço que lhes é de direito nas mesas de todo o Brasil.

Bj,

C.