quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Cavolo Nero no Parque da Água Branca


Este, no mercado de Florença

E aqui, na feira de produtos orgânicos no Parque da Água Branca
Não pude trazer tudo da Toscana para fazer uma autêntica minestra e quando cheguei aqui senti muita falta do cavolo nero, esta couve enrugada deliciosa, ligeiramente adocicada com um fundo amargo e muito sabor crucífero. Mas felizmente, já indo embora o friozinho, consegui encontrá-la na feira do Parque da Água Branca, neste final de semana. Não me lembro o número da banca, mas quando entrar, vire à esquerda e deve ser a segunda ou terceira barraca. Segundo o vendedor, sementes podem ser compradas na Sakama - por lá foi batizada como Couve Crespa di Toscana.
Como também não tenho mais a mistura para minestra vendida em saquinhos em várias bancas do mercado de Florença, apelei para minha própria combinação, cuja fórmula aí embaixo pode ser útil para outros. É muito prático já comprar vários tipos de grãos e deixar tudo misturado num único vidro. Isto para quem é fanático por minestras como eu.




Para compor a mistura para minestra: junte: 500 g de cevada em grãos, 500 g de trigo em grãos, 200 g de ervilha rosa, 200 g de ervilha verde, 200 g de feijão mungo, 200 g de feijão azuki ou feijão-arroz ou feijão preto e 200 g de feijão fradinho com ou sem pele (todos comprados no Mercado da Lapa). Misture tudo e guarde num vidro. Com 200 g se faz sopa para seis.

A receita da minestra está aqui - é só usar couve-negra no lugar da folha de repolho e nhac.

7 comentários:

Isaac Akira disse...

Já que você encontra essas coisas mais raras, sabe onde tem mulukhiyah
(http://en.wikipedia.org/wiki/Mulukhiyah). Desde que voltei do Japão não como isso... e sinto uma falta.

Juliana disse...

Eita Neide...vc é como meu pai:fã de sopas!Essa sua idéia do mix p/ minestra foi muito boa.Eu tenho algo parecido mas é meu "kit chá"!Só de abrir já fico feliz com o cheiro de canela,noz moscada,frutas secas saindo do pote

Inês Correa disse...

Uau Neide, que mistura rica!

clau disse...

Sabe Neide, esta faltando pouco para eu ir ai para SP, mas eu ja combinei com a minha irma de irmos a esta feira do parque da Agua Branca, por indicaçao sua.
E ver que tem tb esta couve por ai, so vai deixar o Gianluca mais alegre!
Bjs!

Leo Gonçalves disse...

Olá Neide. Estou há algum tempo procurando sementes orgânicas pro cultivo de brotos. Estas sakama servem pra plantio. Você sabe algum outro lugar onde posso comprar sementes orgânicas? Obrigado.

Neide Rigo disse...

Oi, Leo,
qualquer semente orgânica que você compre, serve também para os brotos (grão de bico, soja, linhaça, feijões, trigo..). E isto você encontra em qualquer loja de orgânicos. Boa sorte!
Um abraço,
N

Silma disse...

Fiquei feliz ... Encontrei aqui a couve que tenho em minha horta, ela é enrrugada, então é a Couve Negra, até fiquei com medo de come-la, mas agora ela entrará nos meus cardápios. Obrigado pela postagem !!!