sábado, 5 de setembro de 2009

Pãozinho de tapioca

Uma vez, numa pousada em Belém-PA, comi estes pãezinhos e fiquei encantada com a textura e o sabor. Pedi a receita para a cozinheira e ela respondeu que não sabia, que fazia de cabeça. Mas, teimosa, fui perguntando quantidades aproximadas, pelo menos. Uma coisa que sempre funciona é apelar pelos extremos, do tipo "mas leva 1 quilo ou 100 gramas de tapioca?"/ Não, não. Meio quilo./ E o leite? / Ah, um pouco...? Mas, um pouco como 1 colher de sopa ou 1 litro?/ Não, não. 3 xícaras!/ E assim vai. Aí é só construir a receita. Foi isto que fiz. Fiz a minha com tapioca granulada, daquela durinha, mas por um tempo fiquei desconfiada de que ela se referia à "farinha de tapioca", que são aquelas pipocadas, mais comuns por lá. Já fiz com as duas, mas achei melhor com esta. Aqui vai a receita do pãozinho que não leva muita gordura, nem muito ovo, nem queijo, nem glúten (que interessa a quem tem doença celíaca). Pode ser recheado como sanduíche ou beliscado, assim, com geléia de pimenta.
Pãozinho de tapioca

2 colheres (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) cheia de manteiga
3 xícaras de leite
1 ovo
500 g de farinha de tapioca

Bata os cinco primeiros ingredientes no liquidificador e despeje sobre a tapioca. Misture bem, espere uns 40 minutos para hidratar os grânulos (teste para ver se os grânulos estão macios e se a massa tem liga para modelar) e então faça bolinhas do tamanho de um limão galego. Coloque-as numa assadeira untada e leve para assar em forno bem quente (200 °C) preaquecido até que dourem, por cerca de meia hora.
Rende: 48 pãezinhos
A tapioca de grânulos duros

21 comentários:

Cherry Blossom disse...

Você é uma moça esperta!..ahahah...
Eu as vezes tento ser e "as vezes" consigo alguma coisa com esse tipo de truque!...ahahah...
Amei o pãozinho e vai pra lista dos "à fazer".
Um lindo fim de semana prolongado pra você!
beijo

Tânia disse...

Acho que foi isso que comi uma vez em Porto Seguro, mas parecia ser frito....e era bom demais. Não tive a mesma sorte em conseguir ao menos dicas....e certamente vou experimentar a sua.
Bjs

Ana Canuto disse...

Em casa isso aí vai dar muito samba.
Adorei.

Mr Fish disse...

Oi Neide, depois que descobri seu blog virei viciada ! Uma dúvida: tentei fazer os pãezinhos ,mas acho que comprei a farinha errada. Ficou duro.Coloquei as medidas,mas a massa chupou tudo e não tinha jeito de amaciar os grânulos.É aquela tapioca da Yoki ?
bjks

Neide Rigo disse...

Oi, Vinicius!
A tapioca é esta mesma. E a quantidade de leite que usei foi de 3 xícaras do tipo padrão (240 ml). Será que usou uma xícara menor?
Me diga.
Um abraço, N

Anônimo disse...

Ola, moro na França e aqui consego a tapioca para fazer o beiju o pao de queijo (aquela tapioca é bem fina), mas acho que nao é a mesma para fazer o paozinho ou o cuscus de tapioca. Tem jeito para fazer a tapioca granulada com a tapioca bem fina? Sei là, posso mistura-la com um poquinho de agua para engruar?
Brigado e bjs!

Jean-Paul

Neide Rigo disse...

Oi, Jean Paul,
infelizmente não sei como fazer a tapioca granulada a partir do polvilho. Mas vou aprender e te falo.
Um abraço,
N

Mr Fish disse...

Oi Neide, esqueci de dizer que estou usando o e-mail do meu filho, Vinicius ! Meu nome é Vera.Devo ter usado uma xícara menor. Vou tentar de novo com 240 ml.neste fim de semana. E será que tem problema acrescentar um pouquinho de coco ralado ?

Juliana disse...

Que delícia...vou fazer esse pãozinho!Na foto é geléia de pimenta?Neide que pena ter faltado ao encontro com vc e Roberta aqui em Brasília...vou te conhecendo devagar então aqui pelo blog...beijos e boas diverçoes na cozinha!Juliana

Neide Rigo disse...

Oi, Juliana, é geleia de pimenta, sim. Também lamentei muito não ter te conhecido. Mas não nos faltarão oportunidades. Um beijo, N

Anônimo disse...

Neide, descobri seu blog hoje e adorei.
Quanto ao pãozinho de tapioca, já comi deles na Bahia. Experimente acrescentar à receita coco fresco ralado. Fica divino!
Abs

Maestra Ingrid disse...

nossa, que delicia! estou louca para testar..então esses granulos são aqueles que chamam sagu? é isso?

Neide Rigo disse...

Ingrid, pelo que saiba em todos os lugares por aqui, sagu é a bolinha regular. Estes são grânulos disformes. Um abraço, N

Thaís Salata disse...

Oi Neide, tudo bom? Ficou com uma cara linda. Por acaso tenho em casa a tapioca maior, aquela que eles usam lá. A quantidade usada é a mesma? Obrigada. Bjs

Neide Rigo disse...

Sim, Thaís. Use meio quilo igual.
n

Anônimo disse...

Olá Neide,

Gostaria de saber se a tapioca (aquela que seencontra nos supermercados) tem validade para o uso, pois comprei uma e não consegui fazer a tapioca tipica (ela não grudava continuou esfarelenta).
E para essa receita de paezinhos, qual a melhor tapioca a se comprar?

Obrigada pela atenção. Adorei seu blog.

Dinda

Aguada Amorim disse...

Meninas não confundam TAPIOCA QUE É FEITA DA GOMA COM FARINHA DE TAPIOCA QUE É ESTA DOS BOLINHOS ,a FARINHA DE TAPIOCA E CAROCUDA,BOLINHAS.
Espero que possa ajuda las

Aguada Amorim disse...

Meninas não confundam TAPIOCA QUE É FEITA DA GOMA COM FARINHA DE TAPIOCA QUE É ESTA DOS BOLINHOS ,a FARINHA DE TAPIOCA E CAROCUDA,BOLINHAS.
Espero que possa ajuda las

Xelly disse...

Menina, eu sou Belenense, PAPAXIBÉ, mas não conheço esse pão. Amei.

Xelly disse...

Menina, eu sou Belenense, PAPAXIBÉ, mas não conheço esse pão. Amei.

Anônimo disse...

Oi Neide,
Tudo bem?
Tenho duas perguntas...
* Será que rola por um parmesão ralado? Se sim, qual quantidade recomendaria?
.* Rola fazer na air fryer? Quanto tempo e temperatura?

Obrigada e beijo!

Michelle