terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ainda as jabuticabas ou vinagre com jabuticaba



As jabuticabas do post anterior continuam rendendo. Adoro fazer geleias, mas o consumo aqui em casa não alavanca a saída e a geladeira vai se entupindo. Ultimamente, porém, tenho dado um jeito no problema - usar no molho da salada. Outro dia vi na casa de alguém um um vinagre de framboesa francês que nada mais era que o vinagre misturado com geléia e algum aditivo mais. Então, ontem separei 1 xícara daquela geléia antes que esfriasse e misturei com 1,5 xícara de vinagre de vinho tinto. Se a geleia já estiver gelatinizada, é só derreter em banho-maria e misturar o vinagre. Guarde na geladeira e na hora de fazer o molho para salada, basta juntar 1,5 colher (sopa) de azeite para cada colher deste vinagre. Um pouco de sal e pimenta, uma chacoalhada num vidro com tampa para emulsionar e nhac.
Vai bem com salada de folhas amargas ou qualquer outra salada de folhas. Deve ficar bom ainda numa marinada para peito de pato ou carne de angola. Puro palpite. Vou fazer também com geleia de amora. De pitanga, de uvaia...
Um tanto da jabuticaba já está lá no álcool de cereais onde deve ficar por 2 semanas, quando então receberá os últimos retoques para que se transforme num delicioso licor.

4 comentários:

Claudia disse...

Estou/estava com uma montanha de ameixas e já quase sem paciência quando resolvi fazer um molho incrementado salgado de ameixas, receita chinesa tradicional que resulta numa espécie de chutney de ameixas, ótimo nas carnes de porco e ficou tudo de bom. Deve ficar ótimo com jabuticaba também.

C.

Anônimo disse...

Adorei a ideia de fazer molho de jabuticaba pra salada!! Sábado agora vou ter que fazer um mutirão de aproveitamento de jabuticaba, porque viajo no domingo e vou ficar a semana toda fora. Que legal você ter encontrado araruta em Tatui. Qualquer dia vamos plantar araruta no Pelezão (ou nas praças) e ver o que acontece. Chus

Neide Rigo disse...

Oi, Claudia,
Posso imaginar a delícia deste molho tanto com ameixas como com jabuticabas.

Chus, com aquela árvore carregada do jeito que está, terá geleias e vinagres para o ano todo, hem.. Obrigada mais uma vez!

Um abraço,
N

Thica disse...

Neide, já virei sua fã! Adoro essas coisas que vc posta e tenho esperança de poder fazer algumas receitinhas algum dia, já que por enquanto não tenho sequer um vasinho de flores dentro de casa. Fiz um post no meu blog indicando o seu, mais especificamente o assunto das jabuticabas.
Beijo.