sábado, 5 de setembro de 2009

Bananas ao forno com paçoça de amendoim e melado de caju

Comprei em São Luiz do Paraitinga uma paçoça de amendoim deliciosa (feita com amendoim pilado com açúcar, farinha de milho e farinha de mandioca), mas acabei não encontrando muito espaço para comê-la no dia-a-dia. Não consegui encaixá-la muito bem no café da manhã, no almoço nem no jantar. Então, aproveitei as bananas de Fartura que ainda fartam por aqui, para matar dois coelhos como uma só cajadada. Deu no que deu. Como a banana assada solta líquido, pensei que a farinha poderia umedecer e fazer aderir uma banana na outra. Foi mais ou menos ou que aconteceu e o resultado ficou bem bom. Não ia nem publicar aqui porque é uma coisa boba, mas se a Eliana adorou e me pediu a receita, pode ser útil também para outras pessoas.


Banana com paçoça de amendoim
1 dúzia de bananas maduras
1/3 de xícara de paçoca de amendoim (pilar ou triturar juntos: 100 g de amendoim torrado, 100 g de açúcar, 50 g de farinha de milho e 50 g de farinha de mandioca - use a quantidade indicada e guarde o restante)
1 pitada de canela
10 colheres (sopa) de melado de caju (opcional, para acompanhar)
Unte uma forma de torta ou pirex com manteiga e polvilhe com farinha de mandioca. Corte as bananas ao meio, de comprido, e arrume metade delas no fundo da forma, com a parte cortada para cima. Espalhe por cima metade da paçoca e cubra com as bananas restantes com a parte cortada para baixo. Cubra tudo com a paçoca restante, polvilhe canela e leve ao forno quente por 20 minutos ou até a banana ficar bem macia. Sirva morna com 1 colher de melado de caju.
Rende: 10 porções

Nenhum comentário: