quinta-feira, 30 de julho de 2009

Que bicho é este?


Há dias acompanho o comportamento destes seres imutáveis que povoam o galho do meu ora-pro-nobis. À luz fraca são de cor flicts e para o míope passaria por protuberâncias de uma planta doente. Mas ao piscar do flash revelam-se cheias de cores. No meio delas, uma sem asa com manto desenhado de vermelho, amarelo, branco e preto. São cigarras maduras depois de anos em ninfa na terra? O que pretendem ali paralizadas? Será que à noite trocam de lugar? Tem ali uma organização? Alguns ovinhos escondidos por baixo daquelas asas? Meu ora-pro-nobis sofrerá? Será que se alimentam de sua seiva? Esperam a ecdise para espichar o esqueleto (ops, exoesqueleto)? Trocarão todas de roupa ao mesmo tempo? Aguardam a primavera para ziziar juntas no fim da tarde? Por enquanto nada acontece. Ou nem cigarra são? Ajudas, please, entomólogos de plantão.


8 comentários:

Mariângela disse...

nunca vi igual,o colorido é tão bonito,o Rui vai gostar de ver isto Neide.beijo!

Katia Horn disse...

são impressionantemente bonitas... parecem feitas de vitral...
mas não adianta me perguntar a identidade, porque é a primeira vez que as vejo, e em fotos muito sensiveis... tbém me parecem cigarras...

Cesar disse...

Acho que são cigarrinhas.

Rui disse...

Neidi
Podem ser bonitinhas e coisa e tal, mss com certeza não estão ai participando de um congresso, reencontro de formandos de 1990 ou se reuniram para observar a paisagem. Elas, como todas as cigarras só estão interessadas na seiva do teu Ora-pro-nobis para se carregarem de energia. Que sera gasta na primavera em festins romanos de cantorias e orgias que culminará com a morte de todas, após concluirem a determinação genética de colocarem ovos para a nova geração de depravadas.
Rui

Anônimo disse...

É uma cigarrinha, ou seja, pertence a ordem Hemiptera e essa é da família Aetalionidae. Elas possuem hábito gregário o que facilita o controle fisico (manual) e estão sugando sua planta!

Giuliano

Luiz Paulo Portugal disse...

Cigarrinhas. Aqui em casa (Alto de Pinheiros) eram comuns nos ramos novos do abacateiro. Se estão em poucos ramos, tire com as mãos. Normalmente elas se agregam sobre as massas dos proprios ovos (que são algo resistentes a pulverização). Hmmm..essa é a primeira vez que eu ouço sobre essas cigarrinhas em uma cacatácea (Pereskia, ora-pro-nobis). Aqui quando havia, a praga era cochonilha.

Greyner Santos disse...

Nome popular: cigarrinha. Existem várias espécies. Se alimentam da seiva. O melhor controle, no seu caso é a catá-las. Uma prevenção é ensaboar sua planta suavemente com água e sabão de côco. Elas podem matar, senão de esgotamento da seiva, certamente por contaminação, por causa do aparelho bucal.

Neide Rigo disse...

Obrigada, amigos, pela confirmação. Como desconfiava, são cigarrinhas.

Pois, então, que fiquem. Ora-pro-nobis, assim, joelhadinhas, sugando o néctar, que à Pereskia não fará falta, para chichiar no cio antes do fim e do recomeço. Ora-pro-nobis, que por aqui nunca teve pulgões ou cochonilhas, dá agora de comer a quem tem fome.

Obrigada, Giuliano, Luiz Paulo e Greyner pelas informações técnicas. Ficarei atenta.

Um abraço,
N