quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Oveira, uma ova. Iguaria.


A franguinha é ligeira, saudável, mas não tem vocação para os ovos. Quando os botam, são pequenos, chinfrinzinhos. E, quando chocam, vêm uns pintinhos esmarridos, que viram frangos esgrovinhados a malhar e a comer como os outros, sem, no entanto, muito êxito no ganho de carne. Não tem jeito, é peso morto uma galinha assim, diz minha mãe. Vai pra panela. Ou seja, na roça, dá-se uma ajuda, em causa própria, à lei natural de Darwin – sobrevivam os melhores ou os que me fornecem o que quero. Quirera à toa não se gasta. Só por isto a pequena galinha virou galinhada, afinal não é comum sacrificar boas poedeiras. Aos temperos costumam ir os frangos.

O bom é que dentro de uma galinha minguta sempre há um oveiro (ou oveira) cheio de ovinhos que vão amadurecendo aos poucos a partir da gema. Pela raridade e sabor único destes ovos primordiais é que são considerados uma iguaria. Não se encontram para vender (pelo menos por aqui, não que eu saiba) nem rendem para toda a família (eu sempre chego primeiro). Dá para fazer muitos pratos com eles, mas no sítio cozinhamos no próprio molho da galinha, colocados no final no cozimento, junto com o fígado. É para comer de joelhos.



9 comentários:

Anônimo disse...

Neide,eu amo estes ovinhos, só como na casa da mãe,de galinha caipira criada no terreiro e disputo cada um com meu irmão mais velho..(risos)..beijo!

Agdah disse...

Mues tios costumavam brigar por eles.

Vitor Hugo disse...

Desde sempre eu tenho um caso mal resolvido com ovos. Quer dizer, ovos pequenos "sem casca" (caviar e cia, os de insetos e tudo quanto é bolinha pequena que pareça ovos sem casca).

Ao ver esses da fotos produziram o mesmo sentimento quando vejo ovos de insetos.... ewww, não tem como explicar, só não gosto (sendo bem simplista), hahahah.

Anônimo disse...

Quando criança, todos nós gostávamos.Como na época matava-se galinha no terreiro da casa das duas avós, eu mesma nunca vi o aspecto, só na travessa na mesa. Delícia!

Anônimo disse...

Nunca tinha comido e tambem nao conhecia, hoje fui comer a galinhado do Dema,(BOM RETIRO) SP,comi essa iguaria(oveira)com moela e figado da galinha, no molho...gente ...recomendo...delicioso!!!!
V.B.

Carol Josefovicz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
тєяєzα ѕσυzαα' disse...

Amo tbm, mas no meu caso como todos crus. Só lavo e como e são uma delícia

Unknown disse...

Faço farofa com a oveira e a tripa que envolve o ovo em formação . Farinha de milho torrada cebola alho e pimentão. Azeite e ou manteiga. Maravilha.

Dra. Graças Marins-Nutricionista disse...

Amo os ovinhos e a oveira da galinha, ainda mais se faz parte do prato que também amo: frango ao molho pardo.