quinta-feira, 25 de junho de 2009

Pão de farinha de mandioca com amendoim cru

Ok, logo logo parto para outra, talvez Fartura neste final de semana, mas enquanto isto, para não envelhecer, sigo falando das coisas do Sul e das delícias que elas inspiram. Aquela farinha fininha e polvilhada de Santa Catarina continua rendendo. Inventei, neste pão, de substituir parte da farinha de trigo pela de mandioca, além de acrescentar um pouco de amendoim cru, repetindo a combinação que tantas vezes vi nos pratos de merenda lá em Florianópolis. O amendoim tem bastante óleo, de modo que não precisei adicionar qualquer gordura. E ainda adiciona fibra que ajuda a aerar o miolo evitando, assim, que ficasse meio grudento por causa da fécula da farinha de mandioca. Talvez nem ficasse, mas dependendo da quantidade o miolo pode ficar meio pesado. Não foi o que aconteceu neste aí, afinal o miolo ficou sequinho e macio e o sabor, meio amendoado, suave - o amendoim cru dá esta característica, muito diferente do grão tostado, mais marcante.

Já dei outro pão de amendoim aqui.


Pão de farinha de mandioca com amendoim

1 colher (sopa) de fermento biológico seco
3 xícaras de água morna (720 ml)
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de sal
2 xícaras de farinha de mandioca bem fininha e polvilhada (de Santa Catarina)
800 g de farinha de trigo especial (ou mais, se necessário)
1 xícara de amendoim cru, com casca, triturado no liquidificador
1 ovo
Numa tigela, dissolva o fermento na água morna. Junte o açúcar, o sal e a farinha de mandioca. Misture bem. Junte metade da farinha de trigo e mexa bem. Coloque o amendoim, o ovo e o restante da farinha, aos poucos, mexendo e amassando (no começo com uma colher de pau; depois, com as mãos). Sove bem até a massa ficar lisa que se solte das mãos (se for preciso, junte mais farinha de trigo). Cubra a massa com plástico e deixe num lugar abafado e quentinho até dobrar de volume. Divida a massa em três porções, abra com rolo sobre superfície enfarinhada e enrole como rocambole, moldando os pães. Coloque em assadeira grande untada e polvilhada, deixando espaço entre eles. Cubra com pano e espere crescer novamente por cerca de meia hora (ou mais se fizer frio). Leve ao forno quente pré-aquecido e asse por 10 minutos. Abaixe o fogo e deixe assar mais 50 minutos em fogo baixo ou até ficar dourado.
Rende: 3 pães

7 comentários:

Verena disse...

Neide, pães são uma paixão e estou sempre a busca de novas texturas e sabores para enriquecer o pão nosso de cada dia. Também uso a panificadora para sovar a massa e asso no forno, prefiro a crocância da casca e posso dar o formato que quiser.
Essa receita me parece muito interessante, ainda mais porque o amendoim deve dar um sabor bem gostoso e a gordura necessária! Vou testar!
Mais uma delícia que aprendo contigo!
Beijos!

Gina disse...

Está anotado, porque achei diferente e interessante.
Bjs.

erw disse...

A receita leva MUITA farinha... Como moro sozinho vou dividir todos os ingredientes por três. Será que vai rolar? :P

Neide Rigo disse...

erw, pode diminuir, sim, mas como o gasto de tempo e energia é o mesmo, e os ingredientes não são caros, pense na possibilidade de fazer e dar de presente aos amigos ou vizinhos. Ou ainda pode congelar. Um abraço, n

Unknown disse...

Eu procuro um pão de farinha de mandioca sem açúcar,sem trigo e sem amendoim. Será que dá certo ?

Unknown disse...

É que eu tô seguindo a dieta do Doctor Rei que não usa sementes.

Unknown disse...

Você pode fazer a receita inteira mesmo morando sozinho é só fatiar o pão ensacar e congelar, é como eu faço dura semanas, retiro as fatias do freezer que vou consumir, aguardo descongelar é muito rápido, gosto de passar manteiga e levar a frigideira