quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Broinhas de caldo de cana com fubá de canjica. Ou quinta sem trigo 40


Ontem passei o dia em Piracaia e, como tem sido o costume, paramos na volta no Empório Apiário, do Alexandre e da Rosângela, na entrada da cidade, junto à Casa do Artesão.  Desta vez só comprei um queijo de Joanópolis e caldo de cana local para tomar em casa. 


Antes de beber, fiquei pensando que aquele suco rico em sacarose poderia entrar direito numa receita sem precisar ser reduzido até virar açúcar. Se tenho uma receita que pede algum líquido e também açúcar, posso resumir as duas coisas numa só garapa. 


Resolvi então fazer umas broinhas. Fiz uma massa como se fosse uma de bolo, só que mais firme. E excluí o açúcar. Nada demais. Usei fubá de canjica que dá mais estrutura e é mais modelável  (procure fubá de canjica na caixa de busca aí do lado - há outras receitas com ele, explicações sobre o que é e contato para compra. Ou veja pelo menos este post). Para dar certo com o fubá comum, imagino que deva escaldá-lo com o suco de cana e talvez tenha que reconsiderar as quantidades. Mas deixo este teste pra você enquanto ainda tenho muito fubá de canjica - sempre que alguém vem de Minas, me traz um pouco. 


As broinhas ficaram com cara de um bolo mais firme modelado em porções individuais, sem precisar sujar forminhas, ótimas para levar de lanche. Ficaram macias, aeradas e com sabor doce, mas não muito. Um pouco de sal deixou o sabor bem equilibrado e ressaltou a doçura. E o sabor de caldo de cana pode ser sentido como  um leve toque de rapadura.  Com café ... Nhac! 




Broinhas de caldo de cana com fubá de canjica


2 xícaras de fubá de canjica (210 g)
50 g de manteiga  
1 e 3/4 de xícara de caldo de cana (garapa) puro (420 ml)
1/2 colher (chá) de sal 
1 colher (sopa) de fermento químico em pó 
3 ovos 
1 colher (sopa) de erva-doce


Bata todos os ingredientes na batedeira até formar  uma massa cremosa. Se quiser, bata tudo na mão - neste caso é bom misturar à parte, se possível no liquidificador,  os ovos, a garapa e a manteiga e despejar sobre o fubá peneirado com o fermento e o sal. Junte a erva doce e misture.  Retire porções de massa usando duas colheres de chá e coloque sobre uma xícara de café de fundo arredondado umedecida com água e forrada de fubá. Rode a xícara para que a massa seja modelada em bolinha - como pode ver na foto. Coloque em forma untada de manteiga e polvilhada com fubá.  Se quiser, coloque as porções direto na forma, sem modelar em bolinhas. Ou ainda use um modelador de biscoitos, que também fica bom. Leve para assar em forno bem quente e deixe por cerca de 30 minutos ou até as broinhas ficarem firme e coradas. 


Rende: cerca de 50 broinhas (se as porções forem tiradas com colher de chá) 


Com café... nhac!

3 comentários:

hayrton disse...

Cara Neide:
Faça também um doce de abóbora com caldo de cana. Dois litros, ferva bem no tacho e mexa de vez em quando. Ao notar, que está virando uma calda grossa e cheirosa, despeje a abóbora em pedaços. Deixe cozinhar e dê o ponto: em pedaços, em pasta. Se quiser, acrescente coco ralado. É bom demais. Abraços.

Neide Rigo disse...

Hayrton, obrigada pela receita. Vou fazer. O de mamão verde também fica muito bom, já dei a receita aqui.
Um abraço, N

Anônimo disse...

Fiz a outra broinha no final de semana, que cheirinho bom de erva doce!coloquei um ovo a menos,vi que a massa estava bem mole.Na próxima vou diminuir o leite tb, para conseguir moldar melhor.Deve ser a qualidade do fubá do carrefour...
E esses doces cozidos no caldo de cana? hummmm vou dar um jeito de fazer

beijo
Neusa