quarta-feira, 4 de maio de 2011

Batata-doce com creme

Olá, Neide! Como você está sempre a fazer coisas simples e gostosas, tem uma que minha esposa faz, que talvez você já conheça, que eu acho muito gostosa. Ela aprendeu com a avó dela. É feita com batata doce.
Nós utilizamos uma variedade de batata doce de casca vermelha, que é amareladinha por dentro e é bem sequinha e bem doce. Uma delícia. Ela cozinha a batata doce na água, depois descasca, corta e fatias, coloca numa assadeira, coloca nata por cima, polvilha açúcar e coloca no forno para assar. Para mim fica uma delícia, tanto para acompanhar pratos salgados, como para comer como sobremesa, especialmente se a batata é de boa qualidade!  Anestor


A dica foi dada pelo leitor Anestor que tem uma das mais belas coleções de frutas de que já tive notícias (veja o album dele: https://picasaweb.google.com/anestor.mezzomo). E em Porto Alegre, onde se pode comprar batatas já cozidas ou assadas além de ótimos cremes e natas, já pude colocar em prática. Descasquei as batatas cozidas, cortei em rodelas e cobri, à olho, com creme de leite fresco. Polvilhei com açúcar cristal orgânica que Mariângela deixa perfumando com favas de baunilha e levei ao forno bem quente por uns 10  minutos. Foi nossa sobremesa de aleluia! 


Aproveitei também o passeio de Porto Alegre para comprar batatas doces coloridas e resolvi inovar cortando-as em cubinhos em vez de fatias e usando gengibre ralado e cascas de limão sobre a nata, que também veio de lá (Elegê).
E desta vez medi minimamente, embora é o tipo de receita que pode ser feita ao gosto do freguês. Nesta, usei 400 g de batatas cozidas de três cores, 60 g de nata e 2 colheres (sopa) de açúcar cristal para polvilhar. E raspas de meio limão rosa e uma fatia de gengibre ralado. No forno bem quente, só para dourar (quanto mais açúcar, mais dourado, claro) Tri-bom! 

Aqui, em rodelas, com nata, gengibre e açúcar mascavo. A partir de agora, minha sobremesa preferida. Agradecimentos ao Anestor e Nhac! 

Já falei de batatas doces aqui: 
Batata-doce roxa - pão, docinhos
Batata-doce amarela - farinha,  da Embrapa, pão

10 comentários:

Gabi disse...

Minha boca acabou de ser inundada!

e já é hora do almoço... a barriga se movimentou e até está ardendo... Ai credo! :P

Vou almoçar!

Sil disse...

Eu amo batata doce!!! Mas desse jeito é apelar! Vou ter que fazer, só vou precisar improvisar, não faço idéia de onde acho nata aqui em Campinas. Beijos...

Edna H B Born disse...

Parece ser uma delícia! Deu água na boca tb rsrsrsrs.. Ah que saudades da batata doce roxa, minha mãe fazia docinhos com ela(bolinhas com um cravo e açúcar cristal por fora). Aqui em SC nunca vi para vender... bjos

Anônimo disse...

Como posso substituir a nata nao tenho nata por aqui , o que e aquelas fotos do sito do Sr que vc falou entrei dei uma olhada e fiquei surpresa com tanta variedade de frutas. Beijos Denise

aguiar disse...

Hummmmmmmmm que delícia!
A batata faz a alegria de todos e nessa sobremesa então?
Simples, fácil e saboroso.
Òtima receita!
Bjs

Mariângela disse...

nossa Neide,as outras versões ficaram muito chiques.Esta sobremesa é algo de absolutamente simples e deliciosíssima.Beijão querida!

Ana Canuto disse...

Oi Professora Neide!

Coincidentemente aprendi a fazer e a gostar de batata doce assim, quando morei no RS.Aliás, aqui no Paraná e Rio Grande do Sul é onde facilmente encontramos a nata pasteurizada. Inclusive na capital ainda costumo achar fresca, direto do produtor em alguns locais e uso pra bater manteiga. Essa batata pra acompanhar pernil ou lombo suíno assados é infinitamente deliciosa também.

Meire disse...

Meu falecido sogro japonês fazia uma batata doce assada, da qual retirava o miolo e amassava obtendo um purê. A esse purê mistura-se leite condensado e creme de leite em partes iguais. Volta-se o purê para as cascas, pincela-se gema de ovo e forno.
Delícia como sobremesa ou acompanhamento de carne de porco ou frango!!!

Neide Rigo disse...

Sil, use creme de leite fresco.

Edna, eu já arrisquei os docinhos, mas o meu não tinha cravo. Veja o link no post.

Denise, pode substituir por creme de leite fresco. Quanto ao sítio do Anestor, é um encanto, não é?

Mari, fiquei feliz de testar a receita aí com vocês!

Ana, com pernil deve ficar bom mesmo.

Meire, outro dia mesmo vi esta receita num vídeo do you tube. Já está na listinha.

Um abraço, N

Judy disse...

Obrigada Neide e Sr. Anestor!
Adoramos a receita, acrescentei um bocadinho de gengibre raladinho no creme de leite, ficou maravilhoso!


Abraço,