

Lá em Fartura temos (ou tínhamos,o sítio acabou de ser vendido) um pé que já deu um fruto. Veja aqui. Mas deu numa hora em que eu não estava lá e meu pai congelou. Então as dois frutos que eu havia provado até hoje, este de Fartura e outro amazônico, numa aula do Conde Aquino e da Dona Brasi, no Paladar Brasil, eram congelados. Os que ganhei hoje estavam fresquíssimos, colhidos ontem.
A fruta, Eugenia stipitata, é parenta do araçá, da goiaba e da uvaia, nativa da Amazônia peruana, é cultivada em pomares domésticos no estado do Amazonas, especialmente ao redor do rio Solimões - a árvore tem porte baixo, ideal para se ter em quintais. Mas se adapta facilmente em outras regiões, basta ver estes de Limeira. O perfume primário é de um pomar inteiro de goiabas maduras. A pele velutina é de uvaia e o sabor é uma rica combinação das duas frutas, com pouco açúcar e muita acidez e suculência. Pensei num suco refrescante, mas logo se percebe que as possibilidades culinárias são infinitas, nos doces e salgados. Geleias, sorvetes, cremes, recheios, bolos, marinadas para carne, molhos para peixes e uma centena de etecéteras.
Fiz esta gelatina de agar só pra aproveitar o suco rapidamente - um só fruto rendeu meio litro. A acidez de um fruto o torna muito mais versátil numa cozinha. E se é pouco doce e tem sabor e perfume marcantes, então, dá para viajar.



Para a gelatina de araçá-boi: bati um araçá sem caroços e bem lavado no liquidificador com 1 xícara de água. Se quiser um suco mais forte, use dois frutos. Coei e reservei. Numa panela, coloquei 3 colheres (chá) de agar-agar em pó (kanten) com 1 xícara de água e 4 colheres (sopa) de açúcar. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até o açúcar e o kantem se dissolverem. Junte o suco aos poucos, mexendo bem e tire do fogo antes que volte a ferver. Agora é só colocar em forminhas e deixar esfriar fora ou dentro da geladeira. Pode fazer em formas engraçadinhas e ainda servir com creme de leite batido e batizado com raspinhas de limão. E nhac!
Quem quiser ter um pezinho de araçá no quintal ou na praça da vizinhança, saiba que ele logo frutifica - cerca de dois anos, chama muitos pássaros e rende estes frutos suculentos e ricos em vitamina C. O Edilson, da Cipreste, entrega para todo o Brasil por Sedex. Pode confiar, que a planta chega inteirinha (veja este pé de limão kafir que ele me presenteou também).
Edilson Giacon
Fone (19) 3451-5824 / 9144-7580
Ciprest - Mudas de Plantas - Limeira- SP
www.ciprest.com.br/produtos.htm
www.picasaweb.google.com.br/Edilson.Giacon
8 comentários:
OI Neide! Te acompanho a bastante tempo e adoro estes ingrediente que você nos apresenta. O Ora-pro-nobis conheci aqui, e consegui uma muda que plantei na hortinha lá de casa!
Recentemente conheci o teu blog, Neide; já sou fã. Farei uma leitura vertical para melhor apeciar a disposição de escrever e compartilhar informações tão preciosas.
Mesmo sem ler inteiramente os textos da página vale a recomendação, portanto, os meus leitores já visualizam o seu COME-SE.
Receba o meu abraço e a certeza da leitura regular.
Oi Neide,
sigo voce pelo blog.Adoro.Como sempre apreciei e ainda, o seu trabalho na CARAS, fico sempre em dia com as novidades.Um ab.
Clara.
Neide, olá. Conversei com o Douglas Bello semana passada e ele disse que esse ano deve começar a dar araçá-boi na fazenda. Vamos esperar!
Estou muito triste e verdade que vendeu o sitio tao belo e que tem sua cara em FARTURA .... TO DESOLADA PENSEI UM DIA EM CONHECE-LO MAS NEM TUDO QUE A GENTE QUER E POSSIVEL NE.... bEIJOS DENISE
Neide, leio seu Blog desde que a testeira era um paneleiro,coisa mais linda. Você é incrível, fala das coisas que eu gosto, do jeito que eu gostaria de saber falar; grita pelas coisas válidas como todos deveriam gritar. Tive que ler inúmeras vezes, para me convencer: "o sítio acabou de ser vendido" (copiei e colei, não tive coragem de digitar).
Uma vez tentei me comunicar com você e acho que não acertei, hoje pedi ajuda dos filhos. Meu coração está com você e algumas fotos do sítio estão comigo. Abraços e saúde prá Dona Olga e seu Antônio. Elsa
Bom dia, Neide! é impressionante como a vida é repleta de encruzilhadas em que temos que decidir qual o melhor caminho a seguir, sendo que muitas delas nos fazem revirar a estabilidade conquistada. Tenho certeza que a escollha de seus pais está apoiada no alirce familiar e que seja o melhor para todos. Felicidade a todos, é meu desejo!
Izabel.
Só você mesmo. Temos essa fruta no sítio. O suco é ótimo. Vivia dizendo que iria mandar para você decifrá-la. Não precisou.
Bjs
Postar um comentário