segunda-feira, 18 de maio de 2009

Nossas frutas vermelhas: maracujá de casca roxa





Ultimamente tenho saído à cata de frutas desconhecidas de muitos paulistanos para a palestra que vou dar no evento Paladar - Cozinha do Brasil. Nada de kino ou kiwano, pitaia, rambotão e que tais colombianos. Também nada contra, afinal, canistel é uma delícia, jujube também. Mas quero mostrar frutas nativas nossas. Agora é uma época ruim para frutas. Já não há mais cambuci, uvaia e tantas outras que queria mostrar ao vivo e em cores. Mas estou congelando as que vou encontrando, para o caso de não ter exemplares frescos no dia 05 de junho. Já tenho jatobá, jenipapo, butiá, araçá vermelho, sapoti, achachairu, abiu e outras tantas. Mas vou mostrar também cacau, cupuaçu, cruá, que não congelei por causa do tamanho, mas hei de tê-los frescos. Talvez mostre uma ou outra exótica, mas bem adaptada embora renegada.
No sábado estive no mercadão e ontem, no Ceagesp, onde comprei estes maracujazinhos roxos. Lindos por dentro e por fora. Perfumadíssimos. O sabor é muito parecido com o mais comum e comercial que conhecemos, mas a diferença está nesta casca tingida de antocianina.

A palavra "maracujá" vem de "mara-cuiá", que significa "alimento que já vem dentro da cuia" (como se vários outros também não viessem!). O fruto possui casca dura, geralmente de cor amarela, roxa ou avermelhada. Tem aquelas sementes negras e numerosas, revestidas por arilo (parte comestível) polposo, suculento, perfumado, de sabor ácido e agradavelmente pronunciado. Há deles mais doces ou mais azedos. Afinal, só no Brasil são conhecidas mais de 150 variedades de maracujás nativos, sendo que, tanto para o consumo fresco para fazer sucos como para a indústria, o mais comum e comercial é o maracujá-azedo ou maracujá amarelo (Passiflora edulis ). Ou seja, de tantos, conhecemos UM. Sua maior produção se dá no Nordeste , onde o clima é mais favorável. Algumas variedades de casca roxa como este podem ser encontrados mais frequentemente nas regiões Sul e Sudeste do país.

Embora o maracujá seja tido muitas vezes como calmante, sabe-se que o alcalóide de ação sedativa praticamente não está presente no fruto, mas somente nas folhas e raízes. De qualquer forma, que ele acalma, acalma. Seja porque é bom, seja porque é resfrescante, seja porque é muito nutritivo.
Bem, cheguei em casa, congelei alguns e parti outros. Comi uma colherada da polpa, julguei boa para suco e tudo o mais que se pode fazer com ele. Mas não pude jogar fora a casca. Afinal, o pigmento estava todo lá. Lembrei de uma geleia deliciosa que minha amiga Silvinha faz com as cascas grossas do maracujá comum misturadas depois com as sementinhas. E também das pétalas de casca em compota que comi no Tordesilhas na semana passada durante nossa reunião para a aula de amargos. O doce tinha um amarguinho de fundo muito bom, com todo o aroma e gosto peculiar do maracujá. Então, foi só cozinhar as cascas e fazer uma geleia como a da Silvinha, já que para pétalas a espessura era fina demais.


Geléia de maracujá roxo


8 maracujás roxos
Água
Açúcar

Lave bem os maracujás, parta ao meio e tire a polpa. Reserve. Coloque as cascas numa panela, cubra com água e leve ao fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até ficarem macias. Escorra e, com uma colherinha separe a polpa macia da película externa, mais dura. Bata esta polpa com mixer até que fique bem cremosa. Reserve uma colher (sopa) das sementes e bata o restante com um pouco de água, sem deixar quebrar as sementes. Coe, descarte as sementes retidas e junte o suco à polpa das cascas. Meça o volume desta mistura e acrescente metade deste volume em açúcar. Misture tudo numa panela e leve ao fogo. Quando começar a espessar como um doce cremoso, junte as sementes reservadas, deixe ferver e tire do fogo. Guarde na geladeira em vidro limpo e aferventado e use como usaria qualquer outra geleia.

34 comentários:

linda disse...

Oi Neide, sou uma visitante assidua do seu blog, apesar de nunca ter comentado.Lembro da epoca em que vc falou sobre araruta, eu estava morando em Minas e la encontrava-se para comprar, apesar de vir do parana.Sou nomade tb, moro em diferentes lugares, agora estou em Mato Grosso do sul e encantada com as frutas do cerrado e se vc quiser mando com o maior prazer alguns exemplares para vc.Aqui tem um mercado municipal,onde tem algumas indias vendendo mtas coisas que eu nem conhecia, mto legal. Entao se quiser, estou por aqui,bjs

Gina disse...

Neide, estamos em sintonia.
Tenho encontrado muitas frutas exóticas, nacionais ou não. A partir de amanhã estarei falando sobre elas, a começar pelo cupuaçu.
Tenho fotos lindas do araçá vermelho, que aqui dá nas calçadas. Na minha infância, só conhecia o amarelo. Só congelando mesmo, porque é muito perecível.
Meu 2° post do blog foi sobre geleia de maracujá e falei do significado também. Usei o mesmo processo que você. Ficou linda dessa cor. Quando achar por aqui, vou fazer.
Veja o post:
http://nacozinhabrasil-gina.blogspot.com/2008/09/gelia-de-maracuj-290808.html

Bjs.

Neide Rigo disse...

Oi, Linda, que bom saber sobre as frutas do cerrado. Eu vou querer sua ajuda, sim. É só comprar, me dizer quando gastou com as frutas e o correio e eu lhe reembolso. Minha aula é dia 05. Vamos combinar. Qual o seu email? Ou escreva no meu: neide.rigo@gmail.com. Obrigada.

Gina, fui lá ver. De fato, o processo é quase o mesmo. Parecida com a da minha amiga. Só que a sua ficou mais consistente pelo que vi. Muito bonita.
Um abraço,

N

Baú da Conceição disse...

Neide, aqui em portugal, só encontramos este maracuja roxo, alias só á pouco tempo fui apresentada ao amarelo, que é muito maior.
Adoro ler suas materias.
Beijinhos

Elena sem H disse...

Neide, você que conhece tudo e descobre ainda mais é a pessoa perfeita para minha pergunta. Li que o trevo é comestível. Provei um que nasceu num vaso aqui e achei meio azedo, com gosto de, sei lá, algo que começou a fermentar... É assim mesmo ou eu que provei justo o trevo errado? A curiosidade foi grande, mas a vontade de cuspir a "iguaria", maior...

Neide Rigo disse...

Oi, Elena, os trevos são comestíveis, sim, mas sempre com moderação, pois, como a azedinha, são muito ricos em ácido oxálico. Mas também é rico em outros nutrientes como ácido ascórbido - vitamina C. Umas folhinhas cruas na salada, ok. Se as folhinhas forem aferventadas e a água desprezada, podem ser comidas em quantidade maior. Um beijo, n

Neide Rigo disse...

Oi, Klotz,
acho que estamos um pouco longe, mas eu adoraria comer uma feijoada hoje, que chuvisca e faz friozinho. Dia perfeito.
Um abraço, N

Claudia disse...

Puxa Neide,

Que legal esta receita com a casca do maracujá roxo. Eu compro sempre mas acho ele muito suave e doce. Eu gosto do maracujá azedão e cor bem escura. O amarelinho claro do maracujá roxo não me encanta...

Vou experimentar já pois tenho 11 maracujás murchando na minha fruteira...

Obrigada,

C.

Gratão disse...

Neide, será que é possível você me enviar algumas sementes do maracujá roxo? Em retirbuição posso lhe mandar algumas sementes de Moringa Stenoptala que recebi recentemente de um amigo que mora na Flórida.

Grato

Ciloé Gratão

Edilia disse...

Esta geleia esta linda a cor dela,nunca fiz,mas se achar para comprar eu vou fazer para experimentar.
Edilia

Claudia disse...

Neide,

fiz a geléia e publiquei hoje no blog. Ficou uma delícia.

Obrigada pela dica,

C.

Emilia disse...

Butiá tinha na casa de uma amiga de infância. delícia!!! tem umas palmeiras no CPUSP que sempre me pergunto se não são de butiá porque a fruta é parecida. outro dia quase quis testar... adoro o blog, venho de vez em quando, sempre delicioso!

Neide Rigo disse...

Oi, Emilia,
será que as palmeiras do cepê são as mesmas que adornam a entrada da usp, em frente à Faculdade de Educação? Se sim, acho que não são. Mas quando tiver frutos, me avise e a gente confere. Se sim, será uma grata surpresa.
Obrigada!!
Um beijo, N

Ixchel disse...

Hola...aunque no hablo tu idioma me gusto mucho tu blog... te quiero contar que en Guatemala tenemos una planta culinaria que se llama Loroco...su fragancia es riquísima. Probablemente ya la conoces... pero es riquísima

Neide Rigo disse...

Hola Ixchel!
Não conhecia loroco (Fernaldia pandurata). Obrigada pela informação, pois já pesquisei um pouco no google e agora estou curiosa para conhecer a delícia pessoalmente.
Um abraço,
Neide

blog da mercedes disse...

ola Neide sou gaúcha da capital esta eu procurando saber se os maracujas que naserão aqui em casa erão comestiveis poi nunac avia visto plantei como se focem o amarelo mas que surpresa os danados erão rochos nunca tinha visto e sou do interior ainda não provei e se fosse venenoso mas abri um e a polpa é laranja bem escura e tem um perfume vou compartilhar com outras pessoas se eu cocseguir te mando foto pra ver a cor da poupa se queser ne mada email com endereço abraços

Neide Rigo disse...

Que bom, Mercedes! Acho que o engano é sinal de sorte. Depois me mande fotos, sim. Um abraço, N

blog da mercedes disse...

adorei saber que o naceu aqui em cas a é esse maracuja só que o meu tem tem a poupa cor de cenoura e muito perfume não sei como nasceu poi plantei amarelo e nasceu rochocomo não conhecia só parti mas tive medo de comer agora vou comer e fazer ageleiamoro em porto alegre mas sou do interior enunca tinha visto obrigada e abraço de uma gaúcha meu email mercedereis58@yayoo.com.br

Pancho Paniagua disse...

Oi você achou loroco no Brasil?

Unknown disse...

Bom dia Neide, adorei seu blog e estou encantada com este maracujá! Minha mãe fala muito dela, ela comia muito quando era criança e nunca mais encontrou! Como estou longe de São Paulo, não tenho nem a chance de conseguir comprar como vc fez! Será que você poderia me enviar algumas sementes dele?! Assim, poderia plantar aqui em casa, experimentar e fazer com que ela desfrute novamente destes sabores de infância!
Obrigada e um beijo!
Melanie

Sachi disse...

Olá Neide, vc sabe se as folhas de maracujá são comestíveis? (para incluir no suco verde, por exemplo)

Suzana disse...

Adorei essa receita e ser apresentada a esse maracujá de casca roxa. Como aqui em Curitiba eu não o encontro, será que posso fazer a mesma geleia com o maracujá do mato? Agora está na época e encontro em alguns parques e muros da cidade. Até plantei alguns pro próximo ano. Abço

Unknown disse...

Fiz esta geleia, mas não ficou roxinha, e sim laranjada :(

Suzana disse...

Neide, finalmente achei um tipo de maracujá roxo, o azedo, que é vendido em alguns supermercados junto com o maracujá azedo comum. Comprei os últimos dois (são poucos no meio dos frutos amarelos)e fiquei apaixonada, porque a entrecasca é bem avermelhada! Tomei suco do primeiro, e vou fazer geleia com as entrecascas que sobraram e com o segundo fruto. Pesquisando no Google, descobri que é da variedade Passiflora Panamá Red. O fruto é grande e bem parecido com o maracujá azedo amarelo, diferindo só na cor. Aqui em Curitiba também acho um maracujá do mato, em vários parques, com fruto bem pequeno, redondo e amarelo. Melhor pra sucos, é bem suave, dá até pra chupar sem adoçar. Em alguns parques, os frequentadores catam alguns frutos e chupam na hora, durante a caminhada. Também já tenho mudas do maracujá azedo, do maracujá doce (esses obtidos por estaquia) e deste maracujazinho que conheço desde a infância. Vou plantar sementes deste maracujá também e ter uma pequena coleção de maracujás. Espero um dia encontrar também o maracujá de casca roxa, que eu achei lindo (e que tem cor mais escura que o vermelho).

Ligia disse...

Oie Neide, acabei de fazer essa sua receita e ficou incrivel! Eu nao gosto mto de sabor amargo, mas até q curti esse doce. Ontem tinha usado a polpa do maracujá para uma mousse e fiquei incomodada com jogar no lixo as cascas, assim acabei chegando aqui no seu blog.
Obrigada pela receita! Queria mandar uma foto pra vc ver como ficou, mas acho q aqui nao dá. Mas enfim, ficou de mais! Ah, eu moro aqui na Irlanda, e quase nunca tem maracujá, quando tem é esse roxo. :)

Unknown disse...

Por favor quero saber onde encontro este maracuja roxo pequeno para comprar? Obrigado .gmail -dericosantos000110452gmail.co

Rosangela Ro disse...

Bom dia 12 01 2020. Tenho um sítio e apareceu estes maracujás. Está dando muitos frutos no momento. No dia 11 a tarde comi varios pois são pequenos. A noite não consegui conciliar o sono mesmo me sentindo exausta.Dia 12 o dia todo c fraqueza e sem apetite. Só melhorei hoje acordei nota dez.
.

Iramirim disse...

Bom dia Rosângela, tudo bem? Que bom qu está nota 10 agora! Você acha mesmo que foi do maracujá?
Eu estou procurando há anos conseguir alguns deles para tirar as sementes e plantar, será que você me venderia as sementes? Ele é doce?
Obrigada.

Unknown disse...

eu ganhei uma muda desse maracujá ele é muito bom u. fruto da pra fazer bastante suco

Iramirim disse...

Ola! Alguma chance de você conseguir sementes pra mim? Obrigada!

ana disse...

Bom dia eu tinha plantado o maracujá amarelo e quando fui ver ele é esse dai eu nunca tinha visto meu marido também achou esquisito por isso que eu entrei aqui para ver

Iramirim disse...

Oi Ana, boa tarde! Será que você teria como me vender algumas sementes? Estou procurando faz tempo!!! Se possível, me responda aqui e te envio meu email para combinarmos! Obrigada!

Unknown disse...

Boa tarde. Adorei a redação. Um texto de construção simples e bem articulado, de leitura fácil e envolvente. E ainda com as informações postas de forma a permitir o fácil entendimento.

Unknown disse...

Boa Tarde,estou pesquisando também várias especies de maracujás,aqui na minha região sul do Paraná produz muito bem,tenho mudas de vários tipos!