terça-feira, 19 de maio de 2009

Dendê não gosta de wasabi


Meu amigo Pedro Henrique atravessa o oceano semana sim, outra também. Às vezes a trabalho, porque tem uma agência de Turismo, a Blue Travel (entre outras tarefas, às vezes vai a Paris ou Nova Iorque só pra buscar músicos para os concertos do Cultura Artística). Mas muitas vezes vai por pura diversão ou só pra ver uma ópera. É viajandão, enfim. Quando volta, não se contenta em me trazer uma lembrancinha, um salsinho diferente. Não; me traz logo uma sacola com mimos de comer ou utensílios de cozinha.
Mal dei conta das delícias que me trouxe de Bruxelas, e ele já me mandou uma sacola cheia de grãos e frutas secas do Whole Foods. Mas estes amendoinzinhos com wasabi ele me trouxe já nem me lembro de onde - Bruxelas? Só sei que não foi do Japão. Ele comeu um pouco, estranhou, comeu mais, se acostumou. Comeu mais um pouquinho e ficou viciado. Aí me ligou no meio da infração dizendo que tinha aberto meu presente, que não ia me dar mais, que estava viciado, que estava no primeiro saquinho, mas certamente atacaria também o segundo. Respondi que nada disto, ninguém mandou contar e instigar minha curiosidade, que trouxesse já meu presentinho. Não sei como, mas ele conseguiu resistir ao segundo e me trouxe a embalagem intacta. Abrimos uma cerveja e começamos. Ele já foi avisando que no meio havia alguns muito mais fortes que outros, que já não eram fracos. Não acreditei até me deparar com uma coisa de cuspir labareda de tão forte. Do tipo é ruim, mas é bom, eu quero mais. Aquele cheiro enxofrento só espantou a Dendê que surrupiou rapidamente um que caiu no chão e ficou brigando com o amendoim até cansar. Lambeu, cheirou, mas não teve jeito de comer. Já eu... como o Pedro Henrique, viciei e corri na Liberdade para ver se achava algo parecido. Encontrei ervilhas com wasabi, também bem gostosas. Mas com amendoim casou melhor. Não resisti e filmei a Dendê - meu primeiro vídeo no you tube!

7 comentários:

Mariângela disse...

Neide,eu e a Laura rimos muito,como ela cresceu,e parece que apronta todas e mais algumas,está fofa esta Dendê.Beijos!

jp diniz disse...

eu só conheço as ervilhas e gosto muito. fiquei curioso

Ivana disse...

Neide, não deve ser difícil de achar porque na Mercearia eles estão servindo de aperitivo, naquele mix de sementes. Eu fiquei completamente viciada. E no dia seguinte você ainda está com o gosto dele na boca.
Quanto ao Marcelo Antony, sem comentários. Meia hora ao lado daquele homem e eu estaria em coma pelo resto dos meus dias. Beijos, babando de inveja.

Fundación Puerco Suíno de Meias disse...

a dendê não dispensaria tanta atenção e carinho ao amendoim se não tivesse gostado dele. ela adorou, isso sim!

Daniel Brazil disse...

As ervilhas com wasabi são item obrigatório aqui em casa há bom tempo. Amendoim?!? Fiquei curioso, vou procurar!

silvia lopes disse...

Neide como é fofa a Dendê!
Estou louca para agarra-la.
Me aguardem.
Silvinha

Anônimo disse...

Hummm Wasabi é vida!
mas eu tb só conheco o salgadinho de ervilha!