
Sementinhas de quiabo eram as da foto-charada de ontem. Para tirá-las mais facilmente, fui descascando o legume até restarem aqueles miolos ensementados como espigas. Só as sementes brancas se aproveitam. As escuras, separei-as para plantar. Não consegui mais achar o site onde li certa vez, há anos, que estas sementes eram usadas na cozinha creole para engrossar ensopados, além de já terem sido usadas, maduras e tostadas, para fazer as vezes do café. Fato é que eu só queria referendar o que já fazia desde criança. Gostava de abrir no prato os quiabos da salada da minha mãe e juntar num só monte as sementinhas brancas que ganhavam vida autônoma da fibra verde. Imaginava-as como feijões, sagus, lentilhas, ovinhos. Nunca mais pensei nisto até me deparar com vários pés de quiabos tigüeras na roça de café do sítio. Já estavam meio duros para comer como legumes, mas me lembrei das sementes. Como não encontrei nenhuma receita adequada para elas, adaptei uma de dal de lentilhas, da Agdah (sempre recorro a ela quando me aventuro na cozinha indiana). Deu muito certo. Mas também devem ficar boas em sopas, risotos, recheios, com carne moída, tortas salgadas, bolo de liquidificador e por aí vai. Elas têm uma película resistente, que estouram na boca quando mastigadas. Lembram um pouco caroços de jaca, algo adstringentes. Mas gostosas, muito gostosas.
Sementes de quiabo à moda indiana
1 xícara de sementes de quiabo branquinhas (as escuras já não servem para isto, são duras).
1 litro de água
1 colher (chá) de manteiga
1 ramo de folhinhas de curry
1 colher (chá) de sementes de mostarda
½ colher (chá) de sementes de cominho
½ colher (chá) de gengibre finamente picado
Meia pimenta dedo-de-moça, sem sementes, picada
4 colheres (sopa) de pimentão vermelho picado em cubinhos
½ cebola picada em cubinhos
½ colher (chá) de cúrcuma em pó
1 colher (chá) de sal ou a gosto
Folhinhas de coentro, se gostar
Numa panela, em fogo médio, cozinhe as sementes de quiabo na água até ficarem macias (cerca de meia hora). Deverá restar cerca de ½ xícara de água. Se não, junte um pouco de água quente para que sobre uma quantidade assim.
Enquanto isso, aqueça a manteiga numa panela e junte as folhas de curry, as sementes de mostarda e o cominho. Quando começarem a pipocar, junte o gengibre e a pimenta dedo-de moça. Refogue por 1 minuto, mexendo. Acrescente, então, o pimentão, a cebola e a cúrcuma. Mexa até que a cebola murche. Coloque as sementes de quiabo como o caldinho e tempere com o sal. Deixe cozinhar um pouco até o pimentão ficar macio. Prove e corrija o sal, se necessário. Junte umas folhinhas de coentro na hora de servir, se gostar. Sirva com arroz basmati.
Rendimento: 4 porções

A flor é linda.

Minha mão é enorme. Então, imaginem o tamanho destes quiabos.
Veja também, aqui no Come-se:
Caril seco de quiabos
19 comentários:
Neide,a Chef Roberta Sudbrack está fazendo sucesso com o que batizou de caviar nacional ,feito a partir das sementes de quiabo.
Tenho quiabo plantado aqui(pouco mesmo) e nem sabia que dava esta flor tão linda! Vou mostrar pro marido daí ele "investe" na plantação,beijo!
A Mariângela chegou primeiro.....!
Eu vou viajar nestas bolinhas... Em breve, notícias...
Neide, se não achar folhas de curry, o que faço?
Mariângela,
agora vi o caviar da Roberta. Interessante.
Carlinhos, quando vier pra São Paulo, eu te arrumo uma mudinha. Por enquanto, faça sem mesmo que também vai dar certo.
Um abraço,
Neide
Neide,agora, as letras do blog estão perfeitas.
E do jeito que a coisa anda, não vou demorar muito pra fazer esta receita pois o meu curry está indo muito bem ( o coentro também !).
Vou tentar fazer alguma coisa com a soja neste final de semana e qualquer resultado positivo, eu te aviso !
A flor do quiabo é realmente linda. Temos, a família, uma propriedade rural. Meu irmão plantou quiabo, eu carpi o pequeno pedaço do pomar e, dois meses depois, tirei lindas fotos de flores de quiabo. Beijo!
Uma das coisas legais da internet é encontrar pessoas como você criando ou divulgando, com simplicidade, coisas tão legais.
Parabéns.
Eu fiz mel da semente de quiabo, e curei meu filho pequeno de cansaço ele sofria desde bebê , chegou a tomar aerrosol no balāo de oxigênio e com a semente do quiabo ficou bom .
Como faço esse mel?
É verdade que a semente do quiabo é bom para combater dores na coluna?
Como fazer o mel da semente do quiabo
Como faço esse mel com semente de quiabo?
Quero aproveitar sementes de kiabo
Me passa a receita estou precisando. Boa tarde. Sou do tocantins
Oi. Sou de Roraima. Tô encantada com o quiabo. Gostaria de saber mais. Principalmente essa questão do mel. Ou café. Luciagloria2003@yahoo.com.br
Boa noite!! Por favor gostaria de saber como posso fazer o mel da semente do quiabo severinaferreira@gmail.com
Mel?
Explica.
Estou muito curiosa
Olha eu não faço mel, mas sei fazer chá da semente, na verdade minha mãe sabe, e damos a minha filhinha
Você nem me conhece, você nunca falou comigo na faculdade e fica falando mal de mim para membros do DCE, que também não me conhecem.
Quem fica "pegando os outros para cristo” é você, que fica falando mal de gente, que nunca fez uma disciplina junto com você.
Quer saber de uma coisa, pode registrar um boletim de ocorrência contra mim, melhor registrar dois boletins de ocorrência contra mim.
Se você tem a capacidade de falar mal de quem nunca te fez nada, você também tem a capacidade de registrar um boletim de ocorrência contra mim.
Você não sabe onde eu moro, onde eu moro é tão perigoso, quem nem a clínica da família escapou da violência.
Na minha rua tem uma boca de fumo e em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino, que fornecesse material para os traficantes fazerem barricadas.
Esses seus amiguinhos do cafar não prestam, você não sabe do que eles são capazes.
Você ainda foi eleito, como diretor de políticas na atual gestão do cafar, uma eleição que só teve uma chapa participante, ser membro do cafar é algo tão ruim, que ninguém quer ser.
Você só foi eleito como diretor de políticas, porque não havia outra chapa participante, não há como alguém que fica falando mal dos outros, igual a você, ser eleito como diretor de políticas, caso houvesse outra chapa participante.
Eu acho que ser psicopata é pré-requisito para ser membro do cafar.
Você é muito corajosa para me xingar em grupo de WhatsApp, todavia me ver pessoalmente na faculdade e não tem coragem de falar uma palavra comigo. Você não vai me calar, eu sei muito que você é desleal com os outros.
A sua namorada nem é advogada, a sua namorada é estagiária de direito. Sim, eu já descobri quem é a sua namorada.
Pode falar para a sua namorada, que aqui na minha rua tem uma boca de fumo, que aqui na minha rua funciona um ferro velho clandestino, que fica fornecendo material para os traficantes fazerem barricada.
Durante as férias, os bandidos fizeram uma festa, deixaram a música ligada no último volume a madrugada inteira, os traficantes só desligaram a música depois que o dia amanheceu.
Pode falar para sua namorada que é estagiária de direito, que aqui na minha rua quem manda é o crime organizado.
Você ainda participou do roubo dos produtos do CAFAR.
Você roubou os produtos do CAFAR e continua fazendo IC no LAPRONEB como se nada tivesse acontecido.
Você ainda faz parte do CLAA do AFIRMASUS, será que você vai roubar os produtos do CLAA do AFIRMASUS, igual você roubou os produtos do CAFAR?
Depois que você roubar os produtos do CLAA do AFIRMASUS, talvez você seja expulsa igual você foi expulsa do CAFAR por ter roubado os produtos junto com as suas amigas.
Você é a prova que vale a pena agir de forma desonesta, já que fica impune.
Você ainda foi no 10th Brazilian Conference on Natural Products (BCNP) em Minas Gerais, eu nunca participei de um congresso e eu nunca pus os pés em Minas Gerais.
Eu contei a Maria Isabel quem você é de verdade e o que você fez comigo, eu mandei que ela te expulsasse do LAPRONEB, a Maria Isabel falou que você iria me processar e que eu estava fazendo ACUSAÇÕES LEVIANAS.
PQP, eu peço para Maria Isabel fazer algo para mim e ela vem me ameaçando de processo criminal, não é porque a Maria Isabel é professora da UFRJ que ela pode ficar ameaçando os outros.
Eu estou esperando você me processar, vamos ver se você tem a capacidade de fazer isso. Chama à polícia, eu estou esperando a polícia chegar. Na cadeia tem bandido, na cadeia tem traficante, o que não tem na cadeia é você, a Natalie Tavares Delgado. Eu espero que eu morra na cadeia, no cemitério tem espaço para mim, no cemitério, eu vou ser aceito, o único lugar que não tem espaço para mim, é nos laboratório de química da UFRJ. No cemitério não existe preconceito, discriminação e nem exclusão, o único lugar que existe essas coisas é dentro da UFRJ. No cemitério, eu vou ser tratado feito gente e não feito bicho, igual eu sou tratado pelos alunos do curso de farmácia da UFRJ. A vida é boa para quem faz iniciação científica, para quem não faz só resta à morte, eu não vou perder a minha bolsa de iniciação científica.
Postar um comentário