quarta-feira, 2 de abril de 2008

Salada de trigo com amendoim


Antes que muitas receitinhas se acumulem, aqui vai mais uma que jazia na gaveta, esquecida. Sempre gostei de mastigar trigo em grão, farro, cevada ou qualquer coisa resistente, mas macia e elástica. Não sei como definir a textura destes grãos, mas é algo agradavelmente mastigável. Outro dia comi no bufê do Prêt Café (Rua Bela Cintra, 2375, 3085-8544) uma deliciosa salada de trigo – a mais gostosa que já comi até hoje, com bastante azeite, ótimo tempero, o crocante do amendoim, frescor da hortelã. No dia seguinte, deu saudade. E meu amigo Filipe Miguez, do Rio, também vive me fazendo inveja com a salada de trigo do Restaurante Celeiro, que eu não comi. Pesquisando, achei aqui nos blogues amigos duas deliciosas versões, da Lica e da Valentina, que também recomendo. Por fim, compus a minha própria receita, que não ficou nada mal.
Salada de trigo com amendoim

2 xicaras de trigo em grão bem lavado
2 colheres (chá) de sal ou a gosto
1 xícara de pimentão vermelho picado
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes, picadas
1 xícara de uvas-passas pretas hidratadas em água morna por 30 minutos e escorridas
½ xícara de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de xarope de romã ou suco de tamarindo com um pouco de mel ou molho de tamarindo (se não encontrar nada disso, bote limão com um pouco de açúcar)
1 xícara de amendoim com casca frito num pouco de óleo e escorrido (fundamental)
½ xícara de nozes picadas (opcional)
1 xícara de salsinha picada
1/2 xícara de hortelã picada
1 xícara de salsão picado (não coloquei, mas na próxima ele vai entrar)

Lave bem o trigo, junte 1 litro de água e cozinhe em fogo baixo, panela tampada, até ficar macio. Se preciso, junte mais água quente. Se sobrar, escorra. Enquanto o grão ainda está quente, junte o sal, o pimentão, a pimenta, as uvas passas, o azeite e o xarope de romã. Misture bem. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira até gelar. Melhor de um dia para outro. Junte os outros ingredientes, mexa bem. Confira o sal e corrija, se necessário. Sirva com uma carne assada ou peixe e folhas verdes. Pode fazer e guardar para comer durante 3 dias seguidos. Foi o que fiz e cada dia que passa, melhor ela fica.
Rende: 10 a 12 porções
A do Prêt Café, com amendoim e uvas passas amarelas.

6 comentários:

Anônimo disse...

Neide, ganhei um pacote de sojas pretas. Voce tem alguma receita pra elas ? Será que eu posso usar esta ?
E posso fazer uma crítica construtiva ? Você deve estar passando os teus textos do World direto pro blog e as letras ficaram maiores que o normal, o que dá uma certa agressividade na hora de ler ( Eu sei porque aconteceu lá no DCPV também !)

Neide Rigo disse...

Oi, Eduardo, veja lá agora se melhoraram as letras?
Já comprei esta soja preta, cozinhei, mas não gostei e abandonei. Acho que precisamos, você e eu, achar alguma coisa interessante para se fazer com elas, pois as minhas estão lá esquecidas no armário. São lindas, porém. Um agraço, n

laila radice disse...

nossa adorei a sugestao!fa zum tempinho q to procurando trigo em grao..achoq vou ter q passar no mercado da lapa pra achar...bjs

Carlos Alberto de Lima disse...

hehehehehe, entrou na "fila"... até por conta do xarope de romã que acabei de receber lá das arábias.

Como eu sempre digo por aqui, sempre aprendendo contigo.

Fabrícia disse...

Oi Neide..
Adoro trigo....faz um tempinho tb postei uma receitinha mas com trigo germinado. Supimpa.
Vou anotar a sua receita agorinha mesmo.
Bjcas.

trigo germinado: http://sopavermelha.blogspot.com/2008/01/trigo-em-gro-germinado.html

salada com o trigo germinado: http://sopavermelha.blogspot.com/2008/01/salada-dos-germinados.html

Nátalie Tavares Delgado disse...

Você é muito corajosa para me xingar em grupo de WhatsApp, todavia me ver pessoalmente na faculdade e não tem coragem de falar uma palavra comigo. Você não vai me calar, eu sei muito que você é desleal com os outros.

A sua namorada nem é advogada, a sua namorada é estagiária de direito. Sim, eu já descobri quem é a sua namorada.

Pode falar para a sua namorada, que aqui na minha rua tem uma boca de fumo, que aqui na minha rua funciona um ferro velho clandestino, que fica fornecendo material furtado para os traficantes fazerem barricada.

Durante as férias, os bandidos fizeram uma festa, deixaram a música ligada no último volume a madrugada inteira, os traficantes só desligaram a música depois que o dia amanheceu.

Pode falar para sua namorada que é estagiária de direito, que aqui na minha rua quem manda é o crime organizado.

Você ainda participou do roubo dos produtos do CAFAR.

Você roubou os produtos do CAFAR e continua fazendo IC no LAPRONEB como se nada tivesse acontecido.

Você ainda faz parte do CLAA do AFIRMASUS, será que você vai roubar os produtos do CLAA do AFIRMASUS, igual você roubou os produtos do CAFAR?

Depois que você roubar os produtos do CLAA do AFIRMASUS, talvez você seja expulsa igual você foi expulsa do CAFAR por ter roubado os produtos junto com as suas amigas.

Você é a prova que vale a pena agir de forma desonesta, já que fica impune.

Você ainda faz parte da Minerva Consultoria Jr, da sociedade de debates da UFRJ e do Observium UFRJ, quando as coisas começarem a sumir nesses lugares, já sabe até quem foi o responsável pelo roubo.

Você foi expulsa da liga acadêmica de saúde coletiva, porque as coisas começaram a sumir e te pegaram roubando a coisa lá, igual aconteceu com o CAFAR.

Você ainda foi no 10th Brazilian Conference on Natural Products (BCNP) em Minas Gerais, eu nunca participei de um congresso e eu nunca pus os pés em Minas Gerais.

Eu contei a Maria Isabel quem você é de verdade e o que você fez comigo, eu mandei que ela te expulsasse do LAPRONEB, a Maria Isabel falou que você iria me processar e que eu estava fazendo ACUSAÇÕES LEVIANAS.

PQP, eu peço para Maria Isabel fazer algo para mim e ela vem me ameaçando de processo criminal, não é porque a Maria Isabel é professora da UFRJ que ela pode ficar ameaçando os outros.

Eu estou esperando você me processar, vamos ver se você tem a capacidade de fazer isso, se você teve a capacidade roubar as coisas do CAFAR, você também tem a capacidade de me processar. Chama à polícia, eu estou esperando a polícia chegar. Na cadeia tem bandido, na cadeia tem traficante, o que não tem na cadeia é você, a Natalie Tavares Delgado. Eu espero que eu morra na cadeia, no cemitério tem espaço para mim, no cemitério, eu vou ser aceito, o único lugar que não tem espaço para mim, é nos laboratório de química da UFRJ. No cemitério não existe preconceito, discriminação e nem exclusão, o único lugar que existe essas coisas é dentro da UFRJ. No cemitério, eu vou ser tratado feito gente e não feito bicho, igual eu sou tratado pelos alunos do curso de farmácia da UFRJ. A vida é boa para quem faz iniciação científica, para quem não faz só resta à morte, eu não vou perder a minha bolsa de iniciação científica.