quarta-feira, 2 de abril de 2008

Salada de trigo com amendoim


Antes que muitas receitinhas se acumulem, aqui vai mais uma que jazia na gaveta, esquecida. Sempre gostei de mastigar trigo em grão, farro, cevada ou qualquer coisa resistente, mas macia e elástica. Não sei como definir a textura destes grãos, mas é algo agradavelmente mastigável. Outro dia comi no bufê do Prêt Café (Rua Bela Cintra, 2375, 3085-8544) uma deliciosa salada de trigo – a mais gostosa que já comi até hoje, com bastante azeite, ótimo tempero, o crocante do amendoim, frescor da hortelã. No dia seguinte, deu saudade. E meu amigo Filipe Miguez, do Rio, também vive me fazendo inveja com a salada de trigo do Restaurante Celeiro, que eu não comi. Pesquisando, achei aqui nos blogues amigos duas deliciosas versões, da Lica e da Valentina, que também recomendo. Por fim, compus a minha própria receita, que não ficou nada mal.
Salada de trigo com amendoim

2 xicaras de trigo em grão bem lavado
2 colheres (chá) de sal ou a gosto
1 xícara de pimentão vermelho picado
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes, picadas
1 xícara de uvas-passas pretas hidratadas em água morna por 30 minutos e escorridas
½ xícara de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de xarope de romã ou suco de tamarindo com um pouco de mel ou molho de tamarindo (se não encontrar nada disso, bote limão com um pouco de açúcar)
1 xícara de amendoim com casca frito num pouco de óleo e escorrido (fundamental)
½ xícara de nozes picadas (opcional)
1 xícara de salsinha picada
1/2 xícara de hortelã picada
1 xícara de salsão picado (não coloquei, mas na próxima ele vai entrar)

Lave bem o trigo, junte 1 litro de água e cozinhe em fogo baixo, panela tampada, até ficar macio. Se preciso, junte mais água quente. Se sobrar, escorra. Enquanto o grão ainda está quente, junte o sal, o pimentão, a pimenta, as uvas passas, o azeite e o xarope de romã. Misture bem. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira até gelar. Melhor de um dia para outro. Junte os outros ingredientes, mexa bem. Confira o sal e corrija, se necessário. Sirva com uma carne assada ou peixe e folhas verdes. Pode fazer e guardar para comer durante 3 dias seguidos. Foi o que fiz e cada dia que passa, melhor ela fica.
Rende: 10 a 12 porções
A do Prêt Café, com amendoim e uvas passas amarelas.

5 comentários:

Eduardo Luz disse...

Neide, ganhei um pacote de sojas pretas. Voce tem alguma receita pra elas ? Será que eu posso usar esta ?
E posso fazer uma crítica construtiva ? Você deve estar passando os teus textos do World direto pro blog e as letras ficaram maiores que o normal, o que dá uma certa agressividade na hora de ler ( Eu sei porque aconteceu lá no DCPV também !)

Neide Rigo disse...

Oi, Eduardo, veja lá agora se melhoraram as letras?
Já comprei esta soja preta, cozinhei, mas não gostei e abandonei. Acho que precisamos, você e eu, achar alguma coisa interessante para se fazer com elas, pois as minhas estão lá esquecidas no armário. São lindas, porém. Um agraço, n

laila disse...

nossa adorei a sugestao!fa zum tempinho q to procurando trigo em grao..achoq vou ter q passar no mercado da lapa pra achar...bjs

carlinhos de lima disse...

hehehehehe, entrou na "fila"... até por conta do xarope de romã que acabei de receber lá das arábias.

Como eu sempre digo por aqui, sempre aprendendo contigo.

Fabrícia disse...

Oi Neide..
Adoro trigo....faz um tempinho tb postei uma receitinha mas com trigo germinado. Supimpa.
Vou anotar a sua receita agorinha mesmo.
Bjcas.

trigo germinado: http://sopavermelha.blogspot.com/2008/01/trigo-em-gro-germinado.html

salada com o trigo germinado: http://sopavermelha.blogspot.com/2008/01/salada-dos-germinados.html