quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Chá de especiarias com milho roxo

O mesmo chá na jarra e na xícara, com limão-rosa - com o ácido do limão, a cor se torna mais viva

Gosto de bebidas vermelhas – vinhos tintos, chás e sucos, nesta exata ordem. Todas têm em comum antocianina, o pigmento que confere aqueles tons que vão do vermelho ao arroxeado em certos alimentos. E alguns deles fazem ótimos chás desde que misturados a algumas especiarias. Os que já são ácidos, nem precisam de incrementos. Hibisco, mirtilo, uva, amora, framboesa são azedinhos e ficam ótimos mesmo sozinhos. Mas outros como o milho roxo e o arroz negro cedem a cor para a água e são neutros de sabor. Então basta usá-los apenas para dar mais charme aos chás de especiarias. E nestes casos é bom acrescentar limão no final - isto se nos ingredientes não houver nada ácido como abacaxi ou maçãs. É que as antocianinas ficam mais avermelhadas em contato com ácido. Já em meio alcalino, elas ficam azuladas ou arroxeadas. Por isso, alguns bolos de blueberries ou de framboesas, feitos com bicarbonato, ficam meio azulados. Quando fiz o chá pela primeira vez foi por porque havia acabado o hibisco e eu me lembrei da
chicha morada dos peruanos, o refresco feito com o tal milho, maçãs, abacaxi, cravo, canela e limão. A chicha se toma gelada, é uma delícia, mas o meu chá você toma do jeito que preferir e fica também muito bom. Quente no inverno; com gelo no verão. Comprei o milho, maíz morado, na feirinha boliviana (São Paulo, Praça Kantuta, bairro do Pari, domingos à tarde), mas se não encontrar, faça com o arroz preto, com a casca da jaboticada ou da uva (que não tenham defensivos) ou com as frutinhas vermelhas que citei. No caso do arroz, deixe os grãos de molho por umas 3 horas, escorra e use só a água. Se cozinhar os grãos, o chá ficará algo gorduroso, o que não é muito agradável quando se quer um chá e não uma canja.

Quando tiver em mãos tangerinas ou laranjas sem defensivos, seque e guarde as cascas para chás

Chá de milho roxo com especiarias

1 litro de água
1 colher (sopa) de grãos de milho roxo seco
1 pedacinho de casca de tangerina seca (ou fresca)
1 vagem de cardamomo aberta
2 dentes de cravo
1 pau de canela
2 anis estrelados
Açúcar, se gostar
1 fatia de limão

Leve ao fogo a água com o milho e as especiarias. Deixe ferver por 10 minutos, coe e sirva. Adoce a gosto e junte umas gotinhas de limão para que a cor fique mais viva e o sabor, mais equilibrado.

A antocianina
Presente também nos vinhos tintos, este pigmento é um tipo de flavonóide que se caracteriza pelo efeito antioxidante, que protege as membranas celulares dos efeitos dos radicais livres. Assim, diminui os riscos de doenças do coração e previne contra doenças degenerativas. Então, quem não pode beber, que tome o suco à vontade.

Outras sugestões

  • Milho roxo, cravo, canela
  • Milho roxo, cravo, canela, maçãs, abacaxi
  • Milho roxo, hibiscos e cravo
  • Arroz preto (só a água de demolho), maçãs secas, cravo, canela, gengibre, limão
  • Arroz preto (só a água de demolho), maçãs secas, abacaxi, canela, limão
  • Amora (ou qualquer outra fruta vermelha), erva-doce, casca de laranja
  • Casca de uva, canela, casca de tangerina e limão
  • Casca de jaboticaba, maçã, gengibre, cravo e canela
  • Casca de uva, uva passa, maçã e canela
  • Casca de jaboticaba, pedaços de maçã fresca, casca de tangerina e canela
  • Todas podem ser usadas para fazer sagu ou gelatina (12 g de gelatina hidratada e derretida para 500 ml do chá quente e açúcar a gosto - é só gelar)

4 comentários:

fezoca disse...

Neide, voce nao tem noçao do quanto eu ADOREI essas suas ideias e sugestoes de chá! Pirei! Logo estarei colocando tudo em pratica. Um uso para o milho azul! ;-) Quanta coisa legal aqui. beijao,

Neide Rigo disse...

Que bom!! Quem sabe na forma de chá aquelas blueberries do seu sorvete também não ficariam boas(embora você não tenha aprovado, aquele sorvete parece divido para o meu paladar - azedinho, sem muito açúcar - eu adoro mirtilos) bjs, n

Brincando de chef disse...

Menina, parabéns pelo seu blog, muito legal!
Ganhou mais uma leitora.
Será que encontro esse milho aqui no Brasil?
Beijos,
Débora

Daeliza disse...

olá o chá da casca de milho roxo é óptimo. Eu tenho dificuldades para ovular e quando tomo ovulo. sigo com gráfico de temperatura basal e aprovo.