terça-feira, 30 de junho de 2009

Palestra em Avaré


Foto da Inês Correa
Um leitor do Come-se, no ano passado, me escreveu dizendo ter descoberto este blog numa pesquisa para o curso que havia começado - técnico em nutrição e dietética, na Escola Técnica Estadual de Avaré. Há uns dois meses, o mesmo Marcos Paulo de Moraes, moço, moderno e antenado, tomou a iniciativa de me convidar para dar uma palestra durante a Semana da Nutrição em sua escola. Mesmo não gostando de falar em público, mesmo sendo numa segunda-feira à noite, mesmo tendo que ir por minha conta e risco, aceitei sem titubear. Não só pela oportunidade de falar pra gente jovem e interessada, mas também porque era caminho mesmo pra Fartura. E seria uma boa desculpa para eu ir pra lá visitar minha casa, meus pais, as vaquinhas, angolas e curucacas. Fui bem recebida pelas professoras Vivian, Carolina (com lanchinho e tudo), além da Diretora Denise que, depois, ainda nos guiou até a rodovia de volta pra São Paulo. Estava com minha amiga Inês Correa, sempre com sua super máquina a tira-colo (o que deve render boas fotos de Fartura). Falei para duas turmas um pouco sobre minha atuação profissional e sobre o Come-se (que, aliás, ficou conectado e com projetor, ia sendo consultado quando alguma esquisitice era mencionava ), que é o que eles queriam, mas mostrei também alguns produtos estranhos que havia acabado de colher no sítio, para ressaltar a importância de se conhecer as espécies comestíveis que podem ter na região. Para minha alegria, alguns alunos diziam ter aquilo no quintal de casa ou, pelo menos, já ter ouvido falar. Mas araruta e mangarito ninguém conhecia mesmo. Falei para duas turmas e na última ainda tive tempo de apresentar o Slow Food, um ilustre desconhecido por aquelas bandas. E assim se vai plantando uma sementinha aqui, outra acolá. Voltamos tranquilas e tagarelas pela Castelo Branco madrugando, chupando pingos de leite Avaré.

Fotógrafa também come. Aqui, crepes de queijo, com a massa enriquecida com espinafre (sugeri também taioba), um dos projetos dos alunos na semana de nutrição.

6 comentários:

Nani Oliveira disse...

Oi Neide. Tenho acompanhado o seu blog há algumas semanas mas ainda não tinha me manifestado. Sou nutricionista recém formada e eterna estudante. Quanto mais eu pesquiso, procuro mais descubro que pouco sei e te confesso que isso tem me deixado ás vezes insegura para fazer uma orientação nutricional. Quisera eu ter a oportunidade, que esses alunos em Avaré tiveram, de ouvir uma palestra sua. Parabéns por sua generosidade em compartilhar os seus conhecimentos conosco. Espero ter ainda a oportunidade de conhecê-la pessoalmente. Esqueci de dizer que moro no interior de Minas Gerais, em Teófilo Otoni. Um grande abraço e fique com Deus.

Neide Rigo disse...

Nani,
quando eu era recém-formada também me sentia assim. E quanto mais a gente sabe, mas descobre que não sabe coisa alguma. É normal. Só não pode desanimar.
beijos,N

Inês Correa disse...

Nem fale Neide, como comi coisas boas e quantas coisas que "nunca" tinha comido antes. E que sossego! Obrigada, bj

Silvia - BH disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvia - BH disse...

Neide,
Que ótimo! É tão bom ir num lugar assim. Muita gente nova desconhece muita coisa para nós tão comuns na infancia. Levei jabuticabas para gente que conheço há quinze anos quando assumiram o melhor restaurante de comida natural daqui. Não é que o filho deles não conhecia jabuticaba? Apenas falta de oprotunidade porque os pais se alimentam super bem. Mas e as outras crianças cujos pais não se importam muito com alimentação?

Pelo que entendi, os alunos mesmos já haviam criado alguns quitutes?

Anônimo disse...

oi Neide!!!
Adoramos sua palestra em nossa escola. Ficamos honrados com sua presença e poder compartilhar um pouco de seu vasto conhecimento e experiência profissional.
Alunos eufóricos já me perguntaram quando será a próxima visita...rsrs... quem sabe quando você for pra Fartura, dê uma passadinha na ETEC de Avaré e faça-nos uma visita, será muito bem recebida. Um grande abraço!
Profª Vivian Pupo
(vivian_pupo@yahoo.com.br)