terça-feira, 2 de junho de 2009

Orelhinhas de maracujá roxo - resposta à charada do post anterior

Foto: Inês Correa
Pelo menos algumas pessoas acertaram a charada do post anterior. É que já tinha mostrado dias atrás a geléia de maracujá roxo. Como repararam o Zé Augusto e a Claudia, nos comentários, deixei umas sementinhas de marcujá para dar a dica. A receita é uma besteira e qualquer um pode fazer. O segredo é ter maracujás bem firmes para poder descascar com uma faquinha afiada antes de abri-los, sem tirar o colorido da antocianina que se situa quase já pulando fora da casca da fruta. Os meus foram descascados por mãos de cirurgião que segura a faca como a um bisturi. Mas, mesmo quem não tem mãos como as do Marcos poderá fazer a compota sem problemas.

Compota de maracujá
ou Orelhinhas de maracujá roxo
1 dúzia de maracujás roxos pequenos
Meia xícara das sementes com polpa destes maracujás
2 colheres (sopa) de sementes sem polpa destes maracujás
1 xícara de água
1 xícara de açúcar
Lave bem os maracujás e descasque tirando fitinhas finas (como se descascam laranjas). Corte-os ao meio e retire a polpa (separe meia xícara para esta receita e use o resto para sucos ou congele para usar depois). Bata ligeiramente a sementes e polpas com a água no liquidificador, sem deixar quebrar as sementes. Peneire e reserve 2 colheres (sopa) destas sementes peladas mas não quebradas, para usar depois nesta receita. Descarte o restante. Numa panela coloque os maracujás e cubra com um pouco de água. Cozinhe até que fique macio. Escorra bem. À parte, faça uma calda com o suco coado e o açúcar. Deixe ferver até formar uma calda rala. Acrescente as cascas e deixe cozinhar até que a calda fique mais espessa e o maracujá, impregnado com a calda. Junte as sementes reservadas, deixe ferver e coloque ainda quente num vidro aferventado, escorrido e ainda quente também. Tampe e deixe esfriar totalmente. Conserve na geladeira por até uma semana. Ou faça, resfrie e sirva com queijo ou nata.
Rende: 6 porções
Nota: se não tiver maracujá roxo, use o maracujá comum, adaptando ligeiramente a receita, já que costuma ser maior.

3 comentários:

Claudia disse...

tudo de bom. pena que aqui meu maracujá comum é o roxo e eu dava tudo por um maracujazinho amarelo, grande e azedo.

fiz um bolinho com amburanas que um amigo me trouxe.

Bj.

C.

Janna Joaninha disse...

sabe q eu tinha um lindo pé desse maracujá e não sei o que aconteceu com ele... não sei se morreu ou se o jardineiro (querido) fez o favor de sumir com ele!! hhahaha

Vera Lúcia Bueno de Abreu disse...

Eu tenho esse maracujá silvestre roxo,amo de paixão esse ano ele deu super lotação ,estou distribuindo para amigos não vencemos comer ,não sabia que dava para fazer doce. Eu faço farinha das cascas.