segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Balangandãs do Rui Gassen

Clique & Amplie - Deu no caderno Paladar da última quinta feira
Na última vez que estive em Porto Alegre (só estive duas vezes..), resolvi dar um destino diferente aos trenzinhos de cozinha feitos em miniatura pelo amigo ceramista Rui Gassen com ajuda da amiga Mariângela. Elas são vendidas soltas para se fazer o que quiser com elas, geralmente usadas como peças de enfeite. Resolvi que ficariam interessantes num colar. Demorei para descobrir a fórmula de como carregar os badulaques sem quebrá-los. Até aí quebrei duas panelinhas pois, afinal, são frágeis como qualquer louça. Por fim, descobri que o melhor seria desfazer bijuterias velhas e improvisar pingentes onde elas pudessem ser penduradas sem muito atrito. Deu certo. Bastam umas argolinhas e uns alicatinhos próprios (encontrados em várias lojas da Ladeira Porto Geral, na região da rua 25 de Março). Está certo que você anda e vai sinalizando sua passagem com um barulho de sininho. Mas não importa. Se não é pelo barulho, de qualquer forma as panelinhas sempre chamam a atenção. O pessoal do Paladar viu, gostou e divulgou o trabalho do Rui e de outros artistas que fazem bijuterias com motivos culinaróides. Aliás, ele tem outras peças de cozinha em tamanhos normais, lindas de morrer, feitas com o barro que ele mesmo prepara e o esmalte que ele cria a partir de rochas trituradas.

Estas tabuinhas (aqui, no forno), ajudei a fazer quando estivemos lá
Quem quiser ver mais peças suas, elas são vendidas aqui em São Paulo na Loja do Chá do Shopping Iguatemi. Em Porto Alegre, ele vende aos domingos na feirinha do Brique.

Fiz vários colares com partes de brincos desmontados. Ele vende cada pecinha por R$ 4,00 a R$ 5,00. E manda por correio para qualquer parte do mundo (com frete à parte).
Elas fazem dilingidim - e sempre estimula alguém a puxar um papo

Ele faz várias peças, como este porta-kefir

Esta saladeira nasceu pra ser comedor de pássaros, mas lhe demos outro uso

Saleiro com cachorrinho (tem também com polvo cozinheiro e outros bichos)

Para encomendas com o Rui: 51-3024-8956 ou rgassen@terra.com.br
Outras peças dele (e até o próprio artista) podem ser vistas AQUI e em vários outros posts. Basta digitar Porto-Alegre ou Rui Gassen no campo de busca - lá em cima, na parte direita do blog.

5 comentários:

Anônimo disse...

Já havia lido sobre o trabalho do R. Gassen aqui mesmo. Quando fui a Porto Alegre, umas semanas atrás, tive que ir até a feira para ver o trabalho dele. Você não exagerou em nada. É maravilhoso o que ele faz.
Obrigada pelas dicas!

Dan disse...

Sou suspeito para falar, pois sou o namorado da renata (ai acima). Ela me deu uma caneca feita pelo Rui. Devo dizer que é a caneca mais legal que existe. A asa é um lagartinho (ou lagartixa?) olhando pra dentro da caneca.

O trabalho dele é realmente fantástico.

Carolina Andrade disse...

Neide, fiquei apaixonada pelas peças quando li o jornal na quinta-feira!! Que trabalho lindo e delicado. Ah, e meus parabéns pela matéria sobre o come-se na Menu, muito bacana, você merece!! Grande beijo!!

Gina disse...

Neide, uma graça esses trabalhos, bem criativos.
Bjs.

Fernanda Moraes disse...

Nossa Neide, fazia muito tempo que não entrava no seu blog, hoje tive um tempinho e me surpreendi!! Caramba, como você é dedicada! Parabéns mil vezes pela lindas matérias!Abraço!