segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Uvaias


Nosso pezinho de uvaia no sítio já tem lá seus 5 anos e esta foi a primeira grande produção. As outras, sempre minguadas, foram comidas por formigas. Não é muda enxertada nem nada. Levei para lá um pezinho plantado no jardim por algum sabiá-laranjeira ou por descuido nosso. Aliás, aqui em casa devo ter uns 3 ou 4 pezinhos de uvaia nascidos assim. Como disse Nina Horta uma vez, um pomar cuspido. Afinal, nunca jogo no lixo sementes de cítricos, pitangas ou uvaias quando os como olhando para algum verde. Então, de vez em quando, transplanto alguma arvorezinha no sítio porque meu quintal é minúsculo.

Conheci a fruta quando estudava na Puc, apresentada pelo meu amigo Celso Fioravante, que levava jaca do Mercadão para comermos de lanche. Na fresta do páteo crescia uma uvaieira e trepávamos na árvore para incrementar nossa merenda. Foi amor à primeira vista. É uma das frutas mais perfumadas e saborosas que conheço. Depois disso, morei durante 7 anos numa casa com um lindo pé de uvaia no jardim, que nos dava duas fartas cargas ao ano, de modo que nosso freezer estava sempre cheio de polpa e geléia não nos faltava. Uma das safras coincidia com o aniversário da Ananda, cuja festa era abastecida com geladinho e suco de uvaia para as crianças e batida para os adultos. Agora tenho aqui num vaso uma arvorezinha sofrida, que me dá a alegria dos frutos só uma vez ao ano. Ela está atrasada. No ano passado a esta época a chuva já tinha chegado e alguns frutos já estavam maduros. Agora, só um único frutinho verde anuncia outros miúdos que ainda vêm chegando.


Há exato um ano meu jardim já estava mais verde do que está hoje. E a uvaieira, carregada.

Não sei porque temos nos supermercados cerejas chilenas, mas não uvaias brasileiras. Não conheço nenhuma produção comercial de frutinha, apesar da fácil germinação das sementes. Mas a gente chega lá... Por enquanto vamos pegando dos quintais e sítios alheios quando não podemos comprá-las ou ter um pezinho só nosso (o meu, já tenho).

Sobre a uvaia: a Eugenia pyriformis Cambess é da mesma família da goiaba, da pitanga e da cereja-do-Rio-Grande, a das Mirtáceas. É nativa do Sul do Brasil, mas pode ser encontrava em vários Estados. E, enquanto a laranja tem em média 50 mg de vitamina C, a uvaia tem 200 mg. Tem sabor ácido e doce, ideal para compotas, sorvetes e geléias.

Congelei um tanto - a polpa, sem sementes, congela super bem, para sucos e tudo o que dá pra ser feito com ele. E, com o restante, fiz um vidrão de geléia. Aí vai a receita.


Se forçar a vista, verá na parte de cima da foto uma única uvainha do mesmo vaso mostrado na foto anterior. Só para ilustrar, pois as uvaias da geléia vieram de Fartura-SP, onde é tudo mais farto.

Geléia de uvaia

600 g de polpa de uvaia, sem sementes
1 xícara de água
500 g de açúcar cristal orgânico

Bata a polpa com a água no liquidificador. Passe por peneira e junte o açúcar. Leve ao fogo numa panela grande e deixe cozinhar até atingir o ponto de geléia (ao levantar a colher, a última gota demora um tantão para pingar – este é só um dos critérios para determinar o ponto ideal). Coloque em vidros aferventados e secos e conserve na geladeira.

Rende 1 vidro de 800 g.

62 comentários:

Agdah disse...

Menina, uvaia, quem diria? Nunca nem ouvi falar.

Fer Guimaraes Rosa disse...

nunca comi uvaia, ou sera que ja comi e nao me lembro? mas como eh rica essa nossa natureza, hein? quanta coisa gostosa, nutritiva, to ficando repetitiva nesses meus comentarios aqui.

Neide, outra coisa, me delicio com as suas fotos. Essa da cesta com as frutas me transportou para a minha cidade de infancia, no interiorzao de Sao Paulo.

um beijo pra voce,

Anônimo disse...

Neide, eu comprei uma muda de uvaia há uns 3 anos quando fui pra Botucatu na casa do meu compadre. E plantei lá em casa num vaso. E não é que neste ano ela deu uma, umazinha só, fruta e esta fruta cresceu o suficiente pra degustá-la na semana passada. E como ela estava gostosa com aquele sabor tão característico. Imagino uma caipirinha de uvaia,deve ficar uma delícia. Quem sabe no ano que vem eu consigo fazer uma geléia. E já que você é uma especialista, me tira uma dúvida : eu tenho também um vaso plantado com anis. Andei arriscando colocar umas folhas na salada e ficou bom mas onde mais eu poderia usá-la ?

Anônimo disse...

Doce de uvaia em calda é uma delicia com sorvete ou manjar branco. Seu azedinho característico é ótimo. Gosto mais do que em geleia.
beijo, sofia

Neide Rigo disse...

Agdah, uvaia ou urvaia é coisa nossa. Quando tiver oportunidade, experimente.

Fer, obrigada. Você deve ter comido no interior.

Eduardo, acho que as uvaieiras de vaso combinaram: uma só este ano. A minha também foi assim. A caipirinha fica maravilhosa. Quanto às folhas de anis (é manjericão cheiro-de-anis, não?), podem ser usadas também em doces - experimente infundi-las no leite que vai ser usado em sobremesas. Fica uma delícia. Basta ferver o leite com as folhas e esperar esfriar, coberto.

Neide Rigo disse...

Sofia,
Deve mesmo ficar ótima a compota. Vou testar na próxima safra. bjs, n

Anônimo disse...

Neide, não acho que seja manjericão com cheiro de anis pois as folhas são bem diferentes do manjericão e bem mais duras também além de terem um cheiro bastante forte de anis mesmo. Eu comprei a muda como aniz lá no Sabor de Fazenda. Ah! A uvaia está florindo novamente. Vamos ver se dá mais uma pelo menos.

Neide Rigo disse...

Eduardo,
muita vezes este manjericão é vendido só como anis. Mas anis verdadeiro é da família da erva-doce. Se as folhas forem com tal, pode ser anis. Se tiverem mais ou menos o formato da folha de manjericão, sendo mais escura e mais firme, mesmo não tendo nenhum cheiro de manjericão, certamente é o manjericão cheiro-de-anis. Eu tenho aqui. E anis estrelado não deve ser - este dá em árvore. (se quiser, me mande uma foto).
Um abraço, N

Anônimo disse...

Prezada Neide:
Conheci uvaia há muitos anos, no Paraná. Só que ninguém a comia, todos a diziam muito ácida, o que comprovei. Daí ter ficado admirado com o seu coentário de que ela é doce. Terei comido uvaia verde? Lembro delas ebm amarelas, de uma apar~encia muito bonita.
Abraços.
Gustavo

Anônimo disse...

Neide, tirei algumas fotos do meu anis ( tá na cara que estrelado ele não é !). Como é que eu te mando ?

Neide Rigo disse...

Gustavo, as uvaias são bem ácidas, sim. Mas também são doces. Agora, nunca vi ninguém rejeita-las pela acidez. São deliciosas in natura. Talvez o clima no Paraná não seja o ideal para elas, ou ainda o solo. Ou era uma variedade mais azeda.

Eduardo, mande para o meu email: neide.rigo@gmail.com.

Um abraço, N

Anônimo disse...

Parabéns pelo lindo artigo, tenho um pequeno pé de uvaia em casa, plantado em um vaso. Vai bem em robustez e com suas dicas tão apaixonadas, terei meu prazer de vê-lo ganhar os céus ainda mais entusiasmado!

Unknown disse...

ola,
postaram falando sobre o anis.será q da para colocar foto.
ganhei um, pensei q fosse o estrelado~.
é uma arvorezinha pequena da flores miudas e tem cheiro de anis.
bjs

Anônimo disse...

Tenho um pé de uvaia a mais de 10 anos mas ele não da frutos...A arvore faz tudo certinho flores e tal...mas não vinga frutos. Os poucos que nascem são miudos e podres..O que poderia estar acontecendo ??

Neide Rigo disse...

Anônimo, escreva no meu email - neide.rigo@gmail.com - que conversamos melhor sobre isto. Preciso saber onde está plantado o pezinho etc. Um abraço,
Neide

Anônimo disse...

ola Neide,
Aqui em casa tenho um pequeno pomar, tenho um pé de uvaia que esta carregado.No ano passado vendi polpa congelada. Pretendo fazer geleia, vou seguir sua receita e ver o que dá. Você ou outra internauta não teria mais receitas com uvaia? Será que não teria como fazer licor? Acho que ficaria delicioso. Caso tenha mais receita me mande. Meu e-mail: hzagovilela@gmail.com
Beijocas mil

Heloisa

Lin disse...

Pronto! Nem comi ainda mas já estou convencida: Vou plantar uvaia na minha chácara, aqui nas montanhas do ES.
Grande abraço.
Alice

prof coruja disse...

ola neide...eta fruta gostoso e versatil...o primeiro contato foi com um picole, em salto de itu..., mas deixe eu perguntar...vc nunca o reduziu e fez um molho, pra comer com peixe?

Caprichos da Natureza disse...

Descobri esta frutinha deliciosa em uma pracinha, onde a planta de aproximadamente 2 metros de altura mostrou todo o seu esplendor presenteando os transeuntes com algumas dúzias do seu fruto.
Claro que aproveitei a oportunidfade e fiz quatro mudinhas, filhas de mãe tão generosa, e que pela fartura exibida possui um DNA dos melhores.

Parabéns pelo seu Blog...

Roberto
rcpoli@gmail.com.br

Unknown disse...

Olá linda! Queria muito uma sementinha de uvaia, será que voce poderia enviar para mim? Sabe que essa fruta me lembra a infancia quando ia as missas aos domingos e passava numa sorveteria só pra comprar o picolé feito com uvaia, amava me lambusar com aquele picolé de sabor exótico!
Se puder me enviar irei te agradecer muito! Ai vai meu e mail lyzzye15@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Neide,

Adorei seu post sobre as uvaias.
Está muito gracioso e deixa qualquer um com vontade de conhecê-las e prova-las.
Também sou amante destas frutinhas maravilhosas e de geléias de uma forma geral. Já anotei sua receita.

Na cidade, tenho umas dez mudas que consegui plantando as sementes.
Também tenho um pé já formado em sítio(não fui eu quem plantou)
Não sei muito bem como cuidar das mudas. Você poderia me ensinar?
Elas gostam de sol? Como regá-las?
Como adubá-las? etc...

Desde já te agradeço.
Abraços e meus parabéns.

Márcia Bittar
Email: marciabittar@hotmail.com

Graça disse...

Nossa! Plantar uvaia no vaso? Nunca vi! Sou apaixonada por uvaia e tenho vários pés no quintal. Na casa dos meus pais, em São Paulo, sempre tivemos dessa fruta. Cresci saboreando suco, que é uma delícia. Fiquei surpresa de encontrar alguem que cultiva num vaso. Aqui no meu quintal nascem mudas de montão. Como estou longe de meus filhos, congelo polpa e quando eles chegam é aquela festa. Fazemos geléia tambem e, às vezes, mando para meu filho que mora em Rio Grande, RS. Para mim o suco dessa fruta maravilhosa abaixa a pressão, pois dá um soninho ....!

Graça disse...

desculpe, esqueci do email: graca_maz@hotmail.com

Soares disse...

Sou fã de uvaia desde criança e fiz
questão de plantar l no quintal mesmo cimentado e época de saborear
tá chegando...no www.todafrtuta...
fala sobre ela também.....Abraços
soaresil@yahoo.com.br

Unknown disse...

TITO IBANHES dIZ:
Hoje conheci a Uvaia, nunca tinha ouvido nem falar, é ótima como suco, chupar a propria fruta, e fazer uma caipirinha então?! Tomei de cachaça mesmo. Uma delicia.

Anônimo disse...

Oi!
Eu também adoro uvaia! Em Jaú, no interior de São paulo, tem um sorvete de uvaia maravilhoso que a gente encontra sempre no final do ano, no Pereira. Eu vou lá só para tomar sorvete... Também plantei uvaia em casa e este ano floriu bastante, com toda essa chuva fora de época. Plantamos uma muda num lugar que recebe bastante água, e isso fez muita diferença. Procurando receitas, cheguei aqui. Muito legal, Neide! Um beijo, Luiza

Anônimo disse...

ola Neide, meu nome e Ezio e fiquei impressionado com tanta gente comentando sobre uvaia, tenho um pezinho dela que plantei fazem 2 anos e ja produziu algumas vezes, mas o que quero ´mesmo é saber como fazer a polpa e o suco, se vc tiver alguma receita me manda por favor,obs. moro em Brasilia e pelo visto essa fruta é cultivada em todas regiões do Brasil, um grande abraço. segue meu email ezio@tc.df.gov.br

Anônimo disse...

olá tudo bem?? meu nome é Nádia e moro na cidade de Rio Claro, interior de SP. Tenho um pé de uvaia em meu quintal, que tem mais ou menos 4 metros de altura e este ano se superou, pois nunca havia dado uma carga tão grande e com frutos tão enormes também... mas infelizmente é da qualidade azeda, e põe azeda nisso (rs)!!! já tentei plantar sementes da doce em minha casa mas infelizmente não vingaram... será que você pode conseguir uma mudinha da doce prá mim??? ah, também gostaria muito de receber receitas com essa fruta maravilhosa que conheço desde a minha infância. Obrigada. Se quiser me responder, fique à vontade para enviar em meu e-mail: nadia@moinhospedrabranca.com.br

Marcos Ribeiro Gomes disse...

Olá! Sou da turma que tem a Uvaia como lembrança de infância aqui na capital (SP) e no interior (Jaú),cidade de meus avós, onde uma pessoa anteriormente já postou comentário sobre o sorvete de massa que lá é feito e que é maravilhoso. Hoje comprei uma muda desta árvore e ainda não decidi se planto em vaso ou se no sítio. Engraçado como esta frutinha remete a tantas considerações/lembranças às pessoas, deliciosa, aromática, ácido/doce, suigeneris. Talvez fiquemos tão apaixonados por esta frutinha porque é prenuncio da primavera e de dias mais quentes e claros quando ela floresce e amadurece. PS: Ainda hoje comentava com minha mãe sobre a possibilidade de geléia de uvaia e não é que encontrei aqui (rs). Obrigado e adorei as fotos destas frutas cor de Ouro! Marcos ribeiro_marc@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá, Neide.
Sou Karla Barbosa, e feliz estou por ter encontrado o seu blog.
Conheço Uvaia desde da minha adolescência, na casa de uma colega tinha um pé de Uvaia em um cantinho do quintal já todo cimentado, deveria ter no máximo uns 2 metros, mais dava tanto que eles não davam conta de consumir e acabava estragando, o cheiro que fica no ar e também quando se esta fazendo o suco ficou tão marcado que não esqueci, posso dizer que foi paixão a primeira golada.rsrsrs
Por um tempo aproveitei a oportunidade de estar tomando o suco desta maravilhosa fruta, a nossa amizade se distanciou e nunca mais ouvi falar em Uvaia e também acabei me esquecendo o nome, mais ficou tão marcado que nunca me esqueci daquelas tardes que tomávamos o suco geladinho dela.
Morei longos anos no Rio e por lá nunca tinha visto ou ouvido falar nesta fruta, acho que por lá não deve ter, mais por curiosidade sempre procurei por lá.
Bem, faz um ano que mora em Arujá-SP, que é próximo de minha cidade natal Cachoeira Paulista-SP, vim morar por aqui em FEV/08, claro que em Outubro as Uvaieiras estão começando dar seus primeiros frutos, e qual foi a minha surpresa passando por uma rua bem próximo da minha casa, tinha vários pés de Uvaia, onde reconheci o seu cheiro no ar, posso dizer que o meu coração bateu mais forte e emocionadíssima fiquei.
Quando perguntei ao moço que fruta era aquela e ele disse Uvaia, tive a certa que era realmente aquela fruta maravilhosa que experimentei e nunca mais me esqueci.
Pra mim é realmente a fruta mais gostoso e mais cheirosa que já conhecia na minha vida, quem a conhece e experimenta nunca mais vai esquecer.
Tanto é o meu amor pela fruta que este ano resolvi comprar um pé e replantar em um vaso, detalhe moro também em apartamento aqui que tem uma varandinha minúscula mais bate bastante sol agora no verão, tenho também um pé de limão galego ou limão-cravo como conheço desde da infância que também amo de paixão, p/ mim é o melhor limão p/ tudo.
Neide, amei seu post sobre a Uvaia, é tudo isso que disse e muito mais.
Neide, poderia me ajudar em uma coisa, queria saber como faço p/ cuidar da minha Uvaia, p/ que possa crescer bonita e dar muitos frutos, e também espero que seja da variedade doce e como faço p/ podar o meu pé de limão, este já vai demorar p/ dar frutos porque ele nasceu de semente, ele já fez um ano?
Qualquer dica já valerá.

Bjs enormes em seu coração....
E muitas Uvaias p/ vc.

Fique c/ Deus...


Karlinha

Karlabarbosa@globo.com

Anônimo disse...

Neide
Quando eu era criança tinha um pé de uvaia na minha casa, em Curitiba. Eu adorava a frutinha.
A casa foi vendida e o pé de uvaia foi cortado. Não dá prá acreditar...
Hoje moro em Aracaju - SE e nunca mais vi ninguém falar que tinha esta planta. Será que você poderia me enviar umas sementinhas pelo correio? Vou tentar cultivá-la aqui em Aracaju, apesar do clima quente. Se for possível, eu mando meu endereço para seu e-mail pessoal, OK?
Um beijão!!

Gina

Anônimo disse...

Olá minha querida.Sabe me dizer onde consigo sementes ou mudas de UVAIA?

Bjus.

Jackie B.
jackiebrz@mandic.com.br

Neide Rigo disse...

Oi, Jackie!
Talvez você consiga mudar na http://www.ciprest.com.br/produtos.htm

Um abraço,
N

demmy disse...

Olá Neide! Que surpresa agradável a minha ao pesquisar sobre "uvaia" e descobrir você com todas essas informações. Há muito tempo venho perguntando às pessoas aqui em Brasília, onde moro, mas ninguém até hoje me disse conhecer a tal uvaia. Cheguei a pensar que a fruta era fruto(gostou?), da minha imaginação, da minha infância vivida em São Carlos, minha querida cidade natal, aliás, a uvaia e a pitanga são as frutas da minha infância. Meu nome e Dermeval, mas assino "Pereira Lima", como locutor noticiarista da Rádio Justiça-FM, aqui no Supremo Tribunal Federal em Brasília.Um forte abraço! Demmy.

Neide Rigo disse...

Oi, Demmy!
Você é, então, mais um fã da deliciosa fruta. Quem já provou sabe do que estamos falando. Obrigada pelo comentário.
Um abraço,
N

Anônimo disse...

Conheci uvaia ainda criança, e esta semana descobri um pé dentro do condominio onde moro, pensa só, catei uma bacia, eram tantas! comi, fiz suco e ainda sobrou, congelei, resolvi fzer um doce, Humm ficou uma delica..

Raquel Alvarenga disse...

Estou apaixonada pelo seu blog!!! Por favor, poste mais!!!! Grande abraço!

Anônimo disse...

Oi,
conheço essa fruta com outro nome: orvalho ou orvalha... uvaia pra mim era desconhecida, rs
perto daqui tem um pé, q por essa época anda carregada de florezinhas... no final do ano o pé fica baixo de tantos frutos! ótimos!
Lisa

Alan de Oliveira disse...

Minha cara,tenho imensa saudade do sabor da uvaia,cresci com esse sabor,pois morávamos em São João da Boa Vista,e lah parece-me que eh comum,depois q mudamos,nunca mais senti o prazer imenso de um suco de Uvaia......jah tentei plantar uma pra fazer bonsai,mas não deu certo.então,fico cá na saudade dos sabores de minha infância....big abrx
Alan de Oliveira.

Anônimo disse...

Conheço uvaia há muitos anos. Todo ano, na época das frutas (setembro a outubro)apanho,limpo,retiro as sementes, bato no liquidificador,passo por uma peneira aí faço sucos, geladinhos,geléias que guardo pra comer durante o ano e congelo a polpa pra ir fazendo suco aos poucos...
A fruta é deliciosa, nutritiva e muito cheirosa.
Aqui em minha cidade tem aos montes, pois todos usam a fruta e fazem mudas com as sementes e dão de presente pra quem não tem um pé em casa. Assim a fruta nunca se acaba né?
Bj pra vc

Anônimo disse...

Meu nome é Cássia Putini e moro em Bueno Brandão, bem no sul de Minas Gerais e aqui em minha cidade tem muita, mas muita uvaia, uma frutinha deliciosa e muito cheirosa.Quase todo mundo aqui tem um pé de uvaia no quintal e na época das frutas que vai de setembro a outubro todos chupam a fruta ou fazem sucos, geléias e com as sementes fazem mudas que são distribuidas entre os amigos e conhecidos. Assim, todo ano aumenta a plantação da fruta. Pena que só dê uma vez ao ano... mas acho que por isso mesmo ela é tão gostosa.

Anônimo disse...

Olá Neide. Li diversos comentários sobre a uvaia, planta que conheci em Cruz Alta(RS), em 2009, no Sitio de Dom Jacó Hilgert. Como já havia passado da época da fruta, trouxe para Novo Hamburgo uma sacola de sementes que plantei e distribuí para conhecidos e parentes. Agora me perguntaram se o chá da folha da uvaia é bom para quem tem diabete. Não vi nada sobre isto. Será possível? inaciowolfart@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, Neide. Que interessanre! Hoje 01/09/11 pela manhã quando levava meu filho para escola(somos de Rio Claro-SP)paramos na "praça da liberdade" em frente a matriz no centro da cidade, próxima a escola para apanharmos algumas uvaias que estão super maduras e em plena praça, uma maravilha, depois em pesquiza encontrei seu blog com comentarios sobre a fruta que é muito conhecida aqui em Rio Claro; que saudades do tempo de criança quando tomávamos o suco das mesmas.
Gratificante ver e ler sua matéria e tantos comentários! Parabéns. Abraços. Gilson.(e-mail: gilsonwenzel@vivax.com.br)

Natália disse...

pelo oque eu ouvi dizer as uvaias, assim como as pitangas, são muito sensiveis, e o transporte dessas é muito dificil, por isso não são comercializadas

Anônimo disse...

Ola Neide: Tenho plantada aqui no sitio em Campos do jordao sp, ja fiz alguns testes. Hoje farei - Camarao grelhados a provencal e compotas de urvaias.Se tiver alguna dica eu aceito e postarei depois o resultado.
Grato , Geraldo Moliterno- Chefe de cozinha.

Marta-Magda disse...

Oi Neide, adorei seu blog, eu estava na internet justamente procurando alguma informação sobre essa frutinha que aqui em casa sempre conhecemos como ORVALHO. Nosso pé está carregado, colhi duas bacias cheias e ainda ficou muito sem colher pois estavam muito alto. Ai mamãe falou que não sabia o que fazer com elas. Como são muito azedinhas e tem muitos "bigatinhos", aqui em casa nunca ninguem come. Mas, achei o seu blog e fiz a geléia, com o que sobrou congelei pra fazer sucos e uma batidinha, quem sabe. E ainda fiz uma jarra de suco e dei pra mamãe provar. Ela adorou. Agora, com seu blog, descobrimos o nome correto UVAIA. E vamos passar a usar muito. Vou ver se consigo gerar mudas de todas as sementes que separei. E estou torcendo pra ter acertado o ponto da geléia.
Beijos.

Anônimo disse...

olá, sou professora em Minas Gerais para ser mais precisa em Sacramento triângulo mineiro.
Estou exatamente nesse momento digitando uma aula de matemática bélissima dada pela minha irmã para sua turminha de educação infantil, onde ela usou o pé de uvaia que tem no jardim da nossa escola para intorduzir o sistema numérico.
fiquei muito feliz ao ler os comentários e perceber o carinho que você Neide tem por essa fruta, adorei a receita da geléia.
Meu nome é Karina e meu e-mail é karina.rocha112yahoo.com.br
Abraços!!
Abraços!

ror disse...

voces estao comentando sobre uvaia,tudo bem,eu tenho um pezinho no meu sitio,gostaria de saber como trata-lo para que ele fique robusto e de muitos frutos.

so para que voces saibam eu tenho um pe de cambuci todo florido e prometendo muitos frutos;conhecem?

Anônimo disse...

Olá Neide,

Comprei uma muda de uvaia no CEASA de Campinas de +/- 80cm há mais ou menos 6 meses (em setembro). Plantei em um vaso grande e aos poucos ela foi crescendo alguns galhos e já teve pouquíssimos frutos. Com essa época de chuvas no fim do ano ela começou a envergar (ela tem caule bifurcado) e como precaução semana passada coloquei um cabo de vassoura do lado para sustentá-la mais ereta. O problema é que essa semana ela começou a perder muitas folhas. Aparentemente não tem nada nela, nem fungos, nem nada. Nenhum cachorro urina nem ninguém mexe, pois fica no meu quintal. O que pode ser? Todo mês coloco um fertilizando, aqueles de misturar, mas não lembro qual exatamente. Será que tem a ver por eu ter enfincado o cabo de vassoura próximo ao pé? Será que é o normal da época? Não estão caindo folhas novas não, só as mais antigas.

LordDeathBr disse...

Oi, Neide. Gostei muito da sua publicação a respeito da uvaia (ou uvalha, como dizem os mais cultos). Uvalha talvez seja um dos melhores sucos que já tomei. Em uma conversa com uma funcionária da escola onde trabalho, recordei da frutinha e, como Dona Conceição já tem mais que o dobro a minha idade, nasceu no campo, e possue um conhecimento inacreditável, perguntei se a conhecia. Meu primeiro e único contato com a uvaia foi no quintal do meu avô, nos meus primeiros anos de vida. Meu avô a chamava de "orvalho", e cresci com este nome da cabeça. Dona Conceição não se lembrou, então resolvi buscar no Google. Para minha surpresa, muitos também a chamam assim, e não é de se espantar! Sua textura ligeiramente aveludada, com o orvalho da manhã, torna a fruta mais linda do que é. Sempre acordava com o raiar do sol, primeiro que todos, e ia brincar no quintal, sentar ao sol, e chupar a fruta direto do pé. Quando vi as imagens no Google, não contive a lágrima, escorreu pelo rosto, assim como o orvalho daquelas manhãs de sol. Dona Conceição conhece sim a Uvaia, mas não soube dizer onde posso achá-la. Agora vira-e-mexe pergunto aos mais velhos onde posso encontrá-la. Não sabia que era possível fazer tantas receitas com ela! E isso me deixa mais empolgado ainda de, tão logo seja possível, ver um pé de Uvalha crescendo no jardim de casa!

Carla Kruger disse...

Eu comprei uma muda no mercado e está plantada em vaso, mas até hoje nem sinal de frutos. Demora quanto tempo p primeira safra?

leonardolobianco disse...

Meu vizinho tem um pé de uvaia na casa dele e faz as mudas a partir da semente. Eu acabo fazendo as distribuições das mudas pra ele, pra ajudar, no entanto, todos que plantam acabam comentando comigo, que o pé não desenvolve, não cresce, o que pode estar ocorrendo? Seria um fato normal, mesmo no caso de algumas pessoas comentarem comigo que regam e colocam adubo com assiduidade?

Vanessa Nascimento disse...

Olá Neide, como muitos,também conheci a Uvaia quando criança na casa de minha avó. Na época chamávamos de "orvalha" , a árvore era bem alta, era das azedinhas e tinha muitos bigatinhos. Meu pai plantou uma árvore em casa. Demorou anos para começar a dar fruta e quando começou eram bem pouquinhas, começou com umas duas, e nos anos posteriores foi aumentando, cada ano que passa aumenta o número de frutas, no mês de julho desse ano começou a dar frutas e não pára mais, estou colhendo umas 30 frutas por dia em apenas um pé. A nossa frutinha é bem diferente da minha avó, essa nunca deu bigatos, é muito docinha(o segredo é comê-la quando bem amarela, quase laranja, bem molinha e bem passada, assim fica docinha). Se quiser mais durinha, fica mais azedinha,é bom para sucos. Não tenha pressa para colher, espere até que madure bem.
A gente molha bem o pé todos os dias, assim ela dá mais frutas, já tem mais de um mês que está dando muitas frutas todos os dias, estamos até distribuindo para os vizinhos e parentes. Sou de Porto Ferreira, interior de SP. (nascimentomatematica@hotmail.com)

Neide Rigo disse...

Vanessa, obrigada pelo comentário. Que inveja!!
Um abraço, n

josué disse...

Neide, moro em Bombinhas SC estou a muito tempo tentando salvar um pé de orvalha (nome conhecido aqui) de cerca de 8 metros, esse pé esta em um terreno frente ao mar e ja podaram ele e estão tentando derrubalo para construção, acionamos o departamento de meio ambiente mas ficaram só na multinha, é uma pena que logo ficaremos sem essa frutinha na nossa vizinhança, tenho 40 anos e na minha infancia ja comia frutas nesse pé, é muito doce.

Anônimo disse...

Gostaria de fazer uma pergunta. aqui no meu trabalho tem um pe desta fruta so que outro dia comi umas. me de uma diarreia tremenda porque sera?

Zilda disse...

Comprei um pé de uvaia porque foi minha fruta de infância. Mas ela já tem seis anos e até hoje só da flor e não fruto. O que eu faço para ter frutos ? Adoro essa fruta e era meu sonho ter um pé. Mas se não tiver frutos não adianta.

Unknown disse...

Oi tudo bem... alguém sabe como se faz o cha das folhas de uvaia.. ..?

Ana Maria disse...

Olá Dennis eu tenho 2 pés de Uvaia na minha casa...e eu observei que qnto começou a cair as folhas...logo em seguidas brotaram outras e o outro pé foi a mesma coisa então eu nao me preocupei mais...elas derrubam as folhas velhas pra brotarem outras novas...����...isso sempre perto da frutificação...

Cibele disse...

Você sabe como conservar a uvaia após a colheita?
Elas estão lindas no pé mas quando colho elas começam a murchar.

Unknown disse...

Gostaria de saber qto tempo uma muda de uvaia demora pra dar frutos

Anônimo disse...

Nós temos um pé de Uvaia no sitio, e demorou 6 anos para dar frutos, mesmo plantado no sol. É o tempo que demora mesmo..