quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Um domingo com Mari Hirata, parte 6 - Salmão


Continuando o jantar com Mari Hirata, o salmão foi o último prato a ser feito e foi à mesa quentinho e fragrante. O preparo começou um dia antes com o marinada de misso, que deve se infiltrar no peixe de maneira suave, sem agredir e descaracterizar o sabor do salmão. Por isto, Mari usou um pano de gase para isolar o peixe do contato direto com a pasta. As tramas largas do algodão permitem a passagem do tempero na medida exata. Maravilhoso. E na brasa deve ficar muito bom.

Salmão marinado no misso

Cerca de 1 kg de salmão com pele
5 colheres (sopa) de shoyu
5 colheres (sopa) de sake,
5 colheres (sopa) de mirim
500 g de misso branco
500 g de misso vermelho
Manteiga (suficiente para grelhar na frigideira)

Comece o preparo um dia antes. Corte o salmão em pedaços. Numa tigela, misture todos os ingredientes restantes para formar uma pasta. Espalhe a metade desta mistura no fundo de uma travessa de louça ou vidro. Cubra com uma camada de gaze (algodão de tramas largas) e coloque os pedaços de salmão ajeitados numa só camada. Coloque outra camada de gaze e espalhe por cima a pasta restante. Cubra a travessa com filme plástico e mantenha na geladeira. Na hora de servir, derreta manteiga numa frigideira antiaderente e grelhe os pedaços de salmão, até dourar dos dois lados. Se puder, grelhe na brasa. Espalhe por cima um pouco de cebolinha em tirinhas e sirva com legumes cozidos.

3 comentários:

Anônimo disse...

A Mari é Maravilhosa né. Muita competência.

Sill disse...

Nossa Neide! Fiquei esperando e imaginando o que ainda podia vir dessa dupla depois de tudo de bom que vc descreveu, mas esse salmão... O que é isso????

Eli disse...

Neide um luxo!!