quarta-feira, 11 de julho de 2007

Carne de fumeiro


Eu a chamo de carne de fumeiro, mas sei que no nordeste ela é feita com carne de porco. É especialidade do meu pai esta feita com acém de vaca. Ele esfrega sal na superfície e pendura a peça a uns cinco palmos do fogão de lenha, que fica aceso durante todo o dia. À noite, para evitar o ataque dos gatos e outros bichos já que o fogão fica numa cozinha aberta, a carne é recolhida para voltar ao seu posto pela manhã. Durante 3 dias a carne fica neste vai e vem, até que ganha um ar meio ressequido e perfume leve de bacon. Agora, no inverno, não é necessário proteger a iguaria com tela já que não há moscas, mas no verão precisa. Uma delícia com as favas brancas colhidas no sítio ou compradas na casa Santa Luzia e cuja receita darei amanhã.

É só tirar o excesso de gordura, deixar de molho e cozinhar.

3 comentários:

Bia disse...

Oi, encontrei seu blog procurando informações sobre a carne de fumeiro (a nordestina, feita com carne de porco). É que estou com uma peça de lombo (de fumeiro) que comprei em Salvador e estou na dúvida de como preparar. Você tem alguma pista?
obrigada,
Bia

Gabry disse...

Oi, eu tambem encontrei o blog procurando "carne de fumeiro", comei uma epoca là em Salvador, carne de porco morna sobre a cama de cebolhas, me lembro uma delizia.
Tambem eu gostaria de saber informaçoes para cozinhar esta receita, eutenho um "fumador", negocio para fumar (carne ou peixe), mas gostaria seber mais, alguem que pode-me ajutar?
Muito Obrigado
Gabry

Desculpe para meu portugues, mas eu sou estrangeiro.

Raymmond disse...

Carne de fumeiro

Pegue a carne de porco (lombo) ou bisteca inteira e retiro o osso de forma que ele fique inteira,depois abra na transversal com dois a 3 dedos de espessura.Tempere com sal,cominho,corante,azeite de oliva e deixe na geladeira.No dia seguinte coloque no defumador> deixe defumar um dia ou dois. Depois é só assar na brasa ou frita.Faça cebola gratinada e jogue sobre,ou um pirão de leite.Mais receitas peça por e-mail.r.asj@hotmail.com