sexta-feira, 20 de maio de 2011

Araçá-boi de Limeira

Acabei de receber uma caixinha perfumada do Edilson, do Viveiro Ciprest: "Boa noite Neide, enviei os araçás boi, a mesma planta produz frutos de vários tamanhos, semana passada amadureceu um gigante, tem outro enorme que amadurecerá semana que vem. Foram uns grandes para você e alguns médios e pequenos. A caixa estava um perfume só. O suco dele é muito bom, sei que estão usando uvaia em receitas de carnes exóticas, ele é muito semelhante à uvaia no sabor, menos ácido.

Lá em Fartura temos (ou tínhamos,o sítio acabou de ser vendido) um pé que já deu um fruto. Veja aqui. Mas deu numa hora em que eu não estava lá e meu pai congelou. Então as dois frutos que eu havia provado até hoje, este de Fartura e outro amazônico, numa aula do Conde Aquino e da Dona Brasi, no Paladar Brasil, eram congelados. Os que ganhei hoje estavam fresquíssimos, colhidos ontem.   

A fruta, Eugenia stipitata, é parenta do araçá, da goiaba e da uvaia, nativa da Amazônia peruana, é cultivada em pomares domésticos no estado do Amazonas, especialmente ao redor do rio Solimões - a árvore tem porte baixo, ideal para se ter em quintais. Mas se adapta facilmente em outras regiões, basta ver estes de Limeira.  O perfume primário é de um  pomar inteiro de goiabas maduras. A pele velutina é de uvaia e o sabor é uma rica combinação das duas frutas, com pouco açúcar e muita acidez e suculência.  Pensei num suco refrescante, mas logo se percebe que as possibilidades culinárias são infinitas, nos doces e salgados. Geleias, sorvetes, cremes, recheios, bolos, marinadas para carne, molhos para peixes e uma centena de etecéteras. 

Fiz esta gelatina de agar só pra aproveitar o suco rapidamente - um só fruto rendeu meio litro.  A acidez de um fruto o torna muito mais versátil numa cozinha. E se é pouco doce e tem sabor e perfume marcantes, então, dá para viajar.  


Para a gelatina de araçá-boi: bati um araçá sem caroços e bem lavado no liquidificador com 1 xícara de água. Se quiser um suco mais forte, use dois frutos. Coei e reservei.  Numa panela, coloquei 3 colheres (chá) de agar-agar em pó (kanten) com 1 xícara de água e 4 colheres (sopa) de açúcar. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até o açúcar e o kantem se dissolverem. Junte o suco aos poucos, mexendo bem e tire do fogo antes que volte a ferver. Agora é só colocar em forminhas e deixar esfriar fora ou dentro da geladeira. Pode fazer em formas engraçadinhas e ainda servir com creme de leite batido e batizado com raspinhas de limão. E nhac!

Quem quiser ter um pezinho de araçá no quintal ou na praça da vizinhança, saiba que ele logo frutifica - cerca de dois anos, chama muitos pássaros e rende estes frutos suculentos e ricos em vitamina C. O Edilson, da Cipreste, entrega para todo o Brasil por Sedex.  Pode confiar, que a planta chega inteirinha (veja este pé de limão kafir que ele me presenteou também).

Edilson Giacon

Fone (19) 3451-5824 / 9144-7580
Ciprest - Mudas de Plantas - Limeira- SP
www.ciprest.com.br/produtos.htm 
www.picasaweb.google.com.br/Edilson.Giacon

8 comentários:

Lih Trevisan disse...

OI Neide! Te acompanho a bastante tempo e adoro estes ingrediente que você nos apresenta. O Ora-pro-nobis conheci aqui, e consegui uma muda que plantei na hortinha lá de casa!

Doralice Araújo disse...

Recentemente conheci o teu blog, Neide; já sou fã. Farei uma leitura vertical para melhor apeciar a disposição de escrever e compartilhar informações tão preciosas.

Mesmo sem ler inteiramente os textos da página vale a recomendação, portanto, os meus leitores já visualizam o seu COME-SE.

Receba o meu abraço e a certeza da leitura regular.

Clara Ferrari disse...

Oi Neide,


sigo voce pelo blog.Adoro.Como sempre apreciei e ainda, o seu trabalho na CARAS, fico sempre em dia com as novidades.Um ab.
Clara.

Olivia disse...

Neide, olá. Conversei com o Douglas Bello semana passada e ele disse que esse ano deve começar a dar araçá-boi na fazenda. Vamos esperar!

Anônimo disse...

Estou muito triste e verdade que vendeu o sitio tao belo e que tem sua cara em FARTURA .... TO DESOLADA PENSEI UM DIA EM CONHECE-LO MAS NEM TUDO QUE A GENTE QUER E POSSIVEL NE.... bEIJOS DENISE

Unknown disse...

Neide, leio seu Blog desde que a testeira era um paneleiro,coisa mais linda. Você é incrível, fala das coisas que eu gosto, do jeito que eu gostaria de saber falar; grita pelas coisas válidas como todos deveriam gritar. Tive que ler inúmeras vezes, para me convencer: "o sítio acabou de ser vendido" (copiei e colei, não tive coragem de digitar).
Uma vez tentei me comunicar com você e acho que não acertei, hoje pedi ajuda dos filhos. Meu coração está com você e algumas fotos do sítio estão comigo. Abraços e saúde prá Dona Olga e seu Antônio. Elsa

Anônimo disse...

Bom dia, Neide! é impressionante como a vida é repleta de encruzilhadas em que temos que decidir qual o melhor caminho a seguir, sendo que muitas delas nos fazem revirar a estabilidade conquistada. Tenho certeza que a escollha de seus pais está apoiada no alirce familiar e que seja o melhor para todos. Felicidade a todos, é meu desejo!
Izabel.

Unknown disse...

Só você mesmo. Temos essa fruta no sítio. O suco é ótimo. Vivia dizendo que iria mandar para você decifrá-la. Não precisou.
Bjs