quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sunapu, sweet snap, ervilha-doce



As delícias que trouxe da horta da Marisa Ono ainda estão rendendo. Um dos ingredientes mais surpreendentes que ganhei da dona Margareth foram estas ervilhas doces. Marisa conheceu a vagem no Japão (ela fala disto no seu blog
Delícia), e hoje dona Margareth as cultiva com o maior carinho. Mas parece que esta variedade, Pisum sativum Super, é chinesa de origem.
O incrível é que a vagem gordinha e suculenta é toda doce. Crocante e sem fios, quase dá pra comer de sobremesa. Como petisco cru, com certeza. E, mesmo quando as sementes, algo cúbicas, já estão grandes e podem debulhadas para ser usadas como ervilhas comuns, as vagens continuam crocantes e doces. Assim, você pode ou usá-las inteiras ou separadas dos grãos.
Antes que eu comesse todas cruas mesmo, resolvi separar vagens e sementes para fazer dois pratos - um arroz e uma salada com outros ingredientes de Ibiúna - os tomatinhos-cereja que foram plantados por passarinhos, e o queijo poronguinho que a Marisa fez.

Aproveitei para incluir as vagens em mais um prato único, feito na panela elétrica, ideal para cozinhas em reforma
Arroz com vagens de ervilhas-doces: refoguei cebolas em azeite numa panela elétrica (porque minha cozinha em reforma ainda está uma zona empoeirada e sem fogão), até ficarem douradas. Juntei 250 g de bisteca de porco cortada em tirinhas e previamente temperadas com 1 colher (chá) de sal, e deixei fritar um pouco. Acrescentei 1 colher (chá) de páprica defumada picante, um quarto de pimentão vermelho em tirinhas e uma cenoura picada e refoguei mais um pouco. Coloquei 1 xícara de arroz cateto branco e mais 1 colher (chá) de sal. Despejei 2 xícaras de água fervente e umas 20 vagens de ervilha-doce sem os grãos, cortadas ao meio. Quando ferveu, reduzi a temperatura, tampei e deixei cozinhar até que o arroz ficasse sequinho e macio.Rendeu 4 porções
Salada Ibiúna, com grãos de ervilha-doce e queijo poronguinho: bem, só de ver a foto, você sabe a receita. Queijo em cubinhos, os tomatinhos da marisa cortados ao meio, pimentão vermelho, salsinha, sal, pimenta-do-reino, azeite, vinagre. Ah, os grãos de 20 ervilhas doces foram cozidos por 2 minutos em água salgada fervente. Escorridas e jogadas quentes mesmo sobre os outros ingredientes. E Nhac com pão!
Estas da foto são ervilhas comuns frescas -
veja que a vagem, embora comestível, é fininha e flexível. Nelas, o grande atrativo são as sementes, geralmente usadas secas como feijão. As ervilhas-tortas, outra variedade, tem como maior interesse as vagens verdes, grandes, macias e flexíveis, e não os grãos. Já na ervilha-doce, tema deste post, as duas partes frescas, vagens crocantes, suculentas e quebráveis, e sementes são de interesse gastronômico.

7 comentários:

Andréa Potsch disse...

Neide,
Adoro essas ervilhas! A primeira vez que comi estavam cruas em uma salada e à princípio achei muito estranho...hihih Mas ao provar adorei! Ela é muito comum nos Estados Unidos, é uma pena não venderem por aqui!
bjs

heguiberto disse...

Neide,

A flor da sweet-pea tem um perfume excelente, parecido com lavanda. As flores são brancas, rosas ou roxinhas.
Os brotos da planta (+- 10cm cortados do topo) quando refogados com sal, azeite e alho ficam divinos! Fala para a sua amiga Marisa se não provou que experimente! Abraços,
Heguiberto

Marisa Ono disse...

Dona M colheu mais algumas ervilhas hoje...

clau disse...

Nossa...eu amo ervilha!!
Quando as vagens estao fresquinhas, entao,comemos as bolinhas cruas, mm.
Sao maravilhosas!
Sem contar que tb sao magicas! rss
Boa semana, Neide.
Bjs!

. disse...

Neide

Faz uns dois anos que ganhei sementes dessas maravilhosas ervilhas.
Foi uma japonesa que mora no meu Condomínio quem me deu.
Fica quase um mês dando as vagens,depois o pé seca...planto novamente,é incrível como vc pode plantá-las o ano inteiro,eu adoro comê-las cruas.Faço saladas com alface,ou outra verdura e coloco-as no meio...maravilhosa,vivo dando semente para amigas.
Abços

Anônimo disse...

Neide,
morei na África do Sul e lá experimentei vários alimentos que jamais encontrei aqui no Brasil. A ervilha doce era uma delas. Como posso obter um pouco delas ou onde posso comprar sementes para plantar?
meu email borisarana@gmail.com
Bjs

Neide Rigo disse...

Boris, eu ganhei as vagens, mas acho que você pode conseguir sementes num destes sites que eu indico aí do lado, nos links de Comércio Legal.

Um abraço, N