quarta-feira, 19 de junho de 2013

Quem quer mangarito? Já tem pra comprar

Para comer ou plantar.  Acabei de receber email do amigo Bernardo pelo grupo do Slow Food. Reproduzo para os interessados. Aproveite, que a hora é esta.  

"Olá amigos da rede Slow Food.
Um produtor conhecido meu aqui de Santa Catarina iniciou o plantio de Mangarito no Vale do Itajaí. O Mangarito é um tubérculo maravilhoso de casca roxa e interior bem alaranjado, com perfume e leve adstringência no paladar. 
Este tubérculo encontra-se em vias de extinção devido ao difícil manejo e crescente desinteresse dos produtores em produzi-lo, preferindo a produção de Aipim pela facilidade de manejo e venda.
O Mangarito só produz no mês de Junho, mas pode ser estocado descascado e congelado. Os interessados podem contactar Delmar pelo telefone 47-8421-1082. Grande abraço a todos, Bernardo Simões"

44 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Neide. Finalmente fui apresentada ao mangarito. Foi ontem, numa excursão do SESC de SJCampos à Paraibuna. Numa Oficina Gastronômica com João Rural, descasquei vários deles, comi e gostei. Ainda não posso comprar para plantar (preciso antes do terreno), mas já posso dizer que conheço, né? Em tempo, falei de você e do Come-se à nutricionista do SESC que nos acompanhava na excursão. Quem sabe te convidam para vir a minha cidade?? Bjs, Liliana.

Unknown disse...

Boa noite, gostaria de saber qual a cidade do vale tem este produtor? Moro em Itajai.

Herbert disse...

Boa tarde! comecei minha plantação de mangarito ano passado e fui bem sucedido... Esse ano plantei cerca de quarenta quilos de semente e a plantação está maravilhosa; espero fazer boa colheita. Uma boa colheita se consegue com uma terra bem gorda, fofa e úmida. Carlos Roberto Schumann - Timbó,SC 47-91732287.

Luzia disse...

Bom dia! Há mais de 50 anos não vejo esse tubéculo e já havia até me esquecido de sua existência. Gostaria de saber como conseguir uma muda ou semente, lembro-me que o mangarito veio de Minas Gerais.

Unknown disse...

Eu consegui comprar 5 k .parece mentira . Fui apresentada ao mangarito uns 15 anos e não achava para comprar muita gente não conhece .Quando achei nem acreditei. Agora sei que no mês de junho até agosto posso comprar.

Anônimo disse...

Por favor, é possível alguém me vender uns dez mangaritos pra que eu possa começar a cultivá-los? Já comi quando era criança e gostava muito, mas infelizmente por aqui não encontro mais.
by: ElienaE.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

mangarito vendemos mudas tubérculo brotando para plantio
agroruralmf@gmail.com

Unknown disse...

Como faço para comprar?

Unknown disse...

quero comprar mudas umas 20 mudas

Unknown disse...

preciso do contato para comprar o mangarito
e tbm algumas mudas, fico no aguardo.

Unknown disse...

Olá gostaria de presentear meus pais com algumas mudinhas..como faço para comprar.?

Unknown disse...

Sim ainda tenho algumas com 6 cm altura. Preco de cada 50,00 mais sedex

Unknown disse...

Agroruralme@gmail.com temos bulbos e mudas

Unknown disse...

Agroruralme@gmail.com. Temos

Unknown disse...

Agroruralme@gmail.com

Unknown disse...

Agroruralme@gmail.com

Unknown disse...

Agroruralme@gmail.com















Unknown disse...

Agroruralme@gmail.com















Unknown disse...

Agroruralme@gmail.com





Unknown disse...

Agroruralme@gmail.com





Unknown disse...

Agroruralme@gmail.com







Unknown disse...

Enviamos por sedex
Agroruralme@gmail.com











Unknown disse...

Temos
Agroruralme@gmail.com

Unknown disse...

Olá,
Moro em Belo Horizonte, MG. Será que vc ou seu amigo não sabe de alguém que produza mangarito por aqui? Quero muito introduzi_lo a minha alimentação, mas não encontro para comprar!

Unknown disse...

Como faço para adiquirir uma muda?

Unknown disse...

Gostaria muito de comprar mudas. Qual telefone ou local para comprar

Unknown disse...

Geeeente eu sou apaixonada por mangará e nunca mais vi. Quando falo sobre ninguém conhece. Comia quando criança e guardo deliciosas recordações, minha vo que plantava so que com o tempo perdemos a semente. Alguém consegue uma muda pra mim? Compro onde? Quero muito!
By: Fabiana

Unknown disse...

Conheço o mangarito já ha 68 anos. Minha terra todos comiam e cultivavam. Hoje quase não existe. Quero para saborear e para cultivar, em pequena escala, no quintal. Uma delícia!!!

Mimos Ateliê disse...

Olá boa tarde!
Gostaria de saber se vocês ainda tem bulbos para vender?
Desde já, grata!

Unknown disse...

Olá Lucia. Plantávamos no meio do cafezal e comíamos muito mangaritos em Santa Fe/PR. Depois desapareceu. Em 2018 consegui uns tubérculos de um amigo e plantei. Este ano já tenho uma 2 kg de bulbos porém em Curitiba é frio e gostaria de saber como estocar os bulbos até a primavera...épica do plantio. Muito obrigado Celso Izepão. Curitiba/Pr

Unknown disse...

Olá.... Plantávamos no meio do cafezal e comíamos muito mangaritos em Santa Fe/PR. Depois desapareceu. Em 2018 consegui uns tubérculos de um amigo e plantei. Este ano já tenho uma 2 kg de bulbos porém em Curitiba é frio e gostaria de saber como estocar os bulbos até a primavera...época do plantio. Muito obrigado Celso Izepão. Curitiba/Pr

Unknown disse...

Tenho memória afetiva comendo Mangarito com mel. Eu amo.
Como adquirirmudas?

Unknown disse...

Sou de Rondonópolis, gostaria de comprar mudas. Como fasso?

Unknown disse...

Bom dia Moro em sitio sp e gostaria mto de comprar os rizomas de mangaritos para plantio ! Cm faco pra comprar cm vcs? Obrigada

Unknown disse...

Amo..ja plantei anarelo..branco.
Preto e roxo..perdi..quero comprar mudas!

Bruna disse...

Olá tudo bem, vendo mudas , envio para todo o Brasil. 75 991299113

Francisco disse...

Boa tarde como faço para adquirir mudas

Anônimo disse...

Por favor

Onde comprou me indique

Anônimo disse...

Gostaria muito de comprar mudas de mangarito como faço??

Anônimo disse...

Raquelmaria1933@outlook.com

Anônimo disse...

Verdade parabéns pelo cultivo do mangarito gosto muito uma pena que aqui em Belo Horizonte não encontra

Anônimo disse...

Bom dia!!
Pesquisando mangarito roxo para comprar, cheguei até aqui.
Quem tem Mangarito Roxo para vemder? Quero o tubérculo para consumo.