terça-feira, 25 de junho de 2013

Fritada de cará (ou inhame-da-costa ou inhame são tomé)

A depender de onde esteja, vai chamá-lo de cará ou inhame - nunca de taro ou batata ou mangarito, por exemplo. Neste caso, tanto faz, ainda que haja espécies diferentes deste tubérculo. Qualquer uma comestível do gênero Dioscorea serve, incluindo o Dioscorea japonica usado para o okonomiaky, um tipo de panqueca japonesa em que o tubérculo entra na massa de farinha. 

Ambos são Dioscorea. Ambos servem 

Neste caso, não acrescentei à massa nada além do cará e outros vegetais. Nada de farinha, nada de ovo, nada de leite. Só aproveitei a viscosidade do cará para ligar outros vegetais e temperos. 

Agora que não tenho mais a Eliana para almoçarmos juntas, estou ficando craque no preparo de pratos únicos, seja lobozó, sopas, saladas ou misturebas vegetarianas ou não. E, por favor, releve a má qualidade das fotos, por enquanto. Saiba que, de fato, o prato no final fica bem bonito.

Mexendo com a colher - também dá
Mexendo com as mãos - muito melhor

Fritada de cará com legumes 

Esta é fácil de fazer: apenas piquei ou ralei vários temperos e ingredientes que tinha sobrando,  como abóbora, cebolinha, meio tomate pequeno, cebola roxa, pimenta ardida e repolho, somando 1 xícara mais ou menos, e misturei com cerca de 1 xícara de cará cru ralado. Procure não ralar o cará antes, pois ele oxida. Descasque e deixe na água até o momento de ralar. Rale grosso e misture bem. Se você não tem nojo das própria mãos, use uma delas para incorporar os ingredientes. Tempere com sal e pimenta do reino. Coloque a massa numa frigideira antiaderente, de preferência, com um pouco de azeite, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 7 minutos. Vire com ajuda de um prato (se estiver usando uma omeleteira com tampa, melhor) e deixe cozinhar por mais 7 minutos. Vire sobre um prato e nhac! 

Ainda não testei fritar no óleo, em imersão, como aquele bolinho de taro, mas deve ficar bom. O inverso também deve dar certo. Usar aqui o taro em vez do cará. 


3 comentários:

Gilda disse...

Que delícia de fritada! Quando você postou o bolinho de taro, eu, que no dia só tinha cará, resolvi tentar. A coisa espatifou dentro do óleo de modo que não deu nem para pescar de volta. Tive que fazer achatados, em uma chapa. Por sinal, ficaram ótimos. Quem sabe você descobre um modo, mas acho que assim fica mais leve.

katia disse...

OlÁ! MUITO BOA A RECEITA E SAUDÁVEL.VOU FAZER ,HOJE.

Anônimo disse...

Muito boa a dica. Eu sempre comi cozido em água em sal. Acompanhado com uma carne ao molho. Mas vou experimentar essa. Obrigado!