quinta-feira, 27 de junho de 2013

Massa de mandioca. Bolo de mandioca. Manuel mandioqueiro. Ou Quinta sem trigo

Há alguns bolos de mandioca aqui no Come-se, como este feito pela amiga Silvinha, de Salvador, com mandioca crua ralada e espremida. Por mais que se esprema em casa, se não tiver uma prensa, sempre sobrará muita goma e o bolo fica mais denso, como um pudim. Eu adoro esta textura.  Mas aquela mandioca prensada, apenas úmida, só se consegue em casas de farinha. E as receitas com ela são muitas: bolos, bijus, bijajicas, cuscuz


O coco, ralado na hora
Massa de mandioca branca e amarela. E no meio a goma para tapioca 
Finalmente encontrei o produto para comprar na feira. Tem uns quatro meses que  Seu Manuel, baiano de Vitória da Conquista,  começou o pequeno negócio. Ele mora em Barueri, mas compra a mandioca em Itu.  Disse que começou a ralar e prensar a mandioca em casa depois de ter visto pra vender um produto bem inferior (há no mercado uma "massa de mandioca", mas feita em parte com mandioca puba). Outro produto que considera de qualidade inferior é a goma para tapioca do mercado. Então, aproveita o amido que extraí da manipueira (o caldo que escorre da mandioca prensada), junta mais um pouco de polvilho, umedece tudo em empacota, já no ponto certo para fazer tapioca.  A manipueira,  ele ainda não aproveita, mas vou começar a pedir para fazer umas experiências e, quem sabe, um tucupi branco.  Na feira, uma banquinha na esquina e um guarda-sol é o seu negócio. 


Bem, Manuel não é bobo nem nada e já inovou, oferecendo também o coco ralado que entra na receita do bolo que vem colada ao saquinho da mandioca espremida. Fiquei com vontade de fazer o bolo tal e qual para ver no que dava. Fiz e não consegui parar de comer, de tão bom.  Fica mais macio, aerado. E o sabor da combinação mandioca, coco e queijo,  você pode imaginar. Hoje comprei mais para testar o biju e repetir a bijajica. Em pouco tempo, já tem seus fregueses fieis. 

A goma para tapioca,  não comprei porque acho fácil fazer, mas a massa, sequinha daquele jeito,  é imprescindível. E as mandiocas descascadas, confiáveis - cozinharam super bem. O bom é que é tudo muito limpo e o Manuel é genuinamente simpático, meio tímido,  sem aquela falsidade marqueteira dos feirantes que te chamam de querida e fazem brincadeiras de mau gosto com idosos ou quem é diferente. Manuel trata bem os clientes de qualquer tipo. Faz mais uma feira na Freguesia do Ó e outra em Osasco. Mas se quiser encomendar seus produtos, é só ligar para ele. 


Contato do Manuel da mandioca
Residência: 11 4201 4379
Celular: 11 967 479 435 

Bolo de mandioca com coco 

3 ovos 
2 colheres (sopa) de manteiga - usei 50 g 
2 xícaras de açúcar 
1 xícara de leite 
1 xícara de coco fresco ralado 
100 g de queijo ralado (pode ser Canastra curado ou parmesão)
1 pacote de massa de mandioca  - mandioca ralada e bem espremida - 500 g
1 colher (sopa) de fermento químico

Misture tudo, coloque numa forma de buraco no meio - com espaço para crescer um pouco, e leve ao forno médio. Deixe assar por cerca de 50 minutos ou até que fique dourado na superfície e, enfiando um palito no centro da massa, ele saia limpo. 

Rende: mais de 10 porções 

E quando ele diz que a mandioca cozinha bem, pode acreditar

24 comentários:

Anônimo disse...

Neide, se você esquentar a mandioca ralada, não muito, com um pouco de água morna também, poderá depois espremer em um pano para obter a mandioca sem o leite. Funciona também para extrair o leite do coco.

Denize Ornelas disse...

Amei o blog! Que feira é essa?

Neide Rigo disse...

Denize, é a feira da Rua Dom João V.
Um abraço, n

Miguel Vieira disse...

Faz uns dias vi um desses vendedores que carregam mandioca no carrinho de mão, e notei que tinha massa -- comprei, lembrando deste post (e já salivando: adoro bolo de mandioca aeradinho). E o curioso é que... acho que deve ser dele, o seu Manuel: agora que fui olhar de novo, notei que tem exatamente o mesmo papelzinho com a receita!
Beijo,
Miguel

Neide Rigo disse...

Miguel,
vai ver ele abriu franquias. Vou perguntar a ele. Fez o bolo?
Um abraço,n

Miguel Vieira disse...

Neide, foi o que pensei. Ainda não fiz o bolo -- a massa de mandioca foi pro congelador, enquanto não termino uma canjica que fiz. Cozinha de solteiro, sabe como é. :-)

Miguel Vieira disse...

Acabei mexendo um pouco na receita (coco reidratado em vez de fresco, leite de coco em vez do de vaca, um pouco menos de manteiga), e saiu diferente do seu -- a metade de baixo ficou com cara de "pudim", a de cima virou "bolo".

Mas acho que foi o forno: estava demorando bastante para assar, acendi o queimador superior no final. Mas o sabor, enfim, ficou muito bom; com um pouco de geleia, hummm...

Neide Rigo disse...

Miguel, você fez quase um Mané Pelado. Deve ter ficado bom. bj,n

Olivia disse...

ele faz feira na freguesia? vou ligar pra descobrir onde exatamente!

arlete disse...

neide eu sou de são jose do rio preto forneco amassa de mandioca para algumas loja que vende bolo. na verdade e uma franquia de goias que tem 2 lojas aqui na minha região..realmene o bolo de mandioca e uma delicia.meu contato 17.30221924

Unknown disse...

Oi adorei o seu blog Parabéns
A medida do copo que está na receita do saquinho é aquele copo americano ou o copo grande tipo o de requeijão?

Anônimo disse...

Nossa Saudades da minha infância. Comendo um bom bolo de mandioca

Anônimo disse...

Nossa Saudades da minha infância. Comendo um bom bolo de mandioca

Patrycia disse...

Oi, Neide,
Saudades...
Tinha comprado uma macaxeira e um coco frescos na feira e deu certinho para o bolo. Ralei em ralador fino e espremi com um pano e usei queijo manteiga, que era o que tinha em casa. Coloquei um tico de leite a mais e uma pitada de sal. Ficou delicioso! Bjs

Patrycia disse...

Oi, Neide,
Saudades...
Tinha comprado uma macaxeira e um coco frescos na feira e deu certinho para o bolo. Ralei em ralador fino e espremi com um pano e usei queijo manteiga, que era o que tinha em casa. Coloquei um tico de leite a mais e uma pitada de sal. Ficou delicioso! Bjs

Unknown disse...

Tambem fabrico massas p bolo de mandioca e mandioca embalada a vacuo.sou de itapevi sp 11980330491.

Unknown disse...

Posso congelar a massa da mandioca

Neide Rigo disse...

Alda!
Pode, sim.
Um abraço,n

Piacsek disse...

Olá Neide, vc ainda tem o contato do Manuel, o telefone do blog fixo esta desligado e o celular chama mas fica mudo. Grata

Anônimo disse...

Fiz o bolo de mandioca conforme descrito na receita e quando as sou ficou meio escuro partes roxas outras marrom, não entendi. O bolo ficou muito gostoso.

Anônimo disse...

como conservar essa massa? pode ficar fora da geladeira?

Rejane de Santana disse...

Neide, eu consegui fazer a mandioca bem sequinha naqueles extratores de suco sabe. Que tira todo sumo da fruta e do outro lado a fibra?

Adoro seu blog. beijos

Unknown disse...

Existem outras receitas que se pode fazer com essa massa do bolo de mandioca?

Unknown disse...

Por favor gostaria de saber quanto tempo posso conservar na geladeira?