quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Bolo de nozes com cenoura sem trigo. Ou quinta-feira sem trigo 45

Esta receita é apenas uma variação do Bolo de nozes com cenoura da Flora, que publiquei antes de ontem (ontem foi feriado de aniversário da cidade de São Paulo e o Come-se dispensou sua equipe, perceberam, né?). Logo que fiz pensei numa versão sem trigo e não demorou para que a leitora Juliana tivesse a mesma ideia. Quero depois saber qual é a receita dela, mas a que pensei leva fubá branco e, para não ficar muito seco, incluí mel e passas. Adicionei ainda um pouco de cravo em pó. Bom para comer frio, com um pouco de coalhada seca, manteiga ou cream cheese e um copo de chocolate quente. Foi assim que comemos ontem à tarde.  Eu gostei muito e Marcos também. 


Aqui, a fórmula:


Bolo de cenoura com nozes e especiarias sem trigo 


3 ovos
1/2 xícara de mel (150 g)
200 g de fubá branco (1 1/2 xícara)
100 g de manteiga sem sal derretida (meia xícara)
2 cenouras médias raladas (250 g ou 2 1/2 xícaras)
120 g de nozes picadas (1 xícara)
1/2 xícara de uvas passas 
1 pitada de sal 
1 colher (sopa) de canela em pó
1/4 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (sopa) de fermento


Coloque numa tigela os ovos e o mel e bata bem. Junte o fubá (se não encontrar do branco, use do amarelo mesmo) e a manteiga derretida (já morna) aos poucos, sem parar de bater. Junte, então, as cenouras, as nozes, as passas, o sal, a canela, o cravo e, por último, o fermento. Misture bem e despeje numa forma de bolo inglês untada com manteiga e polvilhada com fubá. Leve ao forno médio pré-aquecido e deixe assar por cerca de 45 minutos ou até que espetando um garfo na massa ele saia limpo. Desenforme depois de morno e sirva frio. No outro dia, fica melhor ainda. 


Rende: cerca de 15 fatias
Nota: uso sempre medidas padronizadas - xícara de 240 ml e colher de sopa de 15 ml. 

20 comentários:

Cassiano Dal Pizzol disse...

Neide, Muito bom o blog e as receitas. Tenho acompanhado já algum tempo e tenho tentado fazer algumas das receitas que aparecem aqui (normalmente ficam muito boas). Fica entretanto uma sugestão, coloca o sistema de marcação das publicações o indicador de matéria com receita para facilitar a vida da pesquisa, o que acha?

Neide Rigo disse...

Cassiano, obrigada pela dica. Agora,
e como eu faço isto?
N

Amanda Scapini disse...

Neide, não tendo o fubá branco, será que dá certo batendo aquela farinha de milho branca vendida normalmente no mercado?

Amanda

Cassiano Dal Pizzol disse...

Na tela de edição de uma postagem (estou assumindo que tu fazes tudo pelo próprio blogspot), na parte de baixo do editor, tem um campo com o nome Marcadores.
É só escrever alí os marcadores que tu queres atribuir a tua postagem. Para por mais de um é só separar por vírgula
Ex:
Receitas, Viagem, Doces
Receitas, Salgados

Depois na parte de design do blog no item "Postagem do Blog" você vai em editar e habilita a exibição dos marcadores.

Simples assim :D

Neide Rigo disse...

Amanda, sendo assim, melhor usar fubá comum. A farinha vai dar uma textura diferente, talvez mais seca.

Cassiano, sou eu que faço tudo no blog, sim. Eu já pensei em fazer isto, mas teria que voltar na edição de todas as postagens se quiser fazer isto com o blog todo, e morro de preguiça. Mas procurando no campo de busca não adianta pra você?

Obrigada, um abraço, N

Cassiano Dal Pizzol disse...

Adiantar, adianta. Mas uma pesquisa por "Receita", por exemplo, não trás só as publicações que tem realmente uma receita mas sim todas as publicações em que a palavra receita foi colocada.

Olhando agora nas ferramentas vi também que você pode aplicar marcadores "em bloco" usando a página de edição de postagem.

É só ir marcando todas as postagem parecidas e então selecionar (ou criar) um marcador pelo campo de seleção que fica bem no topo da lista.

Lembrando, a falta de marcadores não diminui a qualidade do blog, só aumenta o trabalho na pesquisa pelas matérias.

Neide Rigo disse...

Cassiano,
vou pensar na sua sugestão com carinho. obrigada. Um abraço, N

Anônimo disse...

Nossa, neide deu água na boca.
Vou fazer com farinha de arroz no lugar do fubá branco pros 5 celiacos aqui de casa!
Obrigada
Flavia Anastácio - Foz do Iguaçu

Anônimo disse...

Nossa, Neide, fiquei com água na boca e vou tentar fazer.......
Ah, e inspirada no teu blog fiz uma viagem de 16 dias passando por BH, Porto Seguro, Trancoso, Arraial d'Ajuda, Vitória/ES ....... e fotografei mta coisa e postei no FB. Fui até ao Mercado central de BH, .. fiquei doidinha, ..rs...... quero voltar logo lá!
Bjs, Tarles
tarlessilva@bol.com.br

clau disse...

Fico curiosa qdo vejo vc publicar estas receitas de bolos e pães sem farinha de trigo, mas sempre termino usando-a nas minhas receitas como que por inércia...
Mas já sinto que estou ficando "no ponto" de tb eu tentar fazer uma coisa assim, só para ver no que dá.
Bjs!

Anônimo disse...

Olá, Neide

Fiz a sua receita sem trigo neste fim de semana. O sabor é muito bom, exatamente do tipo que agrada o meu paladar. Usei o fubá amarelo, que era o que tinha em casa, mas o meu bolo não cresceu direito. E afundou no meio da forma, as laterais ficaram mais altas do que o centro. Costumo fazer bolo com farinha e isso não acontece...não sei se tem a ver com o fubá, com o clima chuvoso (rsrs), com o astral da cozinheira...dizem que isso tudo interfere no bolo, não é?
Bom, o fato é que não nos deixamos levar pela aparência e nos deleitamos da maneira sugerida por você: com cream cheese! Obrigada por suas excelentes postagens!
Cristiana.

Neide Rigo disse...

Flávia, depois me conta?

Tarles, fico honrada de saber que a viagem foi inspirada em mim. Espero que tenha aproveitado bastante.

Clau, não custa tentar (ou custa só um pouco).

Cristiana, vou testar com o fubá amarelo pra ver se muda alguma coisa e depois te conto. Às vezes pode variar conforme a granulometria e absorção de líquido.

Um abraço, N

Michelle Medeiros disse...

Neide, o bolo daria certo com azeite ao invés da manteiga?
Abraços!

Neide Rigo disse...

Michele, como a manteiga entra derretida, acredito que sim. Talvez precise aumentar um bocadinho a farinha. Um abraço, N

juliana disse...

Neide,
Fiz. Assei final da tarde e não consegui parar de comê-lo ainda(!). E, diferente de todos bolos que fiz, esse ficou mais gostoso frio.
Na minha versão, usei farinha de arroz, polvilho doce e fécula de batata. Cheguei numa massa não muito coesa e com aquela casquinha fininha que os polvilhos dão.
Apesar dos protestos do namorado ("Ju, mas a Neide usa pouco açúcar!"), adocei menos e troquei o mel por melado com a. demerara.

Bendita quinta sem trigo!

Anônimo disse...

Neide,Fubá branco ? encontro no mercado da Lapa? Obrigada. Seu blog é nota MIL.

Anônimo disse...

Esqueci de dizer meu nome é Marli

Neide Rigo disse...

Marli,
sim, fubá branco eu compro sempre no mercado da Lapa. Um abraço, N

Gisela Landi Ochiai disse...

Oi Neide, muito legal seu blog, adorei. Realmente se você usasse marcadores nas postagens ficaria muito mais fácil a pesquisa para quem acessa o blog. Segue um link que explica como fazer isso.

https://support.google.com/blogger/answer/44498?hl=pt-BR

Por exemplo, toda vez que você colocar uma receita que não tem trigo você coloca uma marcação "RECEITA SEM TRIGO". Essa marcação aparecerá como um link no final da postagem. Se vc clicar nela, aparecerão todas as postagens que tem essa marcação. Isso facilita a pesquisa no blog quando alguém tem um interesse específico. Você pode colocar quantas marcações você quiser e também pode adicionar nas postagens mais antigas.Espero que tenha contribuído, assim como vc contribui com as suas receitas.

Um bjo,
Gisela

Neide Rigo disse...

Oi, Gisela! Obrigada pela dica e informações. Na verdade eu sei fazer isto, mas acabei ficando com preguiça de vou a todas as postagens para fazer isto. Acho que o buscador dá conta disso. É só digitar "sem trigo".
Um abraço, n