terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Lobozó com abobrinha de Piracaia

De tudo o que comi lá na Serra da Canastra, o lobozó foi o que mais despertou minha atenção. Não que não tenha me encantado com aquela comida da roça temperada com esmero, primeiro da Romilda e depois da Waldete, ambas feitas com produtos locais e legumes da própria horta. Mas é que o lobozó surpreendeu não só pela novidade do nome que não conhecia, nem eu nem a Mara Salles,  mas também pela combinação perfeita abobrinha+jiló e pelo preparo extremamente simples para um resultado de tão sofisticado sabor, que nos faz pensar "como não pensei nisto antes?" Só não me pergunte de onde vem o nome que eu não sei e ninguém lá soube me dizer. 


As abobrinhas dentro do balde, depois na panela e no prato. Sem igual



































Acompanhei o preparo da Waldete no fogão de lenha desde o momento em que a abobrinha e o jiló chegaram da horta dentro de um balde com outras verduras, mas ficamos divididas entre a cozinha e toda a vastidão de coisas da fazenda que queria nos mostrar Zé Mário.   Peguei a receita, mas depois liguei também para Romilda, que me falou do seu jeito de fazer, que é bem parecido com o da Dete. Segundo ela, há quem junte de tudo no lobozó, até carne moída refogada à parte. Valem outros legumes. Waldete diz que o ponto é quando se pode moldar com as mãos bolinhos como capitão para comer com cerveja - e é assim que os homens gostam.  Mas, além de petisco, é uma boa mistura para comer com arroz, feijão, frango, couve refogada, quiabo. E descobri também, aqui, pela experiência, que é um ótimo prato para ser único especialmente quando se está só. Já fiz algumas vezes neste mês. Era meu almoço quando a Eliane estava de férias. E agora a nutricionista falando: é um prato completo porque tem carboidratos da farinha, proteínas dos ovos e do queijo, além de fibras, vitaminas e minerais dos legumes. E, quase como um miojo, é rápido de preparar com a vantagem que pode ser guardado na geladeira e comido frio mais tarde. Pode ainda ser enformado como um cuscuz paulista, seu parente muito próximo, digamos. 


Como o prato permite variações, acrescentei no meu tomate e cebolinha e a aborinha, usei de outro tipo. O alho que escolhi foi aquele meio defumado que ganhei da Romilda. O queijo, que não aparece na tábua de ingredientes por esquecimento, usei um pouco de cada fazenda - da Waldete e Zé Mário e do Zé Pão e Romilda. Os ovos caipiras, comprei na Cachaçaria Portal, em Piracaia. De Piracaia também, só que de produção própria, veio a abobrinha. Já a cebolinha e as pimentas de dois tipos são daqui do meu quintal, enquanto o tomate e a cebola vieram da feira de orgânicos do Parque da Água Branca.  A banha foi feita por mim, a farinha artesanal foi comprada na feira de Uberlândia e o jiló veio do sacolão do Seu Emílio mesmo. Não escapo de comprar algumas coisas em supermercados, mas me dá uma alegria danada quando consigo me ver livre deles. Sinto um gosto de liberdade e a comida ganha um novo sabor, ainda que conceitual.  


Aqui minha versão do lobozó baseada na receita de Waldete Aparecida Alves da Silva, de São Roque de Minas - MG.  A dela era muito melhor, mas adorei a minha também. 



Lobozó


1 colher (sopa) de banha de porco 
Alho picado a gosto (usei uns 6 dentes pequenos) 
1 cebola pequena picada 
1 tomate picado 
Pimentas ardidas picadas, sem sementes, a gosto, se quiser 
2 abobrinhas brasileiras pequenas picadas (o um pedaço de abóbora verde ou verdolenga como a que mostro na foto lá em cima)
4 jilós cortados em rodelas e depois ao meio (em meia lua)
1 colher (chá) de sal ou a gosto
2 ovos
1 xícara de farinha de milho 
4 colheres (sopa) de queijo da Canastra (meia cura) picado em cubinhos
5 unidades de cebolinha verde picada 


Aqueça a banha e doure nela o alho e a cebola. Junte o tomate, as pimentas, a abobrinha, o jiló e o sal e vá refogando, mexendo de vez em quando, juntando um  pouco de água quente sempre que necessário, até os legumes ficarem bem molinhos, sem líquido. Prove o sal e corrija, se necessário, lembrando que ainda vão entrar os ovos e a farinha.  Coloque os ovos inteiros e mexa devagar para que cozinhem. Acrescente a farinha aos poucos, mexendo com delicadeza. Quando a mistura estiver homogênea, tire do fogo e acrescente o queijo e a cebolinha. Misture com cuidado e sirva. Deve ficar como um virado bem úmido.  Se quiser, faça capitão, moldando as bolinhas com as mãos - para servir com cerveja. 


Rende: 4 a 6  porções 


Como capitão: para comer com a cerveja e para criança comer com as mãos

9 comentários:

Karen disse...

Em uma época da minha vida, eu e meus irmãos passávamos o dia com uma família mineira e agora descobri que aquela mistura que achava deliciosa era esse tal de lobozó! Que divertido! (Mas que ele é sinônimo de "gororoba", no bom sentido da palavra, isso não posso negar! rs)

Anônimo disse...

Ola... Esta farinha de milho pode ser tipo farinha de polenta? More no exterior e sem muito acesso aa fuba de milho brasileiro... Desculpe a ignorancia!!

Clélia disse...

Tem uma aparência muito boa, quero experimentar quando vaia visitar a terrinha.
A nova foto do perfil está muito simpática.

Beijos

Anônimo disse...

Hummmmmm deu agua na boca ... vou fazer com certeza , so com uma diferença os produtos tem que ser da feira convencional mesmo.beijos Denise

Gilda disse...

Primeiro, a foto está um chuchu. E o lobozó, além de muito interessante, é o par perfeito para minha filha vegetariana quando eu fizer aquela galinha com farinha de milho do pic nic para a turma de carnívoros.

Anônimo disse...

deu vontade!!! e ainda por cima tenho tudo fresquinho na horta aqui em pirapora!!! de fora só mesmo a farinha de milho!! amanhã pro almoço! BJÃO
Silvia

Neide Rigo disse...

Karen, acho que é um jeito mineiro comum de preparar legumes. Minha mãe fazia jiló com ovos mexidos, mas não colocava a farinha. Pois é, será que o nome vem daí: gororoba? gororó, lolozó, lobozó? Pensando bem, a grafia correta deve ser lobosó!

Anônimo: a farinha de milho é muito diferente da farinha para polenta. Peça para alguém te levar do Brasil. Ou tente comprar em loja de produtos brasileiros - vi desta farinha, da Yoki, se não me engano, em Lisboa, por exemplo. Acho que em Paris também tem.

Clélia, Obrigada!

Denise, sem problemas. Claro que quanto mais frescos os legumes melhor. Mas a gente deve sempre trabalhar com o que é possível ter no momento. Bom proveito!

Gilda, sim, é um bom prato para ovo-lacto-vegetarianos!

Silvia, que sorte a sua.

Um abraço, N

Maisa disse...

A melhor foto que ja vi!!!

É meu papel de parede do micro!!!

abraços!

Neide Rigo disse...

Maísa,
qual delas? fiquei curiosa!
Um abraço, N