quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Biscoitos de farinha de mandioca com coco e amendoim. Ou quinta sem trigo 41


Ontem fui ao Mercado da Lapa e, quando vi aquela farinha de mandioca baiana,  bem fininha e gomada (da qual não foi extraída todo o amido), imaginei fazer com elas uns biscoitinhos. Achei que em vez de biscoitos muito crocantes à base de manteiga, ficaria melhor se continuasse investindo naquela receita de biscoito de crueira, com algumas variações.  No mesmo mercado comprei, então, farinha de amendoim (amendoim torrado e triturado que você pode fazer em casa), coco ralado e farinha de açaí  - pensei em biscoitos cor de rosas, mas sorte que antes de usar resolvi experimentar e não gostei nada do que senti: um forte sabor de alguma coisa que já provei uma vez chamado Quick ou algo parecido (ainda existe). É uma coisa horrorosa com sabor de morango artificial e retrogosto por cinco dias. Pois a farinha de açaí tinha este mesmo sabor. Por enquanto, apenas descartei, mas vou apurar - vai que aquela maravilha que é o açaí, com o processamento e desidratação, perde a dignidade a tal ponto. Nunca se sabe, mas eu duvido.  Voltando, o post não era pra falar disto. Era apenas para dar a receita que funcionou. Lourdes Hernandes e Filipe acabaram de sair daqui, comeram com horchata e aprovaram. Duram alguns bons dias na lata, acredito. A receita, pois:

A farinha de mandioca que usei é bem fininha



Dividi a massa em duas partes e em cada uma juntei 2 colheres (sopa) de
coco em uma e amendoim na outra. Você pode escolher uma coisa só.

Descobri hoje que quiabo é um ótimo achatador porque não gruda
Biscoitos de farinha de mandioca com amendoim ou coco  


2 ovos
120 g de açúcar branco (cerca de 2/3 de xícara)*
1 colher (sopa) de manteiga (sempre rasas as colheres do Come-se)

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio (rasa)
1 colher de café ou uma pitada de sal 
1 colher (chá) de especiarias trituradas - cravo e/ou erva-doce
170 g de farinha de mandioca gomada, branquinha, bem fina (cerca de 1 xícara) **
4 colheres (sopa) de amendoim triturado ou a mesma quantidade de coco ralado 

Na batedeira, bata bem os ovos com o açúcar - até espumar. Junte a manteiga em ponto de pomada e continue batendo. Junte os outro ingredientes e misture bem com uma colher. Se escolher usar o amendoim,  tempere com o cravo. Se usar o coco, use a erva-doce. Ou rebele-se e faça do seu jeito.  Deixe hidratar um pouco (cerca de 10 minutos), retire pequenas porções usando duas colheres (chá) e vá colocando sobre uma assadeira untada e enfarinhada (com farinha de mandioca fina). Se quiser, pode deixar os montinhos que eles se acomodam e viram biscoitos de formatos mais disformes. Mas, para deixar no formato de bolachinhas, basta umedecer as mãos com água, modelar as porções em bolas e achatar. Usei ainda um quiabo cortado para achatar ainda mais. Deixe espaço entre os biscoitos. Asse em forno médio por cerca de meia hora. 
Leve ao forno médio pré-aquecido e deixe assar até que os biscoitos fiquem dourados e sequinhos (cerca de meia hora). 
* se usar açúcar orgânico cristal, como eu, passe-a antes pelo liquidificador, para ficar bem fininha.
** se não encontrar esta farinha fina, experimente usar a que tem, mas antes passe-as pelo liquidificador e peneire.

Rende: 42 biscoitos


5 comentários:

MISSIONÁRIA DIANA disse...

deve ficar ótimo com um cafézinho preto em? um abraço amiga!!!! Jesus te ama fica com Deus

Rz disse...

A-do-reeeei o cachorrinho interessadíssimo na tua "arrumação"! Espero que ele possa ter saboreado a cuja dita depois de pronta!
Bjs e qjs (da ilha de São João, é claro!)
Rz

Marli disse...

Esta receita parece ótima. Vou experimentar. Fiz sua receita de Bolo de Mandioca e no lugar do açúcar usei rapadura (mais saudável). Ficou uma delícia.
Acho que rapadura com amendoim deve ficar bom também.
Obrigada por compartilhar tantas receitas interessantes.

Unknown disse...

nunca,imaginei que tivesse um blog tão maravilhoso assim,Neide você está de parabéns... continue assim se melhorar estraga, um grande abraço!

Unknown disse...

Eu fiz só com farinha de MANDIOCA com cocô e cafe só que esquecido de bater a farinha no triturador e ficou muito seco o que devo fazer já que eu só tinha farinha de MANDIOCA