sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tomatinho da roça, o indomável!


Se não me engano, quando comecei a trabalhar com comida, nos anos 1980, os tomatinhos começaram a aparecer no mercado. Antes eram restritos aos matos, tratados quase como praga. Eram chamados, no mercado, de tomatinhos-da-roça ou tomates-cerejas e não havia muitas opções de variedades.  Toda salada chique tinha que ter tomate cereja. Eram mais ácidos e suculentos. Hoje há variedades tão doces e massudas que dá pra comê-las até como fruta. Quem resiste, por exemplo,  aos doces sweet grapes? (não adianta guardar as sementes pra reproduzir na sua horta, eles são híbridos, têm dono, você tem que comprar sementes da empresa que os desenvolveu). 


Mas quem também nunca se deparou com uma moita de tomatinhos na roça ou num mato abandonado?  Esta imagem vai sempre me acompanhar. No Paraná, no sítio dos meus avós ou na casa dos meus tios em Bandeirantes, meus primos e eu passávamos longo tempo agachados sobre uma moita de tomatinhos, devorando todos os maduros.  O arbusto crescia ao seu bem prazer, sem tutores nem cuidados. Ia se enroscando nas cercas, nos tocos velhos, no pé de café, num entulho abandonado. As folhas peludas liberava um perfume delicioso ao simples contato com nossos corpos. Questão de pele.  Não adiantava querer cultivá-los na horta perto de casa, a não ser que ele quisesse.  Era indomável, queria liberdade. E ainda são.


Aqui em casa já tive destes tomatinhos plantados talvez por passarinhos ou de sementes lançadas ao acaso junto com a água da cozinha. Nunca consegui fazer mudas ou fazer vingarem mudas compradas. De vez em quando nasce um pé onde não devia e ali tem que ficar, ainda que seja inconveniente para as outras espécies, como o cará-moela, com o qual teve o prazer de se agarrar aqui na minha cerca - veja as fotos.  Estes são ácidos, porém, mais massudos e maiores, mas igualmente bons como os miudinhos que a Marisa me trouxe




A Marisa Ono, do blog Delícias e do alho negro, se mudou recentemente para esta chácara em Ibiúna e disse que os tomatinhos já estavam lá no meio do mato. Como sabe que eu adoro, me trouxe um monte. São minúsculos, casca fininha, milhares de sementes vingadouras, docinhos e azedos. Na salada onde estão não há necessidade de vinagre ou limão - a não ser um pouco no abacate, para não oxidar. No quiabo, a acidez é suficiente para eliminar a baba. E em qualquer outro prato dá um incrementada incrível.  Veja abaixo como eles foram usados por aqui nesta semana. Depois publico as receitas: 








A salada de abacate ainda ganhou folhinhas de coentro, de quirquinha e de cebolinhas, que também vieram da Marisa.  O chuchu, também da Marisa foi coberto com ovos batidos e assados. Já no quiabo, coloquei os tomatinhos para eliminar a baba e, claro, funcionou. O jiló tostado no fogo e livre das peles foi coberto com o tomatinho picado, pimenta, cebolinha e alho negro (tudo da Marisa). E o que sobrou ficará pra semente. Vou jogar na praça como quem não quer nada, assim como lixo fosse, sem contar a ele que estou querendo que vingue. 

43 comentários:

Isaac Kojima disse...

Dá para plantar sweet grape, sim. Mas resultado é imprevisível. Pode resultar em frutos muito pequenos, poucas flores, etc. Fiz minhas tentativas até conseguir uma planta que carregasse razoavelmente, com frutos parecidos com os comprados no supermercado. O problema é que normalmente essa variedade é plantada na estufa. Como não tenho isso, a casca é ligeiramente mais grossa.

Isaac Kojima disse...

O resultado.
http://www.flickr.com/photos/isaaclicious/5510195171/in/photostream

Neide Rigo disse...

Isaac, que bom saber. Os que você me deu ainda não plantei na praça. Estou esperando ficar maiores, mas as folhas estão com fungo. E agora?
Um abraço,
N
(linda a foto dos tomatinhos - se parecem com os que nasceram espontaneamente por aqui)

Maria Leticia disse...

Adoro tomatinho!!! No sítio da minha avó tinha muito no meio do cafezal. Fica uma delícia no tabule (mas gostoso mesmo é comer direto do pé, na roça). Bjs Leticia

Silvana Cordeiro de Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Heguiberto disse...

Neide,
Minha mãe preparava o melhor refogado de mandis com tomatinhos azedos do mundo! A família toda participava do processo. Eu colhia os tomatinhos no meio do matagal e diga-se de passagem você está certa o cheiro gostoso que as folhas exalavam está aqui armazenado na minha memória. Quando ao peixe esse era serviço executado pelo meu pai e irmãos mais velhos…. nunca mais vi mandis tão amarelos e cantantes como aqueles pescados no então rico e bonito rio Sapucaí. Um rio que supria mercados e famílias carentes da região com enorme quantidade e variedade de peixes (mandi, dorado, lambari, piaba, curimbatá, jaú) na região. Até que as cidades rio acima (e.g. Itajubá, Piranguinho) (no meu caso) começaram a crescer e despejar esgoto escroto no rio. Sem contar das fazendas de batatas mais acima deixando fertilizantes vazar no rio consequentemente contribuindo para a destruição da vida e saúde desse rio. Resultado ele agora está mortinho, mortinho….. Bom tenho certeza que você já ouviu essa estória no passado e o Sapucaí não é o único não verdade? O que será que a gente pode fazer?
Enfim esse seu post bacana é sobre tomates e eu estou aqui viajando na maionese….
Recordar é viver!
Cheers,
Heguiberto
weirdcombinations

aguiar disse...

Nossa esse tomatinho tem muito gosto de infância! Minha mãe usava em quase tudo , pois havia fartura.Ela fazia uma moqueca de ovos com eles, que ficava divino.(não sei fazer igual)
Ainda hoje eles continuam nascendo vez ou outra.
Adorei suas dicas!
Abraços

marta disse...

Oi Neide,
Voltei ontem,e,hoje logo quis dar uma olhada no seu blog.Vc.sabe se eh possivel receber pelo correio no Brasil, sementes de plantas?Aqui tem variedades de tomates cerejas,com varios tamanhos e cores.Se não tiver restrições no correio,mando pacotinhos de sementes para vc. ver se tem diferença com os dai.Passei na loja das épices Roellinger,mas como era segunda, estava fechada,só deu para dar uma olhada pelo lado de fora.,Estava servindo de guia para um casal de amigos, e o tempo ficou curto,mas obrigada pelas dicas.,fica anotado para a proxima viagem.

Neide Rigo disse...

Maria Letícia, no tabule... anotado, obrigada!

Heguiberto, que causo emocionante. Tristeza isto dos rios, não?

Aguiar, moqueca? anotado também. Tudo isto está me dando água na boca!

Marta, que pena que a loja estava fechado. Quanto às sementes, estou proibida de ter sementes enquanto não tiver terra para plantá-las.

Um abraço, N

Anônimo disse...

Olá Neide, na quarta foto, ao lado dos tomates, há uma verdura chamada feijão-de-asa, eu conheço só de pesquisa, mas queria saber o que se pode fazer com ele(gastronomicamente) e se tem bom gosto. Quando vc vai fazer alguma coisa com ele?
Quase não frequento blogs, só o seu(que é especial)!
Um abraço.
Eder Dias - Manaus/AM

carla disse...

Olá neide esse post dos tomatinhos muinto bom qd era pequena colhia no mato com minha vó .Comia co arroz branco bem fresquinho.. ou fazia molhos para comer com angu! o melhor de todos abraços!!

Neide Rigo disse...

Eder, o feijão-de-asa (Psophocarpus tetragonolobus) é uma ótima fonte proteica e suas vagens são bem gostosas. Como não havia muito e eu ainda dividi com minha irmã, cozinheiro no vapor com outros legumes e temperei como salada. Mas pode ser usada como vagem também em refogados, sopas. Quando tiver mais em mãos farei alguns pratos.

Carla, minha mãe também faz molho assim pra comer com arroz. Uma delícia!

Um abraço, N

Anônimo disse...

Querida Neide , minha avo materna morreu eu era menina , mas me lembro o que ela fazia com os tomatinhos que teimavam em nascer na bela horta dela. Ela falava que era molhinho de tomatinho , colocava alho pra dar uma fritadinha agua, sal , pimenta do reino , alfavaca e quando essa agua com esses temperos fervia ela jogava os tomatinhos deixava eles ficarem molinhos e diminuir a agua e pronto que delicia com arroz (de vez em quando faço e me vem as doces lembranças) beijos e um dia das maes cheio de saude !!!!!! Denise

Isaac Kojima disse...

Desculpe se estavam contaminados. Eu mesmo tenho um trabalhão para controlar isso, pois não consigo uma quantidade de insolação ideal. Uso apenas calda bordalesa, mas sem o cal (ou seja, apenas sulfato de cobre).
Vou plantar mais ou se você quiser, posso te mandar sementes.

Neide Rigo disse...

Isaac, tenho quase certeza que os fungos são do meu quintal. Todos tomateiros que nascem aqui ficam assim. Mas não desisti deles, não. Um beijo, N

Anônimo disse...

Neide, que sabor tem esses tomates. Minha irmã cultiva em um vaso e quando coloca nas saladas eles passam a ter o doce sabor de um carinho fraternal. Abraços, Adriana.

Neide Rigo disse...

Adriana, ele é bem ácido e ligeiramente doce. O aroma das folhas está muito presente e ajuda a compor o buquê. Um abraço, N

Sil disse...

Neide, eu também amo esses tomatinhos. Minha mãe costumava usá-los para fazer um molho delicioso, que comíamos com canjiquinha e costelinha de porco. Dos deuses...
Deu água na boca. Abraços.

Silvia Vieira

Anônimo disse...

feijão-de-asas!!! adorei o nome. entrei aqui nos comentarios justamente para perguntar se era isso mesmoq ue eu estava vendo na foto. sempre imaginei como poderia encontrá-lo por aqui. comia muito disso na asia, chamavam de "four angled beans" ou "kacang botor" e normalmente serviam refogado com sambal belacan, molho forte de pasta de camarão. ou em curries. bem crocante, eu adorava.
será que encontro comercializado em algum lugar, neide?
bjs, Leticia

Carol Guilen disse...

Olá, Neide . Acabei de conhecer seu blog por insdicação do @umlitrodeletras. Deliciosos seus posts! Recentemente, num vaso onde havia planado morangos, nasceu um pé de solanácea. Morangos, necas, mas a solanácea está crescendo e aposto q foi presente de um pássaro gentil. Tomara que seja mesmo tomatinho-cereja pra minha alegria!

Mariana MT disse...

Seu blog é uma delícia, literalmente. Cheguei aqui depois que vi vc no Reporter Eco...e certamente voltarei sempre. Estou começando a ampliar minha hortinha caseira e os tomates seguem indo bem, mal posso esperar para colhê-los do pé e fazer a primeira salada.

Neide Rigo disse...

Marianna, que bom saber. Volte sempre! O bom é que tomates produzem rápido.
um abraço,n

Unknown disse...

Olá Boa tarde.
Come lo todos os dias faz mal?

Unknown disse...

Unknown . Eu tenho aqui estes tomates e como todos os dias. Nunca me fez mal.

Unknown disse...

Tenho sómente um pé e agora pouco colhi 1 kilo. Acho que hoje vou fazer um molho.Eu coloco um pouco de açucar para eliminar a acidez.Teve um ano que eu plantei a partir de sementes retiradas de outros tomates e replantei em uma horta. Deu tantos tomates que eu não sabia o que fazer. Vou tentar secá-los atraves do microondas. Já fiz isso com outros tipos de tomates e ficou muito bom. Tem que cortar em pedaços e colocar no microondas 4 minutos, esperar resfriar por uns 2 minutos, colocar novamente por 4 minutos, fazendo intervalos de resfriamento. normalmente faço isso por umas 6 vezes e depois coloco no forno do fogão por alguns minutos. O tempero coloco na primeira ciclagem. Alho picado, sal, manjericão, azeite Fica muito bom. Os tomates tem que ser bem maduros.Um abraço a todos.

Unknown disse...

Era conhecido por minha gente da roça como "tomatinho-de-tapera". Produzia em locais ao ermo, terreiros abandonados, quintais recobertos de mato, currais velhos... Tem cheiro de infância e lembra mesa simples e de felicidade farta.

Unknown disse...

Que delícia !
Comi muito deles no meio do cafezal !
Lembranças boas !Grata!

Unknown disse...

Rapá! Lembrei dos tempos de minha infância na colônia Federal de Dourados, MS. Meu pai pescava e fazia uma fritada com tomates do Campo. Mas hoje como aí, acabaram com os campos que virou canavial da Odebrecht, e os rios que morreram todos.
Assim caminha a humanidade.

Unknown disse...

Rapá! Lembrei dos tempos de minha infância na colônia Federal de Dourados, MS. Meu pai pescava e fazia uma fritada com tomates do Campo. Mas hoje como aí, acabaram com os campos que virou canavial da Odebrecht, e os rios que morreram todos.
Assim caminha a humanidade.

Nenê disse...

no meu quintal nasceu um pé de tomatinho mto bom🙏😋

Juliano disse...

Gostaria de adquirir sementes desse tomate lembro de minha infância omeletes com esse tomate um sabor inesquecível se alguém souber como consigo sementes gostaria de plantar e consumir novamente

Juliano disse...

Gostaria de adquirir sementes desse tomate lembro de minha infância omeletes com esse tomate um sabor inesquecível se alguém souber como consigo sementes gostaria de plantar e consumir novamente

Responder

Valeria disse...

Amooooo esse tomatinho, me lembra minha infância! Tenho uma pequena plantação desses!

Valeria disse...

Oi, você mora aonde? Eu tenho tenho eles aqui, estão começando a produzir! Já doei tantas mudas, mas posso separar sementes! Aguardo retorno!

João Paulo disse...

Eu plantei deles aqui em casa... Justamente pela nostalgia da infância... Aqui no Paraná nascem sem problema em qualquer lugar onde vai a semente.

Unknown disse...

No meu jardim, nasce direto.
Aliás, estou com um pé carregado.
Da outra vez, comi por meses. Na salada, nas tortas, nos refogados...amo.
Não sabia que era nativo. Nunca entendi como nascem ali no jardim.
Moro em Curitiba.

Teste disse...

Olá, eu também moro em Curitiba, gostaria muito da semente desse tomate, se puder me doar manda o endereço no meu email

allyssonbr10@gmail.com

Ivone Jaques disse...

Faça uma calda com 900 ml de água, 100 ml de leite e 20 ml de detergente neutro. Pulverize de três em três dias até acabar com os fungos. Depois faça manutenção a cada 10 ou 15 dias.

Marta disse...

Eles sao uma preciosidade e teimosos, eu arranco mas nascem uutra vez, sao uma delícia! O meu quintal esta tomado por eles, amo!

Reflexões sobre o Universo Feminino disse...

Oi pessoal, estou feliz por encontrar um grupo que ama esses tomatinhos. Moro no RJ e plantei num grande xaxim e eles estão enormes e já dando flores, como eu moro em apatamento aprendi a cultiva-losna minha área, é bem arejada, bate sol e venta. Ganhei dois tomatinhos e eles renderam 28 mudas lindas, dei 23 e fiquei com cinco. Quero saber com vocês quanto tempo depois que as flores polinizadas cairem os frutos começam a nascer.
Beijos amigos e eu amei as receitas. NM

Teixeira disse...

No quintal da minha empresa, esses tomatinhos são perenes.. Aparecem 10 ou 15 pés, florecem e enchem de tomates.. Depois de um tempo, eles somem... derrepente aparece tudo outra vez.. Muito Show!!

Anônimo disse...

Plantei tomatinhos no vaso, mas ficaram azedos. O que fazer?

Natalício Feitoza disse...

Aqui no semiárido alagoano, é conhecido como tomatinho de índio ou do mato. Costumo usar em salada a sua poupa, também costumo passar na peneira a parte que envolve as sementes e uso em preparo molho de saladas, fica muito bom.