sexta-feira, 25 de março de 2011

Globo Reporter sobre orgânicos

O que precisei colher no dia de desfazer o quintal para reforma, no ano passado

Quando o Globo Reporter veio aqui o quintal estava vazio de coisas de comer, pois havia sido todo refeito por causa de uma reforma na cozinha. A intenção era mostrar que mesmo num pequeno pedaço de terra na cidade grande dá pra cultivar parte do que você come. E, claro, sem precisar usar nenhum adubo industrializado ou defensivos, afinal toda água de lavagem de verdura pode contribuir com nutrientes para a terra, sem falar no pó de café, na água do arroz etc.
Isto era janeiro e se voltassem hoje, quando passa o programa, veriam que já há por aqui alguns carás moelas grandes, a cúrcuma em flor, ora-pro-nobis grande e espinhenta e a orelha de padre já abanando com algumas flores e vagens. A taioba já vai voltando ao normal; os almeirões que já floriram se preparam pra partir; a couve venceu uma turma de lagartas e se recupera desesperadamente; o manjericão tomou lugar de tudo; o mentruz, seu comparsa, também. Já o chuchu queria espaço e liberdade e se ressentiu quando teve que ser arrancado à força dos arbustos de flores do vizinho sufocados pelas gavinhas (só os arbutos!).
Mas este pedaço de nada de terra já produziu muita couve, uva, chuchu, cruá, framboesa, pimenta, cúrcuma, tomates entre outros.

O corredor vazio se encheu com as chuvas de verão. Já não já mais lugar para sentar. Manjericão, coleu e mentruz tomaram conta.

O que antes era uma turminha bem comportada de salsa, cebolinha, manjericão, coentro e alfazema, agora é só o manjericão desvairado em gangue com o manjericão-anis.
Para os do ar, o céu é o limite! Cará-moela e orelha-de-padre não passam aperto.
O cará-moela não deixa mais a janela se fechar. Só falta entrar pelas portas.
Não sei se vai aparecer no programa, já que o lugar estava tão descuidado no dia, mas gravaram também este pezinho de manjericão que plantei na praça e ele era minúsculo. Agora já chama tanta abelha e me dá tantas flores para perfumar a cozinha que faz gosto.


Nota: não sei como será a edição, mas já tenho cá minhas auto-críticas: deveria ter falado isto e aquilo, não precisava ter falado aquilo outro, deveria ter pensado numa comida e não improvisado na hora, deveria ter prendido este cabelão, deveria ter pensado numa roupa, deveria, deveria, deveras.... Ah, veja lá, agora já foi. É hoje no Globo Reporter, depois da novela (ou ainda tem o tal do BB?) e seja o que deus quiser.

62 comentários:

David Ramos disse...

Acha! Nós do Fã-clube Neide estaremos lá pra ver!
Que cabelo, que roupa o que!!! o que vc fala é lei o que vc faz é tudibão!

Vou querer um autografo

Beijos Neide

Lia e Vi disse...

Pois quando vi a chamada, logo falei olha a Neide, olha a Neide, rssrsr parece até que sou intima.

Deve ter ficado léééndo o programa !!

Bjus 1000

remall disse...

Que Deus continue a abençoar qualquer pedacinho de terra que nela a gente planta tudo que dá.
E continue também a abençoar os seres que vêem o tesouro que é esse pedacinho de chão.
Hoje no Globo Reporter com certeza vou estar grudadinha na TV para te ver falar.

Claudia disse...

Não estarei em casa hj mas com certeza vou procurar ver a reprise...sou sua fã bjs

Isaac Kojima disse...

E eu pensava que era o único que usava água de arroz, de batata, de lavagem de verduras, do chorume da composteira, da chuva, etc. Só sei que não abro a torneira para regar o horta desde outubro.
Mas confesso que uso alguns defensivos. Neem para insetos (pulgões é uma praga em casa e outro dia encontrei vários ovinhos de borboleta no mizuna) e sulfato de cobre para fungos (e mesmo assim, o manjericão sofre com pinta marrom).

Ana Luiza disse...

Gosto de ler o que escreve – tem muito humor e uma sensibilidade maravilhosa!
Boa sorte em tudo!

carla disse...

ja estou me preparando pra quando olhei a chamada vi um rostinho que não me era estranho rsrs boa sorte tenho certeza de que será uma grande contribuição pra todos abraços!!...

Anônimo disse...

Amei a gangue do manjericao ,estarei grudada no sofa ou na cama pra ver o globo reporter hoje , falei pra minha mae ( sabe aquela amiga de Fartura ) vai passar na globo hoje . To falando como tivessemos muita intimidade , bom mais o que queria dizer que vc escreve muita coisa bonita e vira e mexe me pego lendo e relendo suas coisas ( coisas que palavra feia ) digamos suas cronicas alimenticias . Beijos Denise

maryvaleriano disse...

Posta o video do globo reporter Neide. Se nao nòs do exterior nao veremos nada.
Eu acho che o vestido vermelho che vi na chamada è bellissimo... No mais è sò esperar para ver como editaram.

Anônimo disse...

Eita, coisa boa, ja progamei a tv, para te ver,vc é unica, pode dar entrevista até de pijama,fala o que sabe e sabe o que fala, hoje vamos ter vc na nosssa casa.bjs. (Diulza)

Mariângela disse...

já tô na área esperando a tua aparição,beijos e até logo mais!!

Lidia disse...

Tô te vendo, tô te vendo! rsrss

Que quintal liiiiiiiiindo, Neide!!

Nina disse...

Assistindo, adorando e chamando todo mundo para ver!

Bjo

Nina disse...

E esse vestido vermelho está tudo de lindo! Assim como você!

Cristina Gullino disse...

Estou vendo e adorando!!! Que inveja do seu quintal...lindo de mais!!!
Parabéns!!!!

Geisa Mariana disse...

Genteeeee q tudo essa casa Neide! Adorei conhecer um pouco mais de vc e seu trabalho. Essa horta bem colocada em cada cantinho é encantadora!!! Quando vi a chamada logo lembrei...É a Dona do Blog onde peguei a receita da gel[eia de ximxim...Vc estava ótima Parabéns...

Roberta disse...

Neide, não tinha lido o post antes de ver o programa, mas a primeiro em que pensei quando te vi foi "ela deve ter reclamado do cabelo...". :D
Apesar de breve, achei sua participação muito informativa e ilustrativa - e que casa (e quintal) mais lindos! Espero que o programa inspire mais algumas pessoas a consumir orgânicos.
Um beijo!

Angela Escritora disse...

Vou esperar a reprise.
E aqui, estou pelada :-( o caseiro diz que sem esterco não dá e nessa época não há esterco .. Buáaaa!!!
e eu tenho minhocário pra pouca coisa e coisa e tal. Buáa!!!
Vocês precisam vir aqui logo !!!!!
(em compensação comprei um queijo que me fez deixar o colesterol de lado!)

Matilde Espindola disse...

Assisti ao programa. Amei seu quintal e até me animei a retomar a minha hortinha nos vasos do quintal.
Bjs

milu disse...

Acabei de assistir o programa....Te achei linda em todos os sentidos.
Pura inveja minha da tua horta.Eu tenho uma casa com terreno enorme e nada plantado...acho que me inspirei neste programa. Mas tenho mto q aprender.Deus te abençoe e obrigada por compartilhar.Bjs.

carmen avila disse...

Ficou ótimo querida....como sempre.
Parabéns!
bj

Anônimo disse...

Oi Neide
Sou o Heraldo, de Nova Iguaçu(A Grande Laranja)...rs
Não nos conhecemos, todavia, visitei seu blog a uma semana. Parabéns pelo Globo Reporter.
Aqui é uma luta para modificar hábitos alimentares.
Que prato de-li-ci-o-so! Hummm
Bjs

Anônimo disse...

Eu vi e AMEI, te achei bonita e com vozeirão, me animei em começar uma horta por influência do programa!!

Já conhecia o programa e tenho uma dica, que tal vc começar a por umas tags nos posts para facilitar a busca por assunto!??

Ass:Nanda Maria

Anônimo disse...

Quando vc apareceu na tela, eu gritei: olha a Neide aí! Parece que somos vizinhos e temos toda a intimidade do mundo!
Parabens, foi bom te ver no Globo Reporter!
Faustino

Anônimo disse...

Eu também fui uma que fiquei encantada ao te ver. Não imaginava como eras, tua altura, tua voz. Amei. Deverias ter um programa só teu. Amo teu blogo, sou tua fã.
Júlia/Floripa.

Anônimo disse...

Adorei o programa, visito sempre esse espaço e fiquei morrendo de inveja do seu lindo quintal. Inspirada em voce e nessa horta deliciosa, vou correr e tentar produzir alguma coisa parecida. Parabéns !
Ana Olivia

chirleymaria2@gmail.com disse...

Tava tudo muito bem! assisti! E aquela comida q vc apresentou me deu fome! rs! Comida simples, fácil de fazer, rápida, nutritiva e gostosa e bonita e... são as mais desejadas!Parabéns!

sonia a. mascaro disse...

Adorei a sua participação no programa, Neide!
Seu quintal repleto de verde é lindo e a sua entrevista foi inspiradora!
Bjs.

Projetos em Nutrição disse...

Olá Neide muito boa sua participação no Globo Repórter, parabéns!

Unknown disse...

Oi Neide,
Tem o vídeo do programa aqui: http://www.youtube.com/watch?v=HJ7OPpJNQlQ
Muito legal, por acaso! Sua casa é tão lindinha!
Um abraço!

Rosangela disse...

Neide querida depois que assisti ao globo reporter , fiquei absolutamente apaixonada por alimentos organicos ,acho que a sua entrevista foi um divisor de aguas para mim, vou mudar meus abtos radicalmente nada de agrotoxicos,fiquei encantada com sua casa e a forma como voce lida com os alimentos se preocupando com a sáude em primeiro lugar virei sua fã continue sendo esta mulher abençõada bjs.

chirleymaria2@gmail.com disse...

Neide, tenho uma erva muito perfumada, tem cheiro de doce de côco, por aqui ninguém sabe o nome. Tenho fotos, gostaria de saber se pode me ajudar a descobrir o nome dela e pra q serve.
Se quiser te mando a foto por email. Na internet tb não achei nada...
Obrigada:
Chirley

Flávia disse...

Neide...
Estou montando uma horta, posta mais umas fotos do quintal!!!
Adorei!!!

Tarsila LF disse...

Mais uma do fã-clube que adorou a reportagem!
Parabéns!

Anônimo disse...

nossa sempre acompanhei seu Blog,e reconheci seu quintal na hora no globo reporte,simplesmente lindo,ai posta umas dica p/ os seus fas como voce mantei a terra adubada e as planta tao verdinhas,bjjjjjjjjjjjjjs!!

Anônimo disse...

AMEEEEEI conhecer vc, sua cozinha, seu quintal!!! LINDA TUA HORTA!!! NOTA MIL! moro em apto e planto tudo em vasos: couve (está da minha altura!), manjericão, hortelã, alecrim,cebolinha, pitanga, maracujá(tá subindo!), tomate! qdo dá praga na couve lá vou eu com a buxinha+espuma de sabão limpando folha p folha! é uma delicia poder comer produtos tão puros, não é?! FOI UM PRAZER EM TE CONHECER! bjks! (e vc estava óooootima - maravilhoso turbante!)
rosamaria

Maria Leticia disse...

Eu só vi um pedaço no Youtube hoje, mas posso dizer que adorei! Ficou muito legal e seu quintal é lindo mesmo! :)
Bjs Leticia

Maria Elisa von Zuben Tassi disse...

Também adorei sua casinha...cozinha. O lenço na cabeça (é isso?) foi o charme pessoal! Com certeza passou a lição. Pena que não divulgaram o Blog!!! Hoje iriam bombar os acessos.. se é que já não estão bombando!! rsrs beijos

Unknown disse...

Parabéns, parabéns e parabéns!!! amei ver como vc é simples, alegre e cheia de vida!!!!!!!
Sua hortinha particular deveria ser exemplo a todos de todas as cidades desse Brasil!!

Abração!!!!!!!!!!!!

Moyses Veiga
Consultor em Agricultura Orgânica
moyses.veiga@yahoo.com.br

Maria Amélia disse...

oi Neide, eu assisti e gostei muito de te ver. Eu não tinha visto o aviso aqui no blog mas quando vc apareceu na TV logo te reconheci e falei aqui em casa: "É a Neide, conheço o blog dela" e todos vieram visitar o "COME-SE".
Aqui em casa também planto algumas coisinhas, aproveito os vasos grandes que tem limão siciliano, jabuticabeira, cerejeira ornamental e manacá da serra para plantar temperos. Meu sonho é no início d 2012, quando já tiver me aposentado, fazer grandes jardineiras de alvenaria em volta do muro do quintal (que é todo coberto por piso) e plantar uma verdadeira horta. bjs e parabéns.

marta disse...

Oi Neide,
não vi programa,ainda não colocaram online,mas vi a horta nas photos e li comentarios.,e sei que o programa foi um sucesso!!!vou tentar ver se estah no U-Tube.Agora a primavera começou aqui,tenho algumas ervas (Hortelã,rosemary,thyme,salsa,cebolinha e incrivel que parece,um vaso com pé de louro),dentro de casa e esperando o frio ir embora de vez e colocar tudo de volta no jardim e começar de nova minha pequena horta., e agora lendo teu blog estou mais do que entusiasmada!!!! sucesso para voce!!!!!

Sonia disse...

Foi muito bom acompanhar, seu quintal está lindo e a horta é uma benção.
Estou fazendo a minha plantação em vasos e jardineiras, e, já faço parte da minha salada com produtos e temperos de casa rsrsrs.
É muito bom.
Parabéns!

Tata disse...

Só hj vi teu post... não perco um globo repórter, mas fui perder logo esse! Vou ver se acho o vídeo para assitir.
Acho que vc tem uma "carga" enorme de conhecimento e sabe dividí-la muito bem com todos nós.
Bjs
http://tataecoisasetal.blogspot.com

Anônimo disse...

Te vi na TVI rrsrs, bom demais, (Diulza)

Mariângela disse...

Neide,nós aqui em casa ADORAMOS,bom,isso tu já sabes pois o Rui já te ligou.Quase explodimos de orgulho e alegria,tu ficaste super linda e natural,assim como tu és, parecia que estávamos te vendo ao vivo e a cores.Saudades da tua casa também,deste quintal muito aconchegante.Ficou bacana mesmo querida,um beijo e parabéns!!!

. disse...

Neide

Te vi na TV..estava ótima.
Voce mereceu a reportagem.
Bjs

Claudia disse...

Neide, superstar, não pude ver o programa, infelizmente ainda não passam por aqui e mas fiquei com vontade de te assistir...

Olha, dê um corretivo nesses manjericões fazendo uma grande batelada de pestos, coloque em potinhos, garrafas, tasca o logo do come-se e vende por aí, ou sorteia no blog, distribui para os amigos, faz demonstração, promoção... Pesto orgânico caseiro é uma preciosidade que você tem nas mãos...


Parabéns pelo show!

Claudia

Neide Rigo disse...

Queridos leitores, obrigada pelas palavras gentis.
Para quem não viu, aqui está o link: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/03/e-possivel-plantar-horta-organica-no-quintal-ou-na-varanda-do-apartamento.html

E vejam também os outros tópicos, como o restaurante da Tatiana, a experiência de Jundiaí etc. Tudo lá no site do Globo Reporter.

Um abraço,
Neide

Rita de Cassia disse...

Assití e gostei. Foi muito bom te ouvir porque agora além da imagem tu tens voz (isso tudo na minha cabeça) e mais uma vez fiquei encantada com tua cozinha.
PARABENS!!!
bj

Dricka disse...

Ah, Neide, perdi! Não tive tempo de visita blogs esses ultimos dias e raramente assisto tv. Queria tanto ver!

Dricka disse...

Eu assisti.
Você está linda. Não precisava outro vestido não, aquele é lindo e teu cabelão ficou lindo, assim natural, como você.
Bjs

Artes By Janete JK disse...

Nossa que legal!! Por acaso semana passada conheci seu blog, assisti o Globo Reporter e não liguei ao seu blog. Hoje novamente por acaso acessei seu blog e é vc q fez a entrevista !! Vc não tem noção de como me motivou o q vc falou ! Sábado mesmo já fui p quintal virei a terra, semei cenoura, rucula e vou comprar umas mudinhas para plantar. Moro em Papanduva_SC, tenho um espaço enorme para plantar, só q trabalho fora, tenho casa p cuidar, marido e filha, além dos crochês (q é outra paixão)mas sempre tenho um tempinho p plantas! É maravilhoso!!! Agora tenho feijão quase na flor, qdo tirar umas fotos te mando p vc ver.Beijos Tudo de bom p vc, parabéns. Dê uma olhadinha no mneu blog também, aind não postei muita coisa mas logo vai ter novidades!
Janete Kustulski

Jussara disse...

Não vi no dia, mas vi depois, no youtube. Muito legal ouvir sua voz (imaginava diferente). Como todos já disseram, seu quintal e hortas são lindos.
Aquele chapéu é um charme e a cozinha uma graça.
O vestido vermelho tava ótimo e combina com vc.

Gostei de ver tb aquela criação de galinhas e o restaurante de comida orgânica.

Bjs.

Jussara disse...

Ah, esqueci de dizer, mas achei sua pele linda! :)

Célio Pires disse...

Vi o programa da Globo e achei muito legal a sua casa e horta e feliz pelo destaque. Parabéns! Célio Pires.

GenteFelizClub disse...

(Dona) Neide,
Muito oportuna sua aparição na TV. Incentivou muita gente a produzir seu alimento orgânico divertindo-se, comer melhor e deu-me também a oportunidade de comentar sobre o assunto, trocando muitas idéias.
Obrigado.

Marisa Ono disse...

Perdi. Passei a sexta em São Paulo, enfrentei um trânsito louco na marginal e cheguei muito tarde e cansada, já que detesto dirigir.
Dona M pede que guarde umas sementes de orelha-de-padre e ela quer uns cará-moelas. Logo refaço a cerca e, digamos, ela será viva: plantaremos tudo que goste de se enroscar.
Beijos, Ma

Anônimo disse...

na chamada ,eu logo pensei :eu a conheçoooooooo.rsrsrrs
o bolo de fubá que faço aprendi aqui, e comi um peixe maravilhoso em niterói dica sua também.
obrigada por ser tão generosa
pra vc o céu é o limite.
bjus
simone

mayaa choden disse...

Neide, não assisti o programa,na segunda a minha irmã perguntou se vi vc (parece da família,viu)e me mandou o link da globo.Fiquei emocionada,o Brasil e o mundo precisa de exemplos de pessoas como vc.Abraços.

Joana disse...

Ahhh era você!! Eu vi o programa, na hora pensei que poderiam ter falado mais sobre quem era, deveriam ter citado teu blog assim daria chance a todos de ver aqui com mais detalhes o que é tão rápido na TV. Que bom que por conta dos tomates te achei, estou colocando teu link no meu blog pois sou uma apaixonada por plantas, apesar do meu blog ter outro foco, mas as plantinhas estão sempre lá. Bjs
Joana

ANDRÉA disse...

Oi Neide, foi muito enriquecedor aquele programa da 6ªf passada. Tenho interesse especial pelo assunto, pois sou nutricionista e meu marido tem sítio de plantação orgânica (Petrópolis/RJ) de onde tiramos td q consumimos e ele tb comercializa para restaurantes, lojas e circuito de feiras orgânicas aqui no Rio. Adooorei sua casa com sua linda horta!!!
Bjs,
Andréa Castanhola

Anônimo disse...

Olá Neide, esta semana o programa repetiu várias vezes na tv a cabo e não me canso de assistir, que horta e casa encantadoras vc tem!!! Tb tenho uma hortinha engantinhando em casa, mas como é azulejo, as cebolinhas, salsinhas e tomatinhos estão em vasos. Agora virei visitante so seu blog, se pudesse me passar algumas dicas do que plantar, eu ficaria imensamente grata.
Beijos e felicidades

ludmilacps@hotmail.com