quarta-feira, 30 de março de 2011

Araçá urbano amarelo


Nesta semana mostrei o araçá vermelho e agora, por destino do olhar, esbarrei novamente num outro pé de araçá, só que do branco, que nunca tinha visto ali, embora passe beirando esta praça há anos. Ela fica um pouco acima do nível da calçada e o arbusto é tão pequeno que até o ano passado não chamava atenção junto de fruteiras adultas e grandes, como mangueira, nespereira, amoreira e abacateiro. Mas a quantidade de frutinhas, ainda verdes, chama a atenção. Parece que não está muito bem. Terra pobre, pouca atenção, muito barulho e poluição. Perdeu todas as folhas, mas ainda assim seguiu seu propósito de se reproduzir - e parece que quanto maior o risco para a própria vida, maior é a determinação em deixar descendentes.

13 comentários:

Anônimo disse...

oi, neide

amo sue blog

legal a mini-matéria sobre a árvorezinha... coninue escrvendo.

Neide... por sua causa e outros blogs , comecei afazer pequenas receitas saudáveis, a fim de substituir a porcariada industrializada em supermercados.

uma delas é uma sobremesa para saciar minha vontade de doce...

asso bananas com a casca até ficarem negras e exalarem o cheiro típico. tiro das cascas, misturo com bastante canela em pó e umas tres nozes picadas para cada banana e meia.

misturo e como.

o que acha?

desculpe a consulta grátis...mas se puder tecer um quebradinho de comentário, eu adoraria.

beijão(respeitoso)

Anônimo disse...

O pobre mais valente pe de araca resiste , firme e forte nessa nossa selva de pedra isso significa que nem tudo esta perdido nessa nossa selva, as vezes odiada as vezes muito amada por mim . Beijos Denise

Neide Rigo disse...

Olá, The blog of.. (como é seu nome?)! Que bom saber que o Come-se te inspira a comer melhor.
Sua ideia é muito boa. Banana quente sempre fica mais doce e não precisa de açúcar. Aqui também tem outra ideia: http://come-se.blogspot.com/2008/04/bananas-maduras.html

Um abraço,
Neide

remall disse...

então minha amiga, adote esse valente araça, na próxima vez que passar coloque um pouquinho de adubo 4-14-8, facinho de comprar, leve uma garrafinha de agua e molhe, porque a frutinha é tão gostosa, meio sequinha , mas docinha.
vale a pena ajudar, esse valente a prosperar.
aqui na roça tem muito araça nativo

Gabi disse...

E eu achava que era goiaba :)

Minha mãe trabalha do outro lado da rua e eu morava aí pertinho ;)

Vivis disse...

Temos pé do araçá vermelho aqui na praça... Ainda não provei...

Unknown disse...

To me deliciando com seu blog. Sou estudante de nutrição e agora estou me envolvendo com biodiversidade na alimentação através de recuperar a variedade de espécies cultivando-as.
Li sobre esse araçá e já sei qual será minha próxima árvore.

Obrigado

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi, Neide...

Meu nome é José...

Gosto de desconstruir prédios...hehehe...

Enfim, adorei as outras receitas e quero em breve testar a sopa de banana com curry.

Inventei uma vitamina que leva banana, leite desnatado, aveia e beterraba... tudo de bom!!!! Você me inspira a comer melhor.

Ah... eu joguei as folhas da beterraba fora mas tenho certeza que elas poderiam ter uma plaquinha com "come-se"...certo?

Neide Rigo disse...

Remall, acho que vou trazer esterco de galinha pra ele. E, sortuda você, hem?

Gabi, que bom saber que é conhecida do araçazinho.

Vivis, não sabe o que está perdendo..

Gabriel, fico feliz de saber que será um colega com estes interesses.

José, todas as folhas dos legumes são comestíveis. E a de beterraba fica uma delícia. Basta refogar como couve. Veja aqui outros exemplos: http://come-se.blogspot.com/2010/05/talos-e-restos-nos-interessam.html

Um abraço, N

clau disse...

Ah...pobrezinha...
Espero que esta arvore vingue e prossiga no seu intento!
Araça vermelho eu só tinha visto la em Kauai, no Hawai. Nem pensava que aqui existisse...
Bjs!

Anônimo disse...

Bom dia.

Neide muito bom seu blog, você sabe se existe uma maneira de cruzar araça com goiaba?

Att- Luiz Carlos.

Desde já obrigado.

Anônimo disse...

Bom dia.

Neide muito bom seu blog, você sabe se existe uma maneira de cruzar araça com goiaba?

Att- Luiz Carlos.

Desde já obrigado.