quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Salada de grãos


Para levar ao piquenique, gosto de pensar em pratos substanciosos que possam ser comidos no prato - não sou muito de snaks, sou de comida de prato, de sal, que faça a vez do almoço. Então aproveitei para usar os edamames secos que a Mari Hirata me deu um dia e que estavam a espera de um bom uso. Edamames são grãos de soja verde, deliciosos. Podem ser comprados no bairro da Liberdade ou na Ceagesp - basta aferventar a soja e debulhar os grãos. Os que a Mari trouxe do Japão são verdes, mas desidratados. Basta deixar de molho em água por uns minutos e depois cozinhar em água salgada até que fiquem macios, o que acontece rapidamente. Já o trigo, foi só deixar um quilo de molho em água desde sábado à noite para cozinhar no domingo pela manhã (o tempo de cozinhar 1 xícara é praticamente o mesmo para cozinhar 1 quilo e eu posso guardar os grãos já cozidos em pequenas porções no freezer para outros preparos, como minestras, saladas e combinações com arroz, por exemplo). Cozinhei em panela de pressão, com bastante água, por cerca de meia hora. Escorri a água excedente e usei a porção que queria.
O certo seria ter feito a salada no sábado e deixar pegando gosto até a hora do piquenique, deixando o amendoim para adicionar na hora. Mas não deu porque só pensei nela no sábado à noite. Aliás, amendoim e soja são leguminosas e trigo, cereal e sendo assim formam uma ótima combinação proteica para prato único.
Bem, chega de enrolação e vamos à receita, muito parecida a uma outra
que já dei aqui, agora com algumas modificações que funcionaram bem:
Salada de trigo com amendoim
3 xícaras de trigo cozido
1,5 xícara de grãos de soja verde (edamames) cozidos
2 colheres (sopa) de pimentão vermelho picado em quadradinhos miúdos
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes, picadas
1 xícara de uvas-passas pretas hidratadas em água morna por 30 minutos e escorridas
1,5 colher (chá) de sal ou a gosto
1/4 de xícara de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de suco de tamarindo ou um pouco de mel misturado com gotas de limão
3 colheres (sopa) de vinagre
1 xícara de amendoim com casca frito num pouco de óleo até ficar crocante e escorrido
1 xícara de salsinha picada
Numa tigela, junte o trigo cozido ainda morno, a soja, o pimentão, as pimentas, a uva-passa, o sal e o azeite misturado previamente com o suco de tamarindo e o vinagre. Misture tudo, cubra e deixe esfriar. Melhor se deixar de um dia para outro na geladeira. Na hora se servir, junte o amendoim e a salsinha e misture. Prove o sal e corrija, se necessário. Pode ser guardada na geladeira por até 3 dias.
Rende: de 10 a 12 porções
Aqui, o outra receita de salada com soja de três cores.

6 comentários:

Marmita disse...

Adorei a receita e as lindas cores com que ficou.. tem um toque tão marroquino :) Tenho pena de não estar tempo nenhum para piqueniques no meu pais..

beijocas

» Beℓeza e Estiℓo « disse...

HMMM ..
ta com uma cara otiima srs
deu até fome kkkkkk

Bjos
http://stilomorena.blogspot.com/

Jane Reolo disse...

Neide
A salada estava maravilhosa.Comi uma vez para aplacar a fome,outra para tentar descobrir todos os tipos de grãos e outra por gula mesmo!

Heguiberto disse...

Neide,
Que banquete, me dá um tico p/ provar?

Abração
Heguiberto

Patricia disse...

Neide, os amendoins que você fritou estavam crus ou torrados?

Beth disse...

Olá1 Adorei a receita, mas confesso que tenho medo de comprar amendoins (fico pensando nas tais aflatoxinas)..Vc indica alguma marca ou lugar para comprar?