sexta-feira, 15 de junho de 2007

Inhames e Carás

Inhame arroxeado de Fartura-SP, o grande. E branco, o pequeno, encontrado no mercado. A folha é de taioba.

Se você pensa que inhame tem sempre aqueles 200 gramas como as batatas, esqueça. Em Fartura já chegamos a colher bulbos de até 5 quilos. Este aí da foto pesou 1,5 kg. Eles podem ser brancos, arroxeados, rosados ou quase completamente roxos como os do Havaí, onde se faz um prato muito popular chamado Poi – o inhame cozido, amassado e deixado a fermentar (veja foto abaixo). Além de ser um alimento pouco consumido entre nós - uma pena, pois é mais nutritivo que a batata, há ainda uma confusão enorme em relação aos nomes que começou com Pero Vaz de Caminha chamando nossa mandioca de inhame. Depois, os lusitanos resolveram que o cará, já conhecidos pelos tupiniquins como Ka’rá, este sim era o inhame que conheciam das outras colônias. A confusão com a mandioca foi desfeita, mas entre carás, inhames e taiobas ninguém se entende até hoje. E não pensem que é só por aqui. Nos Estados Unidos, tanto o cará quanto a batata-doce laranja ou roxa, são chamados de Yam (como o nome português, deriva do africano nyame). Então, imagine como ficam as traduções....

 Agora, o importante é saber que o inhame-japonês  (ou taro, este de que falo) tem polpa lisinha, cremosa e o cará tem polpa mais granulosa. Ambos são deliciosos e podem ser usados no lugar da batata em nhoques, pães, ensopados, sopas. Eu costumo cozinha-los no vapor antes de qualquer coisa (fiz com costelinha de porco, meu pecado da semana, nham, nham). Mas podem ser assados e passados na manteiga ou cozidos no próprio ensopado. Só não vale comer inhame cru pois contém muito oxalato de cálcio que pode machucar a boca como pequenas agulhadas. Basta cozinhar e o efeito desaparece. Cará pode. Não é bom, mas, se achar alguma graça nisto, vá em frente.

Foto cedida gentilmente para o blog Come-se. De autoria de John Lind, Project Director da Kipahulu Ohana (http://www.kipahulu.org/), ong que se preocupa em preservar a cultura tradicional dos havaianos e mostra-la aos visitantes. Isto inclui aprender a lidar com o inhame (taro, kalo) para preparar o Poi. Para saber mais sobre o ingrediente e preparo, visite também http://www.poico.com/

10 comentários:

clau disse...

Oi Neide!
Acabei de ler este post por sua, propria, indicaçao.
E devo dizer que foi MUITO, mas muito mm, esclarecedor.
Pq eu sempre gostei de inhame, daqueles pequenininhos, de supermercado, sò pq nunca tive acesso a outro.
Mas vc me alertou de uma coisa essencial, que eu nem suspeitaria: ele ser rico em oxalato de calcio.
Pq eu tenho uma ligeira disfunçao metabòlica que me faz, ja, produzir tanta desta substancia!
E ela me termina por tudo mas, principalmente, nos rins e com estadas frequentes em hospitais...
Nao é sempre que podemos ter aquilo que gostamos, nao é verdade?
Pq a vida é assim.
Entao...penso que pra mim, a melhor opçao seria me "intoxicar" com a batata, mm!Hihihihi!
Valeu!
E lhe agradeço, de verdade!
Bjs!

Neide Rigo disse...

Clau,
mas ainda tem a opção do cará, que também é muito bom.
beijos,n

Unknown disse...

Olá, Neide!
Li seu post sobre inhames e ainda tenho algumas curiosidades.
Mudamos pra uma chácara a pouco tempo e aqui tem muito inhame! Bem eu sempre os conheci assim: como inhame.Tem um senhor que mora aqui e é da região e me fez o maior medo que é inhame bravo e não é comestível. Gostaria de sabe se por fotos vc consegue identifica-los e se existe mesmo um tipo de inhame que seja comestível? Digo cozido.
Por outro lado estranhei quanto a toxicidade pois fiz tratamento com fito terapeuta eu eu tomava um suco com inhame (aquele pequenino redodinho) cru.

Anônimo disse...

As diferenciações entre inhame verde ou rocha e taioba verde ou roxa são relevantes? E quanto ao consumo de folhas e talos?

Anônimo disse...

boa noite e parabens pelo site , antes de qualquer coisa. bem maneiro mesmo!!
olha so, tenho uns caras roxos enormes no meu quintal, eh a primeira vez q planto e queria saber se ha um momento mais adequado para a colheita, lua, chuva, temparatura , essas coisas . abraçao . axe

Unknown disse...

Estou conhecendo agora esta hortaliça e gostaria de saber se existe algum ploblema de consumi-lo cru. Estou falando do cará do ar, não do que fica enterrado. Eu já provei e tem gosto de abacate. Li tambem em outro site que é necessário esperar que caiam da planta e se for arrancado, precisa-se esperar três dias para consumi-lo. Isso procede ?

Unknown disse...

Amo esse alimento será que ele engorda

Unknown disse...

Amo esse alimento será que ele engorda

Unknown disse...

Amo esse alimento será que ele engorda

Alice disse...

Estava pesquisando se o nome dessa raiz derivava de alguma lenda africana visto que o povo Axanti em Gana (que são grandes comedores de inhame) tem seu Deus criador com nome de Nyame e o máximo q encontrei foi aqui no blog que chamam pelo mesmo nome, o Deus e a raiz.