quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Quinta sem trigo: panquecas de pequi com abóbora

Já publiquei no post anterior - faz parte da minha última coluna do Paladar, mas vou deixar aqui separada porque às vezes nem eu mesma encontro na bagunça deste blog. Mas cada um faz o que e como pode.

E posso garantir que a massa ficou bem boa, viu? Na verdade só adaptei uma fórmula que eu já tinha dado aqui no blog tempos atrás (procure panquecas coloridas), que inventei combinando polvilho e legume.   



Panquecas de pequi com recheio de abóbora

Massa
100 g de lascas de pequi cozidas ou em conserva, escorridas - cerca de 1/2 de xícara
2 ovos
1 xícara de leite (240 ml)
1/2  colher (chá) de sal ou a gosto
70 g de polvilho doce – cerca de 10 colheres (sopa) rasas

Recheio
1 cebola picada em quadradinhos
3 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de açafrão-da-terra / cúrcuma em pó (opcional)
¼ de xícara de castanhas de pequi picadas
3 xícaras de abóbora cabochá cozida e amassada com um pouco do líquido de cozimento.
Sal, açafrão-da-terra e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Cobertura
3 colheres (sopa) de manteiga clarificada ou ghee
3 colheres (sopa) de castanhas de pequi picadas

Massa: bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar uma massa bem lisa. Cozinhe em camada bem fina em frigideira antiaderente quente – sem precisar untar. Mexa bem a cada panqueca, para evitar que o polvilho fique no fundo. Ajude a espalhar a massa com uma colher.  Doure de um lado, solte com uma espátula e doure do outro.

Recheio: numa frigideira coloque a cebola e a manteiga e leve ao fogo. Deixe refogar, mexendo sempre, até dourar. Junte o açafrão-da-terra se for usar, a castanha de pequi e mexa. Acrescente a abóbora e misture bem com o sal e a pimenta. Prove e corrija o sal se for necessário.

Distribua o recheio entre as panquecas e enrole-as.

Cobertura: numa frigideira, derreta a manteiga clarificada ou ghee e junte as castanhas picadas. Espere começar a dourar, desligue o fogo e despeje sobre as panquecas. Sirva quente.

Rende: 10 panquecas


5 comentários:

Rita disse...

Oi Neide, adorei seu blog, vou ler com calma tudo.
Vou fazer o pão de farinha de arroz.
Neide VC tem kefir, estou procurando a muito tempo.
Bjs

Rita disse...

Oi Neide, adorei seu blog, vou ler com calma tudo.
Vou fazer o pão de farinha de arroz.
Neide VC tem kefir, estou procurando a muito tempo.
Bjs

OrtizCarlita disse...

Uff, quão ricos eles parecem. Eu amo que eles visualmente se pareçam com uma omelete com fusão de carioca. Mas, no nível do sabor, eles são tão incríveis e têm aquele doce característico de doce.
ver The Other Lamb online

Anônimo disse...

Such an insightful read, thank you!

JULIA TAVARES DE AZEVEDO disse...

Você passou colando em cálculo para farmácia usando o Photomath, me fez acreditar que dava para passar na faculdade sem estudar, quando chegou em orgânica 1, você decidiu que não iria me dar cola e não me avisou nada. Esse foi o motivo de eu ter ficado reprovado em orgânica 1 pela primeira vez. Eu ainda me lembro, quando eu descobri que você estava fazendo iniciação científica com bolsa no laboratório de imunofarmacologia e inflamação e depois no laboratório de doenças neurodegenerativas. Foi então que eu notei que você apenas fingiu que era uma pessoa boa no primeiro semestre, no segundo semestre em diante, você mostrou quem você é de verdade, você não passa de uma egoísta que só pensa em si mesmo.

Você vai para a aula só para assinar o nome dos outros na lista de chamada. Uma vez na aula da disciplina de biotecnologia farmacêutica você assinou o nome da Bianca Marques de Sa na lista de chamada e a Bianca nem estava na faculdade naquele dia. A Bianca deve ter gostado de ter ficado reprovada em orgânica 1. A Bianca deveria agradecer a Fernanda por ter reprovado ela, sem sequer ter corrigido a prova dela. Eu não sou a única vítima da Fernanda.

Você ainda fundou a liga de farmacologia da UFRJ. Deve ser por isso, que a liga encerrou as suas atividades ano passado, uma liga formada por uma pessoa, que cola na prova não poderia dar certo.

Você ainda abriu a empresa Dye my Bag com o dinheiro da sua bolsa de IC, você ainda está fazendo estágio na Farmoquímica, será que o pessoal na Farmoquímica sabe quem você é de verdade?

Você devia procurar a polícia, eu adoraria ir para a cadeia. Na cadeia, eles vão me aceitar, na cadeia tem espaço para mim. Na UFRJ não tem espaço para mim, na UFRJ só tem espaço para gente rica, que cola na prova e que puxa o saco dos outros igual a você.

Eu já mandei um e-mail para o projeto de extensão chamado Princípios Ativos - uma Abordagem de Ensino Pesquisa e Extensão, te denunciando contando tudo o que você fez comigo e pedindo que você fosse expulsa. Uma pessoa que passa na prova colando não merece fazer parte de um projeto de extensão cheio de pessoas que passam na prova estudando. Infelizmente o meu e-mail foi ignorado e você continua como membro do projeto de extensão, segundo o seu próprio perfil no Instagram:

https://www.instagram.com/p/DaHQQNcsFGD/

Ano passado, o seu amigo Guilherme de Sousa Barbosa ameaçou me bater mesmo sem eu ter feito nada contra ele. Depois que ele fez isso, você junto com os outros alunos da Fernanda foram fazer queixinha sobre minha na coordenação da farmácia. Por causa dessa queixinha. Algum FDP da coordenação da farmácia da UFRJ vazou as minhas informações pessoais para uma pessoa que nem me conhece e que já concluiu o curso de farmácia. Até agora eu não estou acreditando no que aconteceu comigo, um funcionário público da coordenação da farmácia da UFRJ abusou do poder, que tinha como membro da coordenação da farmácia para vazar as minhas informações pessoais para os outros. Se esse FDP achou que iria me calar, pode ter certeza que ele não conseguiu. Quer dizer, eu faço a vontade da coordenação da farmácia e tenho as minhas informações pessoais vazadas. Medo é para quem tem algo a perder, você já tirou tudo de mim, no momento que você me abandonou em orgânica 1.

Você foi expulsa do projeto de extensão "Tá na hora de tomar o remédio" e "Neurodelas" depois que eu entrei em contato com os membros desses projetos de extensão denunciando o seu mau comportamento na faculdade.

Já que você fez uma queixa sobre mim na coordenação da farmácia, eu resolvi retribuir. Eu mandei um e-mail para a Farmoquímica te denunciando, no e-mail eu falei todas as coisas, que você faz de errado na faculdade e pedindo que você seja demitida.

Pode mandar o seu amigo, o Guilherme de Sousa Barbosa cumprir a ameaça e me matar logo, manda ele aparecer aqui na boca de fumo que tem em cima da minha casa pegar um fuzil com o traficante. Aqui em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino, que fornece material furtado para os traficantes fazerem barricadas.