sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Bolinho de arroz goiano, com coalhada e fermentação natural

A massa cozida na frigideira pequena de fundo arredondado
Achei esta receita num site (www.receitaculo.com/receita/20233) dizendo que era da Cora Coralina. Dizia que foi baseada numa outra registrada no sitedegoias (nem dava o link, só tinha o nome do site - "referência: receita de Cora Coralina retirada do meu caderno de receitas e verificada no site: sitedegoias.com.br). Fui lá, busquei a receita e a que encontrei, igualzinha,  era uma tendo como fonte a revista Prazeres da Mesa. Fui lá e copiei a receita que aqui está com crédito. 

Pois bem, tinha um litro de coalhada na geladeira e resolvi usá-lo nesta receita, afinal tinha comido bolinhos de arroz em Goiânia e Goiás Velho bem fofinhos, dourados, inesquecíveis. Fiz a receita e não resisti, diminuí o açúcar. Também não quis colocar fermento em pó, já que deixei fermentando. Mas coloquei em uma parte pra ver como ficava. Você está vendo nas fotos. Com fermento a massa ficou muito fofa e a crosta dourada. De qualquer forma, o sabor é muito bom. Ah, também não fiz com fubá, mas deixei o arroz de molho e bati no liquidificador com a coalhada - descontando na coalhada a água que foi absorvida. Mas, faça o seu com a farinha de arroz que vai dar muito certo. Eu não tinha a farinha no momento. Você encontra hoje facilmente nos mercados. De qualquer forma, ficou muito gostoso e eu fiquei brincando com a massa - fazendo bolinhos em diferentes formatos, com a forminha só untada com óleo e assado a 200 graus. E também cozinhei na frigideira, fritei como panqueca fina e panqueca grossa. Só não fiz em forma grande, mas aventure-se! 

Vou deixar aqui a receita original e você também mexe ao seu bel prazer. Originalmente registrada no site da revista Prazeres da Mesa - Gosto de Interior.  Vá lá que tem outras delícias goianas.  Aqui a receita da Dona Ritinha,  tal qual está lá, cedida pelo neto Aloísio (ei, acho que conheço o Aloísio!!). Simples assim: 

Só as do canto inferior esquerdo com fermento 
Olhe a belezura que ficaram as com fermento 



BOLO DE ARROZ DE D. RITINHA DO BRÁULIO

20 unidades pequenas
½ quilo de fubá de arroz
3 copos (americano) de açúcar
3 copos (americano) de coalhada
3 copos (americano) de queijo ralado
½ copo (americano) de óleo
2 colheres (sopa) de fermento em pó
4 ovos
Erva doce a gosto

1 Em uma bacia, junte todos os ingredientes e bata bem. 
2 Deixe a massa descansar de um dia para o outro. 
3 Asse em forminhas untadas.
Receita cedida por seu neto Aloísio Godinho

Na frigideira, em camada grossa
Massa de outro dia - igual, só que mais fermentada 

Na frigideira - sem fermento 
Dendezoca: se ela bobear eu roubo isto tudo aí 

Massa de outro dia, mais fermentada, com fermento químico também 

13 comentários:

Elaine pereira disse...

O arroz que vc deixou de molho foi arroz cru? De molho em água mesmo, de um dia para o outro ?

Guilherme Ranieri disse...

Neide, fubá de arroz = farinha de arroz?

Unknown disse...

Se assemelha muito ao bolinho tipico do maranhão chamado de orelha,sempre servido nos cafés da manhã,uma delicia!

Unknown disse...

http://rosicleiasnmelo.blogspot.com/2014/02/bolo-de-arroz-ou-orelha-de-macaco-frito.html?m=1

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neide Rigo disse...

Guilherme, sim, a mesma coisa.

João, que legal saber. Vou ver o link.

Um abraço,n

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fridinha disse...

Bom dia Neide!
Primeiro queria parabenizar pelo blog! Muito legal mesmo.
Nessa receita voce acha que posso colocar kefir? Ele e um pouco mais liquido que a coalhada entao nao sei se seria idea.

Obrigada e uma vez parabens pelo blog!!!

Joyce

Anônimo disse...

Poderia me passar o contato do fornecedor de fubá de arroz,por favor?

Anônimo disse...

Thanks for this. It was very helpful!

Anônimo disse...

Oi

ANA LUIZA VIDAL PIMENTEL SANTOS disse...

Eu ainda me lembro, quando eu estava fazendo analítica 1 teórica, você se juntou com a Gabriela Santana Andrade para ficar me humilhando por causa de IC no grupo de analítica 1 teórica, eu estava doente nesse dia, você se aproveitou da minha condição de doença para ficar me humilhando por causa de iniciação científica, isso não se faz nem com um bicho. Você é um monstro.

Eu me lembro depois na aula de analítica experimental 1, você perguntou a professora quantas aulas você poderia faltar, a professora falou que você podia ter só 4 faltas, então você faltou 4 aulas seguidas.

Eu fiquei tão surpreso quando eu descobri que você estava iniciação científica com bolsa junto com o Roberto Carlos e ainda publicou esse artigo científico:

https://www.mdpi.com/2076-3921/14/12/1403

Você não está nem aí, você só quer saber da atlética de farmácia, você aparece em todos os eventos ligados a atlética de farmácia, você fica matando aula para ir para o Cobal, você deve ter escrito esse artigo no Cobal ou na viagem para a SuperCopa em Vassouras junto a Atlética de farmácia.

Você ainda foi 10th Brazilian Conference on Natural Products (BCNP), que aconteceu em Minas Gerais e publicou esse resumo em anais científicos:

 

https://www.even3.com.br/anais/10bcnpxxxviresem/1274258-plakortides-and-colestane-steroids-from-the-marine-sponge-plakinastrella-microspicullifera/

 

Eu sei muito bem que você pagou outra pessoa para fazer a sua prova final de orgânica 2, quando você ainda era aluna do Roberto Carlos. Eu acho que o Roberto Carlos se esqueceu disso quando te chamou para fazer IC junto com ele.

Quer dizer eu passo em orgânica 2 sem prova final e não ganho nada, você passa em orgânica 2 com prova final, ainda por cima pagando outra pessoa para fazer a sua prova e você ganha uma bolsa de IC e publica um artigo científico.

Foi uma covardia o Roberto Carlos te ter chamado para fazer IC com ele, eu fui a todas as aulas dele, eu era super participativo durante as aulas dele, eu agia dessa forma porque eu queria se a maior nota da turma e provar que eu era mais inteligente que a Leticia de Sousa Albuquerque e que eu só não passei em orgânica 1 porque ela não quis me dar cola.

O Roberto Carlos nunca falou nada sobre IC quando eu fazia orgânica 2 com ele, ele só falou que ele iria ficar 6 meses em Portugal a trabalho. Depois eu descubro que ele já tinha voltado de Portugal e a ainda te chamou para você fazer IC junto com ele, você que fica matando aula para ir ao Cobal. Foi uma covardia o Roberto Carlos ter feito isso comigo.

Eu sei muito bem que é você que está cadastrando o meu número sem a minha autorização em sites de imobiliárias e de funerárias, só para o meu telefone ficar o dia inteiro tocando.

O pior é que você é bonita, o que você tem de bonita, você tem de malvada.

Você ainda vem me ameaçar com polícia, aqui na minha rua tem uma boca de fumo, a polícia só aparece na minha rua para buscar o arrego do traficante, aqui em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino que fornecesse material furtado para os traficantes fazerem barricadas.

Não adianta me ameaçar, porque eu não tenho nada a perder.

ANA BEATRIZ DE LIMA disse...

Você passou colando em cálculo para a farmácia usando o Photomath, me fez acreditar que eu podia passar na faculdade sem estudar e quando chegou em orgânica 1. Você decidiu que não iria me dar cola e não me avisou nada. Estava fácil passar na Fernanda. Eu só não passei, porque eu não estudei já que eu achei que você iria me dar cola como você sempre fez no primeiro semestre. Foi por sua culpa que eu tive o desprazer de conhecer a Lages. O motivo pelo qual eu fiquei reprovado em orgânica 1 pela segunda vez foi porque a Lages deu 4 décimos e uma segunda prova final para a Emanuele Lima Silva passar em orgânica 1 e eu não. Quer dizer que cada aluno tem direito a 3 provas e a Emanuele tem direito a 4?

Eu não sabia que para passar em orgânica 1, eu precisava puxar o saco da Lages. Eu achava que para passar orgânica 1. Eu só precisava estudar.

Então a segunda vez que eu fiz orgânica 1 com a Lages. A minha missão foi impedir que a Lages fizesse o que ela fez comigo com qualquer outro aluno. Só depois que as aulas acabaram, foi que eu descobri que a Gabriela Santana Andrade estava fazendo iniciação científica.

Eu não sabia que existiam pessoas naquela turma fazendo iniciação científica. Eu só estava agindo daquele jeito, porque eu achava que estava todo mundo com a vida ruim igual a minha.

Eu não sabia que tinha gente na turma lá no bem bom fazendo iniciação científica. Se eu soubesse disso eu teria trancado orgânica 1. Eu queria ver só a Gabriela Santana Andrade fazendo iniciação científica e ainda em orgânica 1. Depois que a Gabriela passou em orgânica 1.

Ela se voltou contra mim. Ela falou que passou sozinha em orgânica 1. A Gabriela apenas me usou para passar em orgânica 1, depois que ela passou eu não tinha mais utilidade para ela.

Eu sei tudo sobre você (Ana Beatriz de Lima), eu achei o seu perfil no Instagram e no Linkedin:

https://www.instagram.com/p/C-q8YN5uQDP/

 

https://br.linkedin.com/in/ana-beatriz-lima-998a1779

 

Mas também você é amiga do Jakson Barros Bonfim. O Jakson pagou outra pessoa para fazer a prova online de orgânica 1 da Lages. O Jakson abriu a empresa Bonfs Home Center com o dinheiro da bolsa de IC, dinheiro esse que ele conseguiu graças à cola. O professor substituto chamado Luis Phillipe Nagem Lopes é o orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Jakson Barros Bonfim. O título do TCC do Jakson Barros Bonfim é Sistematização de casos clínicos do HUCFF e desenvolvimento de website como ferramenta pedagógica: um relato de experiência. Você também é amiga da Jéssica Mel da Silva Faria e o orientador de TCC dela também é o Luis Phillipe Nagem Lopes e o título do TCC dela é Desenvolvimento de um ebook para orientação da equipe de enfermagem sobre administração de medicamentos de alta vigilância em UTI neonatal/pediátrica: relato de experiência.

Depois que o seu amigo Guilherme de Sousa Barbosa ameaçou me bater mesmo sem eu ter feito nada contra ele. Você foi fazer uma queixinha sobre mim lá na coordenação da farmácia. Por causa dessa queixa. Algum FDP da coordenação farmácia vazou as minhas informações pessoais para uma pessoa que nem me conhece, que nunca fez uma disciplina junto comigo, que já concluiu o curso de farmácia e que nem mora mais no Brasil. Um funcionário público da coordenação da farmácia da UFRJ abusou do poder, que ele tinha para vazar as minhas informações pessoais.

Se esse FDP morasse aqui em casa. Os traficantes já teriam mandado subir até a boca de fumo, que fica na parte de cima da minha rua. Os traficantes não gostam nada de gente que faz as coisas para sacanear os outros. Aqui em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino, que fornece material furtado para os traficantes fazerem barricadas.

A vida é boa para quem faz iniciação científica, para quem não faz só resta à morte. Eu não vou perder a minha bolsa.