quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Sopa fria de tomate e abóbora d´água ...

Poderia ser um gazpacho andaluz, mas duvido que colocassem na sopa gelada abóbora d´água em vez de pepino. Então, para não me complicar, vamos chamar a sopa fria de sopa fria e pronto. Com melancia, já vi, já fiz, fica muito bom. E até com a parte branca da melancia já fiz também. Igualzinho a esta. E se abóbora d´água lembra pepino, lembra melancia, por que não?

Gazpacho é uma sopa feita à base de pão com legumes. Nos primórdios o pão era socado com alho e azeite num almofariz e só então iam se juntando os legumes que também era socado. O purê era então diluído em água, peneirado e temperado com vinagre de jerez. Lembrando que tomates e pimentões são americanos, talvez o gazpacho primitivo fosse feito só de alho, pão, azeite e vinagre diluídos em água. Atualmente a maioria dos espanhois usa liquidificador ou mixer. E, claro, foi o que fiz também.

Gosto destas sopas geladas com legumes pois são um jeito fácil e rápido de se comer salada, afinal nada mais são que saladas liquefeitas, com os mesmos temperos e acompanhamento (o pão) incluso. Um jeito prático também de ingerir vitaminas e minerais. Bons para os dias de folia.  É o similar salgado à vitamina de frutas. E serve tanto como aperitivo ou entrada quanto como prato principal ou lanche. O vinagre e a água gelada deixam a sopa muito refrescante. Aqui minha versão que pode ser modificada a gosto, como se fosse uma salada. A cebola é dispensável, pois deixa um sabor meio ardido, mas eu gosto.


Salada fria de abóbora d´água e tomate

1 tomate ou 2
1/4 de cebola pequena (opcional)
1/4 de abóbora d´água (cerca de 200 g) descascada - pode substituir por pepino sem pele
1/4 de pimentão vermelho
1 fatia pequena de pão
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
Água gelada, sal e pimenta-do-reino a gosto

Bata no liquidificador o tomate com a cebola, a abóbora d´água ou pepino, o pimentão, o pão, o alho, o azeite e o vinagre. Vá juntando água gelada aos poucos até ficar na consistência desejada. Tempere a gosto e prove. Corrija o sal, a pimenta, a água, o azeite, o vinagre... como se fosse uma salada. Até ficar do seu gosto.

Rende: 2 porções (para comer no lugar de uma refeição - ou 4 porções se for servir de entrada)




2 comentários:

juju gago disse...

ótima receita esta, rápida e bem flexível.
as receitas de gazpacho que tenho aqui são cheias das firulas, deixar de um dia pro outro, sei lá que.
mais ainda gostei da pequena aula de história gastronômica.

Vou fazer hoje mesmo, de janta :)


beiJu

diu disse...

Neide usei abobora d água para substituir o papaia verde na salada ficou maravilha.bjs.(Diulza)