quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Produtos da Coopercuc em São Paulo

Na semana passada, aproveitando a presença de membros da Coopercuc (Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá) em São Paulo, organizamos uma degustação com os principais produtos da cooperativa para um grupo de jornalistas e alguns chefs na Escola de cozinha Wilma Kövesi, sempre aberta a atividades como esta, graças à simpatia e apoio de sua proprietária Betty Kovesi à causa dos pequenos produtores e seus produtos de qualidade.    

Esta iniciativa faz parte do Projeto de Fortalecimento aos empreendimentos coletivos para o aproveitamento de frutas nativas do Sertão com o objetivo de promover a inserção dos produtos da Coopercuc no mercado nacional (convênio nº 725666/2009 celebrado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA e a COOPERCUC).  

O que fiz foi apenas organizar a degustação e apresentar Benedita Varjão e Irene Sena que mostraram com propriedade os produtos expostos falando não só sobre sua produção, mas também sobre o sertão, a cultura alimentar, sua gente e a forma de trabalho da cooperativa. 

Geleia de umbu, doce de umbu com goiaba, geleia de maracujá da Caatinga e até o mais recente lançamento, a cerveja de umbu, feita numa parceria da Coopercuc com a Experimento  Beer, foram degustados. Havia também o famoso vinagre de umbu que despertou muito interesse dos presentes (aquele vinagre que já mostrei aqui, feito com a fruta fermentada e apurada no fogo, sem açúcar ou qualquer outro aditivo). Fiz um cozido de frango usando o vinagre de umbu no molho e todos puderam degustar. Aprovaram, pediram receita, mas como fiz meio sem medidas vou retestar dia desses e posto o resultado aqui sem erros. Por enquanto deixo este frango feito com a fruta - e você poderá provar a fruta in natura e ainda usar em receitas se for ao festival do umbu em Uauá, agora no começo de março - logo posto o convite aqui. 

E teve ainda umbuzada que nem estava no programa mas, como todos queriam conhecer, acabei preparando um na hora com as frutas que foram trazidas da Bahia. 

Para introduzir as pessoas no cenário do Sertão a amiga Inês Correa mostrou um pedaço do documentário que está fazendo sobre a Caatinga, com produtores da cooperativa.

Durante a estadia de Benedita e Irene aqui em São Paulo elas estiveram no Eataly que será inaugurado em breve em São Paulo e também na Casa Santa Luzia apresentando os produtos. Em alguns supermercados do Pão de Açúcar já é possível encontrar doces e geleias. Quem sabe teremos mais opções em breve. 

Veja aqui algumas fotos da Inês Correa: 











Um comentário:

Janelice Bastiani disse...

Olá,
Adorei seu blog e as postagens, agora sou seguidora do blog.
Venha visitar meu blog www. crochelinhasagulhas.com.br
Você será muito bem vinda.
Janelice Bastiani