segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Manjubas fritas

Manjubas são peixinhos que congelam bem, por isto na época dela, a partir de outubro, antes do período de defeso - geralmente entre final do ano e janeiro, se encontro o peixe bem fresco, compro, limpo e congelo em pequenas porções.

A vantagem de comprar o peixinho inteiro é que a gente, ao limpar, sabe se realmente está fresco, com carne rosada e rígida, com vísceras íntegras, e ainda pode aproveitar o que tem dentro dele principalmente se porventura encontrar uma manjuba ovada. As ovas são deliciosas, misturadas na manteiga que é passada em fatias de pão que vão ao forno ou para juntar ao molho caso faça a manjuba na forma de moqueca.  Se bem que o melhor jeito de preparar manjuba, para mim, é frita em bastante óleo para que fique sequinha. Tempero com sal e pimenta (do reino ou vermelha seca em flocos) e passo em farinha de trigo ou fubá bem fininho.  Jogo os peixinhos, pouco de cada vez, no óleo quente e deixo até que dourem e fiquem crocantes. E deixo escorrer em peneira antes de colocar no prato de servir, que pode ser forrado com folhas de bananeira ou cúrcuma (tenho usado cúrcuma, que é o que tenho no quintal no momento).  Folhas de cúrcuma têm perfume de manga verde.  Os peixinhos crocantes ficam irresistíveis, com cabeça, espinha e tudo.

E eu como sem culpa, com arroz molinho recém saído do fogo, com salada verde ou com tapioca e vinagrete, que fica muito bom também. Quanto estou com óleo quente para fritar manjubas, se tenho quiabo, frito junto alguns para colocar no recheio da tapioca.

Para congelar, precisam estar super frescas
E nhac! 

5 comentários:

Valéria disse...

Lembrei dos lambaris pescados no "corguinho" perto de casa, que minha mãe fritava.. os melhores do mundo! :')
Obriga por me trazer essa crocante e deliciosa recordação. rs
Vah

Valéria disse...

Obrigada*

Neusa Mitsuko disse...

Manjubas são uma delícia!Mas eu não comprava manjubas, por que não queria fritar, sujar o fogão, engordar...Até que a moça da peixaria disse: ora, faça no forno, forre a assadeira com papel alumínio, enfileire as manjubas, polvilhe sal e jogue um pouco de azeite.Fica pronto em uns 15 minutos. Desde então, só faço assim, douradinhos no forno.

Unknown disse...

Vendo file de manjuba,isso sim e uma delícia, bandeijas de 250Gr
Fernando
997460201

Ana Maria disse...

gostaria de uma " muda" da erva-cidreira, quem poderia vender?