terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Capim santo para plantar

Ganhei dias atrás duas touceiras de capim santo da amiga Juliana, do blog deverdecasa. Parece muito simples fazer muda de capim santo. Nem sei quando aprendi, mas acho que foi quando eu ainda era criança, sei lá. Não lembro mesmo. Mas percebi, recentemente, que tem gente que não sabe nem acha tão simples assim. Então, aproveitando que tive que dividir a touceira para fazer as mudas que vou plantar na horta comunitária, deixo o passo-a-passo aqui para quem estiver interessado. 

Na horta comunitária havia duas touceiras bonitas. Passa um, pega. Passa outro, arranca, e assim foram se acabando até não restar nada. Se tantos colhem é porque tanto gostam. Então, agora teremos muitas mudas para abastecer todos os moradores e passantes. Quero também dar algumas mudas para os vizinhos, para que cada um tenha um pezinho no quintal ou na calçada.  Consegui fazer 80 mudas da touceira que a Juliana trouxe.  A danada é tão rústica, tão fácil de cuidar, tão sem necessidades, e tão gostosa, quanto boa para a saúde, que .... bem, acho incrível que mesmo pessoas que têm quintal prefiram plantar grama e comprar chá de erva cidreira (seu outro nome), em sachê, que mais parece grama seca moída, a ter uma moita da planta em casa. Sem contar que a gente não encontra por aí o miolo fresco dos bulbos para usar como tempero nas comidas tailandesas, refrescantes, deliciosas.  Então, quem tiver um vizinho que tenha a planta, peça uma mudinha. Se ele não souber como tirar, agora você sabe.  

Basta separar os bulbos - você vai saber porque são unidades separáveis - e limpar das folhas velhas e secas. Depois, corte fora o excesso de raiz, deixando apenas entre um e dois centímetros. Raízes novas nascerão deste pedaço. Da parte aérea também corte as folhas a uma altura de 10 a 15 centímetros da raiz, como pode ver nas fotos. 

Deixe as raízes imersas em água limpa (trocando todos os dias) por cerca de uma semana. Quando novas raízes, brancas, aparecerem e as folhas do meio começarem a crescer, já pode plantar - enterrando só a parte da raiz. 

Aí, é só esperar para ter folhas jovens e perfumadas para fazer chás, sorvetes e tantas coisas que já apareceram aqui no Come-se, como os beijus de goma, cuja receita dei dias atrás aqui

Beijus de goma - um com flores azuis da clitória e outro com capim santo

Com recheio de coco com araruta. Nhac! 

15 comentários:

Anônimo disse...

Antes de mais, adoro o seu trabalho.
Fiz o beiju de capim santo este fim-de-semana e é delicioso, sublime! Foi um sucesso...
Agora, já tentei fazer a tapioca assim nesse beiju branco, mas não acerto com a receita... aqui só tenho pérolas de tapioca, farinha de mandioca, polvilho doce e polvilho azedo.
Ana

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Adorei a dica maravilhosa!!! Ontem mesmo comentava com meu pai que meu pé de capim cidreira já velho está no ponto de fazer mudas novas! Adorei sua explicação e dica!
Beijos
CamomilaRosa

chirleymaria2@gmail.com disse...

Gratidão por tão valiosas informações!
Este blog é tudo de bom!

Liliane disse...

Fico super emocionada com as publicações sobre Capim Santo. Minha família chama isso de Capim Cidreira. É meu chá preferido desde sempre!! E agora estou aprendendo(e repassando para o resto da família) as outras receitas.

Amo seu blog, Neide!


Abraços

Anônimo disse...

(sou muito sua fã!)

você acha que sobrevive em vaso dentro de apto?

um grande abraço, Surya

Leticia Cinto disse...

Muito legal saber como se faz! Aqui no canteiro do prédio tem 2 plantas, mas elas não "entouceiram", talvez seja falta de algum nutriente no solo.

Anônimo disse...

Olá, Neide!
Conheço como erva cidreira, mas não é a cidreira, ela é outra, só descobri tempos depois. Na verdade, o correto é capim limão e adoro o chá, é bom demais da conta e tenho um pé no quintal. bjs

Vera disse...

Neide,
Os três bulbos que você mandou aqui para SJCampos estão ótimos e sendo cuidados com carinho. Em breve teremos folhas suficientes para um suco refrescante e outras experiências.
Muito obrigada!
Vera

Anônimo disse...

Olá, ganhei umas folhas de capim santo, só que o chá tem um pouco de amargor, porquee será? Ou se enganaram e não é capim santo?
Grata,
Sarita

Anônimo disse...

Porque não há respostas para as perguntas feitas aqui?

NegaMa disse...

Olá! Tome cuidado para você não consumir citronela no lugar de capim cidreira. A citronela não serve para consumo. Me disseram que pode ser tóxica. Serve como repelente de pernilongos.

Unknown disse...

Ja prantei tantas mudas e morreram, mas agora já sei porque, eu prantava sem deixar na água e com todas as raizes. Obrigada por a dica de como plantar.

Jean Lucas disse...

Tenho uma dúvida, tenho um vaso com capim santo saudavel e eu tinha antes outra muda de capim mas este pegou ferrugem e eu acabei tirando todas as folhas e coloquei na agua como vc ensinou, e saiu novas raízes e folhas novas mas e agora? Eu devo replantar no mesmo vaso do outro capim santo que esta saudável? A ferrugem msm retirando todas as folhas pode contaminar o outro capim?

Neto Gomes disse...

Obrigado...Achei como tirar as mudas!

Anônimo disse...

Bom dia, posso manter na água? Ele tá ficando lindo cm raízes, é preciso msm plantar?