quarta-feira, 30 de abril de 2014

Vaso-folha pra pezinho de pimenta


Agora com esta coisa de plantar no sítio e também na hortinha comunitária, não há recipientes e vasos que cheguem. Aí, outro dia, andando pela rua, vi as folhas de sete-copas no chão. Pensei: se embrulham peixe que vai ao forno porque não embrulhariam um pouco de terra. Pronto, foi chegar em casa e testar. Vale pra estas pequenas transições do tipo tirar da terra e levar pra outra terra. Nossa horta/ jardim tem sido assim, com mudas a partir de outra planta adulta ou espontâneas arrancadas do quintal e frestas das ruas ao redor.  Nestes casos, o ideal é passar para um vasinho e ambientá-la primeiro antes de ir para o lugar definitivo. É por isto que digo que não há vasinho que chegue. Meu quintal virou um verdadeiro viveiro. Os bancos e cadeiras já viraram apoio pra vasos. E o pequeno jardim já não existe mais. Acho que pelo menos o viveiro ficará mais verde e biodegradável. Poderei enfiar o vasinho inteiro na terra sem machucar a raiz e sem sobras.  

Como fiz: peguei duas folhas frescas de amendoeira - podem ser as recém caídas verdes ou amarelas. Elas são firmes e flexíveis.  Coloquei as duas em cruz dentro de uma xícara que usei como molde. Enchi de terra, plantei a mudinha de pimenta que arranquei do chão - nascida espontaneamente a partir de sementes caídas - e com cuidado puxei. Amarrei com fibra vegetal de fórmio (um excelente planta para se ter por perto) para dar firmeza.  Já tem uma semana que fiz o vaso e a planta ainda está saudável. O excesso de água sai pelas frestas. Logo o conjunto todo vai pra horta. E logo teremos pimentas como aquelas da pimenteira mãe de todas. 

Sobre a folha de amendoeira ou sete copas, já falei aqui e mostrei ela sendo usada na tapioca acolá

Então, se não tinha o que fazer no feriado do trabalho, já arrumei trabalho pra você. Até segunda e bom feriado! (hoje tem sesc consolação e domingo tem sesc interlagos - veja aí na página Próximos Passos). 

Use um molde - depois é só puxar
Muda de pimenta e jambu 


6 comentários:

eng, panerai disse...

Com a doação e venda de mudas, também estou ficando sem vasos. Vou utilizar as embalagens de leite ou cortar garrafas pet. Gostei desta ideia de utilizar folhas!!
sucesso!!

silvio feitosa disse...

Cara, essa sua ideia é GENIAL! Irei a usar na próxima vez que eu for na faculdade pegar mudas e não tiver vasos. E o mais legal é que pode plantar com o "vaso" e tudo.

Andiana disse...

Genial!!!

Unknown disse...

Olá! Gostei muito do seu blog! Queria convidá-la a ler o meu:http://visaocinetica.blogspot.com.br/ e se possível, me dar a sua opinião! obg! (:

silvia lopes disse...

Adorei os vasinhos folhas, como disse o meu xará: genial.Beleza, praticidade e sustentabilidades juntas.

Anônimo disse...

Olá Neide!
Esta de aproveitar as folhas para fazer o vaso foi uma idéia muito boa!
Não tenho tais folhas aqui por perto, assim, costumo usar as caixinhas de leite ninho para fazer minhas mudas. Elas resistem um bom tempo e é fácil "desenvasar" quando for plantar no local definitivo. ;)