domingo, 13 de abril de 2014

Salvador nas ruas

Sempre que vou a Salvador, me fica a impressão de que soteropolitanos comem melhor que nós. A abundância de frutas, legumes, amendoins cozidos, milho e mandioca, nas ruas é tanta que, junto com acarajés, tapiocas e abarás, esta imagem pode nos induzir ao erro de pensar que em Salvador se come muito bem e saudável.  Mas, pelo menos nas casas de Salvador por onde já passei, vejo mesmo sempre muito suco de frutas, raízes, legumes e frutas à mesa no café da manhã e na hora da sopa, no jantar. Sim, o jantar tradicional inclui sempre uma sopa além de bolos, pães, aipim, batata-doce e outros itens de lanche ou de almoço. Eu adoro este tipo de refeição com aquela sopa que não tem nada de ralo consomê, não. É sopa substanciosa, com macarrão, carne, legumes, uma delícia.  Quanto ao acarajé e abará, não são pratos pra se fazer em casa. O que se faz é comprar e levar pra casa de vez em quando. Agora, tapioca e cuscuz sempre tem. Claro, isto tudo são só impressões de uma viajante com olhos viciados para as cores de comer e sempre bem recebida por amigos que comem assim diariamente de verdade. Que todos comam assim fica por conta do meu desejo e fantasia.  

Aqui, as fotos de frutas são da banca que fica na esquina da Avenida Antônio Carlos Magalhães com Rua Anísio Teixeiras. As cestas são todas lindamente forradas com folhas de amendoeira ou sete-copas, abundante por lá.  Mas há muitas outras não só em Salvador mas nas cidades próximas.

Amendoim cozido

Umbu

Fruta pão

Umbus e seriguelas

abacates

Acerola

cajamanga

cajus

caquis

jenipapos

pinhas

taperebás

mangas numa outra esquina 

11 comentários:

Unknown disse...

Oi Neide ,tudo bem ! bom demais,mas aqui em minas nunca vi vender cuscuz ,e o meu pé de caju que não vinga,e todos pé de coco morre .Acho que é o clima daqui,sou capixaba e conheço muito bem o sul da Bahia,mas nem todas frutas de lá estão se dando bem aqui.
voutandoasermenina.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Neide, suas impressões estão certíssimas. Sou de Salvador e moro no exterior há muito tempo. Sempre trago na mala, massa para fazer cuscuz e tapioca.
Aipim, batata doce, iame, fruta-pão, abóbora, banana frita, cozida... fazem parte do nosso café da manha e jantar
Meu marido é do Sul e brinco com ele que sopa de rico (creme, caldos de uma cor só) eu não gosto. Sopa de verdade é a nossa, com tudo que sobra do almoço e um pouco mais.
Fiquei com saudades das frutas, das vendinhas nas esquinas, do acarajé e, mais ainda, da casa de minha mãe, onde o cafe da manhã é de cinema e eu não preciso fazer nada ; )
Abraços, Michela

Jorge_Abrao disse...

Na oportunidade de cumprimentá-la pelo excelente trabalho que já sigo há algum tempo, venho chamar sua atenção para uma troca de legendas neste post. As "cajás-mangas" estão trocadas com os "taperebás". No mais, as fotos estão lindas e a matéria muito boa.
Abraços de seu amigo virtual daqui de Goiás (Cumari-GO)

Elisa D. Teixeira disse...

Fotos lindíssimas, Neide. Me deu água na boca ver essas frutas... Alguma receita do amendoim cozido? Aqui nos EUA se come bastante, em algumas regiões - queria comparar as versões.
Abraço,

Leticia Cinto disse...

Ah, que lindo, tudo colorido! E que capricho na arrumação. Dá até vontade de levar tudo pra casa né? :)

Irineu disse...

Excelente o seu blog. Neide, por acaso você sabe onde eu posso encontrar mangarito em São Paulo?

Sillmelo Akita disse...

Ai meu pai amado!!!
E essa fruta pão que nunca encontrei aqui em SP?
Saudades de sabor, só mato a saudade quando vou para o Recife, mas nem sempre vou na época certa.
Neide, você já encontrou aqui em SP?
Que tal uma árvore lá em Piracaia? heheheh

Abraços

Anônimo disse...

Nossa, que vontade de experimentar essas frutas que nunca nem ouvi falar: taperebás e cajá-manga... Não é só come-se, também saliva-se. rsrsrs Abç
Izabel

Mariangela disse...

ohhh amiga querida, que vontade de tomar um suco deste caju! Que saudade de voces! Beijos Neide.

Anônimo disse...

Pelos poderes de São Cipriano (PAPR) Virá agora atrás de mim(CSSM) Ligará agora pedindo desculpas Vai vir de rastos, apaixonado, Cheio de amor e tesão por mim(CSSM)o mais rápido possível. São Cipriano, eu terei esse poder, que Ele(PAPR) me ame COMO NUNCA AMOU NINGUEM EM TODA A SUA VIDA. São Cipriano (PAPR) vai e AGORA, desejar estar ao meu lado, que Tenha a certeza que eu sou perfeita para ele(PAPR), que não possa mais viver sem mim(CSSM).Que Sempre tenha a minha imagem em seu pensamento todos os momentos. AGORA COM QUEM ESTIVER, ONDE ESTIVER ELe IRÁ PARAR, porque o pensamento está em mim(CSSM). E ao deitar que tenha sonhos comigo e ao acordar pense em mim(CSSM)e me deseje, a todo o momento dos seus dias tenha o pensamento em mim, que queira me ver,sentir meu cheiro, me tocar e me ter com amor.DESEJO TAMBEM QUE Queira abraçar-me, beijar-me, cuidar de mim, proteger-me, amar-me nas vinte e quatro horas de todos os seus dias, fazendo assim com que me Ame a cada dia mais e que sinta prazer só de ver a minha imagem(CSSM). São Cipriano faça ele(PAPR) sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra pessoa e NUNCA SENTIRÁ . Que tenha prazer apenas comigo(CSSM), que tenha tesão somente por mim e que seu corpo só a mim pertença, que só tenha paz se estiver comigo.Agradeço por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar seu nome, São Cipriano, em troca de amansar e amarrar nos meus pés e trazê-lo de volta pra mim APAIXONADo,CARINHOSo, DEVOTADo, LOUCo DE AMOR, FIEL E CHEIa DE DESEJO aos meus braços, falando sempre a verdade e para que assuma o nosso amor e volte pra mim o mais rápido possível e que sinta uma dor muito forte em seu coração de saudades de mim e que tenha sonhos comigo de que esta fazendo amor comigo e com muito desejo e fogo da paixão. Que a minha vontade seja a Dele também, e que sinta uma imensa felicidade sempre que estiver comigo ou ouvir a minha voz . Peço isso aos poderes de SÃO CIPRIANO. Amém!

Gabi disse...

Oi Neide. Sou de Salvador mas infelizmente não mora lá há 8 anos. Mas poios te afirmar que é exatamente assim, casa cheia de sucos, batata doce, fruta pão, inhame, frutas. Ô saudades da minha terrinha