sexta-feira, 4 de abril de 2014

Horta City Lapa. Você praça acho graça.

Agora está assim
De manhã estava assim 

“Você praça acho graça. Você prédio acho tédio”

Ontem, fiz aqui no Come-se um convite aos leitores e avisei aos amigos. Mas o dia é proibitivo para quem tem trabalho fixo com horário, reconheço. É que a questão era urgente, alguns vizinhos estavam reclamando. Ana e eu fomos ontem à noite na reunião de zeladoria na subprefeitura da Lapa (que acontece nas primeiras quintas do mês) cobrar o corte do mato 
e comunicar sobre a existência agora de nossa horta. O subprefeito gostou da iniciativa e falou que os homens viriam e também o que já sabemos: no começo algumas pessoas não gostam, no meio quem gostava pode não gostar e por fim quem não gostava pode acabar gostando. Algo assim. 

Por isto, o negócio é ir fazendo. Comece sempre com um amigo pra dar força. Se não fosse minha vizinha Ana Campana eu teria desanimado um pouco com os votos de fracasso. 

Bem,  hoje de manhã estávamos lá na praça com um mutirão nunca imaginado. Apareceram a Neuci, a Ana e o Carlos. Além de nós, Ana, minha vizinha, e eu. Carlos e Neuci precisaram ir embora, mas ficamos nós três na companhia de um batalhão de homens que vieram cortar o mato e tirar entulhos. 

Os homens da prefeitura trabalharam bastante, recolheram entulho e galhos (uma das alegações dos que apostam que não vai dar certo é que  'é muito perto da estação de trem, e sabe como é, o povão é porco'). Pois é, os entulhos e galhos são da própria vizinhança que manda o jardineiro jogar lá por preguiça de empacotar ou então paga para o caroceiro tirar da frente da sua casa sem querer saber onde é que o lixo vai ser desovado - na praça mais próxima, claro. Por fora, bela viola..

Demos bolos e suco de umbu pros homens e continuamos nosso trabalho de fazer buracos, aproveitar a palhada para fazer cobertura morta, colocar plaquinhas e conversar com quem passasse. Usamos também como composto os restos úmidos de folhas e terra acumulados na guia. Estava tão bom que tinha até minhocas. Por enquanto não compramos nada para o espaço. Todas as mudas são backups das que tenho no quintal. Fiz as mudas antes de viajar e agora estavam prontas.

Quase todo mundo que passava trazia um sorriso de satisfação. E planta e comida são sempre motivo para puxar conversa. São horas gostosas que passamos quando mexemos com a terra.

Um homem passou com um fardo de pano branco de algodão nas costas. Disse que ia mandar passar um trator ali e acabar com tudo aquilo. Em seguida deu um sorrisão dizendo que era brincadeira, que adorava planta, que terra tinha cheiro bom, melhor que perfume comprado, que adorava abraçar árvore, que sentia energia boa. Então perguntei: e se abraçasse um prédio?. Eu, hem, dá choque, ele respondeu dando gargalhadas.  Então eu repeti o que se vê carimbado nos muros de todo o Brasil: “Você praça acho graça. Você prédio acho tédio” (
 mensagem criada pelo jornalista Dafne Sampaio).  Ele gostou e saiu rindo andando livre vendendo seus panos comprados no Brás. Meio louco meio gênio e repetindo: podia ser todo mundo assim, livre como este cachorro. Eu sou como este cachorro - falava do cão que mora na rua de baixo e passou atrás dele espiando a novidade da praça agora horta, agora graça. 

Bem, seguem as fotos da horta City Lapa com mil agradecimentos à força dada pela leitora Ana Perin, que veio da Pompeia, e que, animada,  aguentou firme sem água e sem almoço até quase três da tarde (desculpe, Ana, pela constituição camelística que me faz esquecer que isto não é normal nem saudável para ninguém).  E desculpe também porque vai aparecer na foto. 


Deixo também aqui minha coluna da última quinta-feira no Paladar sobre hortas comunitárias: http://come-se.blogspot.com.br/2014/04/hortas-comunitarias-coluna-do-paladar.html

Não é gente do trem que coloca resto de poda aqui



Composto fértil
Serviu como adubo para o alecrim, o hibisco, manjericão
Missão cumprida, com ajuda das duas Anas (A Campana já estava a
esta altura atendendo no seu consultório de dentista) 

9 comentários:

Nathanael disse...

QUE LEGAL!

Leticia Cinto disse...

Que super bacana!!! A horta de vcs vai contaminar a Lapa toda e vão surgir muitas novas hortas, tenho fé! Da próxima vez, vou tentar ir tb, pode acreditar :) Bjs e parabéns!

Anônimo disse...

Neide, que dia bom demais!!! Aprendi; a graça da praça e a tirar o tédio do prédio, rsrsrs.
Plantei,cavei,toquei,cheirei,sorri,ouvi,falei e aprendi tanto que até agora tô contando para todomundo o qto foi bom..
Meu muito Obrigado para todos que estavam lá.
Aprendi a clicar no botão "mão na massa,cidadão".
Bjocas Ana " Sem varanda e Sem quintal"

Denise de Luca disse...

Oi Neide
Eu e o Marcos meu filho estamos louquinhos pra fazer nossa horta aqui pertinho de casa, Mas não sabemos direito como proceder. Tem que ir na sub prefeitura pedir autorizacão? Será que sua leitora Ana da Pompéia não quer fazer junto com a gente , aqui entre a Heitor e a Pompéia já localizamos umas pracinhs da hora!

Anônimo disse...

Que delícia, Neide !! Adoraria te ajudar, pena que moro no interiorrr ... Tomara que sua iniciativa conquiste mais ajudantes, mais amigos. Bjs, Liliana.

Anônimo disse...

Oi, Neide, acabei de ler o artigo do banco das sementes e dei uma passa no "conversê" dos leitores.
Então, vamos tocar outra horta na região. Entro em contato
É isso mesmo, vamos aprender juntos como se faz uma cidade melhor, bem cuidada.
Abraços Ana "Sem varanda e sem quintal, mas com muitas hortas"

Neide Rigo disse...

Ei, Nathanael, que tal fazer uma de pancs por aí?

Letícia, e que muitos prédios tenham a sorte de ter uma moradora como você. Boa sorte na sua horta no prédio.

Ana e Denise, pronto, estão apresentadas. Denise, escreva pro meu email e me passe o seu, para eu passar pra Ana.

Denise, não tem que pedir autorização, não. Não há nada na legislação que impeça. Só não pode cortar árvores. Mas é bom comunicar, fazer parceria, para que mandem limpar pelo menos. As subprefeituras costumam ter reuniões de zeladoria uma vez por mês. Comece pequeno, com alguns vizinhos. E logo a coisa fica grandiosa.

Liliana, então faça uma aí no interior.

Ana, vamos ver ainda muitas hortas por aí. É só começar.

Um abraço,n

Maíra disse...

Caramba!!!!! eu estava procurando quintais pequenos com árvores e plantas no google e caí aqui.
Ameeeei tanto!!!
Li pelo menos umas 5 horas, já compartilhei no face e plantei até um alho que estava brotando aqui em casa na jardineira rs....
Beijos querida!! obrigada por compartilhar coisas maravilhosas assim....

Neide Rigo disse...

Maíra,
cinco horas? Poxa, fico na maior alegria. Volte sempre.
Um abraço,n