sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O que é, o que é?

Esta é fácil, mas aposto que muita gente ainda não conhece. Quer arriscar um palpite? Resposta só depois do carnaval, pois a equipe do Come-se foi dispensada no feriadão. De olho nas árvores com frutos por aí.  Inté e alalaô!

15 comentários:

CookLinks disse...

Falso guaraná!

Stefano disse...

Sempre vejo e sempre quis saber o que é...espero mais comentários.

David Ramos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
David Ramos disse...

O nome eu não sei.. mas tem gosto de doce de feijão... algo macilento.. tem uma árvore na calçada de casa há mais de 10 anos.... e nunca me perguntei que coisa é essa

Anônimo disse...

Caferana (Bunchosia armeniaca)

--Sérgio (Lisboa)

Anônimo disse...

Isso é a deliciosa Caferana (Tachia guianensis Aubl), popularmente conhecida por jacaruaru, quássia-do-pará, tinguá-aba..., fruta que eu adoro desde menina e atualmente luto pra fazer crescer uma muda que fiz em meu pequeno quintal.Nunca sei se o meu quintal é muito pequeno ou se o meu prazer em plantar é q é grande demais.
Aqui em Quirinópolis-Go. ela é conhecida como "Cereja".
Uma minha tia, q faz doce de qualquer coisa, até de jiló, já fez o doce dessa fruta, não sei dos ingredientes usados, mas certamente não levou açúcar, pois ela é naturalmente bem doce e deve ser muito nutritiva.
Obrigada pelos e-mails e pelas pequenas "histórias" e "aventuras" das plantas, de suas plantações e experimentos culinários. Estou adorando a simplicidade com que compartilha suas experiências.
Quero muito adquirir sementes ou mudas de tomate de árvore, será que tem como vc me enviar por correios, te mando os selos pra pagar a postagem.

Bom feriadão, boa folia.

Dinair Guimarães

Camila disse...

Cereja-da-espanha

César disse...

AMEIXA DO PERU
Bunchosia armeniaca (Cav.) DC

Nelson disse...

Caferana ou cereja-espanhola, como é conhecida aqui em Goiânia. Não sou muito adepto ao seu sabor, acho muito enjoativa rsrs

Unknown disse...

Olha essa fruta é a Caferana, ou Ameixa, como chamam aqui na região (Sul da Bahia).
Minha tia tinha um sítio e tinha vários pés dessa fruta.
Lembro-me que ela fazia um extrato, parecido com o de tomate, só que mais alaranjado, e usava em diversos pratos.

Robson disse...

Lá em Pernambuco essa fruta é conhecida como CEREJA, e só está madura quando fica bem avermelhada, tem uma textura maçarenta.

HKomoda disse...

Não conhecia essa fruta, mas assim que vi o post passei por uma árvore com frutos na av. jorge corbisier. Só não consegui parar para provar algumas.

Anônimo disse...

É manteiga de amendoim.
Julia Kuk

Selma Rosa disse...

olá!
preciso de ajuda e não sei pra onde correr!
No inicio do ano ganhei uma muda de pão de cristo, desde então venho alimentando ele e sua textura não é mais a mesma da original.Ele virou uma massa parecendo de bolo com muitas bolhas, venho fazendo pão com ele e os resultados são os mais variáveis possíveis.Porém, aquela casca característica de pão de fermentação natural nunca consegui atingir. Eu sinceramente acho que estou alimentando errado meu "bicho", todos os dias coloco 5 colheres de trigo+5colheres de açúcar+1colher de sal+ um pouco de agua.
Não gostaria de começar um levain do zero, tem como eu "arrumar" o meu?
Eu ficaria muuuuuuito agradecida com sua ajuda!!!!!
fico aguardando a resposta

Marcondes Oliveira disse...

Aqui no Nordeste (Pernambuco) conhecemos como cereja-do-mato, espécie da família das Malpighiaceae cujo nome científico é Bunchosia armeniaca. É comestível, mucilaginosa, com odor característico, não muito palatável.