quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Jambinho cereja em calda

Fui novamente a Piracicaba outro dia e quis visitar aquela árvore de jambinho, ver se ainda havia frutas. Causou surpresa o fato de o jambeiro já estar sem frutos, porém fiquei feliz em descobrir que ao lado dele havia outro com frutos parecidos, porém maiores, e mais fartos. Sequer havia percebido que ela estava ali na primeira vez. Frutos tardios.

As árvores grandes, tortas, espremidas pelo cimento
Marcos e eu colhemos um tanto, trouxemos pra casa e, como eram um pouco maiores que os primeiros, consegui fazer um corte na base e tirar as sementes - que já plantei, obvio.


Cozidas, ficam meio desbotadas. Mas o suco de limão faz a cor ficar mais
viva


Cozinhei as frutinhas ocas em calda de açúcar - um tanto de fruta de fruta, parte igual em volume de água, outra em peso de açúcar. Cozinhei até a calda ficar brilhante, poucos minutos.  Como perderam um pouco da cor, juntei umas gotas de limão. Outra surpresa, pois além de ter a cor reavivada, o sabor também se sobressaiu com a adição do ácido. Uma lembrança de rosas com a acidez da fruta mais marcante. Ficaram deliciosos e a vontade era de usar como cerejas em calda, não daquelas feitas com mamão colorido, mas daquelas importadas. Vontade de juntar marrasquino à calda, de colocar sobre um bolo coberto de creme bem branco, decorar um sorvete ou afundar em massa densa de bolo amanteigado. Devia ter colhido mais. A árvore estava rosada de frutos. Mas se você encontrar por aí estas graciosidades desprezadas, de sabor rosáceo e de tamanho trabalhoso para comer ao natural, não hesite em colher todas e conservar em calda de açúçar para o resto do ano.

Com creme de banana (a banana congelada e batida no processador)
Algumas das mudinhas. As sementes brotam facilmente

11 comentários:

Karen disse...

Ah, que frutinha linda! Jambinho cereja e jambo-rosa são variedades diferentes? Vi uma muda de jambo-rosa à venda, estou pensando em comprar se ainda estiver na loja.

Lú Freire disse...

Bom dia,
Estava lendo seu blog, eu estou cultivando Kefir, mas eles não estão se desenvolvendo bem, tenho a 1 mês e ele somente quadruplicaram de tamanho é normal, recebi de doação 1 colher de chá aproximadamente e ainda não tenho 2 colheres de sopa.
E meu kefir esta ficando ácido, não sei se é por causa do calor aqui em SP que esta passando dos 35º, se puder me esclarecer o que posso fazer para tirar a acidez, pensei em deixar por menos tempo, estou deixando em média por 14 horas. Abraços e obrigada

Neide Rigo disse...

Karen, o chamado tradicionalmente de jambo rosa é maior, mais carnudo e mais saboroso.

Lúcia, quanto ao tamanho está pela ordem natural das coisas. E neste calor, fica ácido mesmo. É só deixar menos tempo. E na hora de consumir, bata com frutas como banana ou abacate, que combinam com sua acidez.

Um abraço,n

Daniela Pastana Cuevas disse...

Nos dias quentes fermente ele por menos tempo 8 horas é o suficiente.

Daniela Pastana Cuevas disse...

Neide, eu ja colhi destes frutos numa travessa da Av Paulista em São Paulo, ela é Australiana, eu tinha fotos dela e com o nome cientifico, mas perdi as fotos na ultima atualização do meu computador, vou tentar achar mais sobre ela.

Daniela Pastana Cuevas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Moro em Piracicaba, gostaria de saber onde fica essa belezura, para eu poder fazer essa delícia

Anônimo disse...

Fiz essa semana o jambinho em calda e amei! Agradeço pela receita! Abraços

Joana Rabêlo disse...

Syzygium paniculatum

Joana Rabêlo disse...

Syzygium paniculatum

Marcia Toscano disse...

Tenho um pé em casa há 10 anos. Os pássaros fazem usufruto. Nunca havia feito doce, vou tentar.