terça-feira, 20 de março de 2012

Mais abobrinhas, agora recheadas

Aquela abobraiada de Piracaia continua rendendo. Uns cubos de abóbora madura cortados e carne seca já dessalgada me esperam na cozinha para o prato do jantar que eu ainda não sei o que vai ser. Mas o que mostro agora são as moranguinhas que comemos no final de semana, recheadas com camarão e servidas com arroz vermelho e folhas de mostarda. A polpa é densa e adocicada, quase como as cabochás. As sementes vieram também de Fartura. O recheio pode ser de carne seca, mas, se quiser com camarão, use o recheio do caxi, que dei aqui


Três abobrinhas recheadas com camarão


Lavei e cortei três abobrinhas que cabem em uma só mão.



Escavei para tirar as sementes, que separei da polpa e reservei para usar depois (guardei um pouco para replantar).


 Polvilhei sal em toda a superfície, enchi de ervas aromáticas - orégano, manjerona e manjericão. Aproveitei que ia cozinhar arroz vermelho na panela elétrica e coloquei as abobrinhas para cozinhar na cesta de vapor. Em 15 minutos já estavam macias. Descartei as ervas e coloquei o recheio de camarão, que já mostrei aqui


Cobri tudo com um pouco de queijo da Canastra duro ralado. Na verdade, coloquei o queijo ralado num prato e emborquei as abobrinhas para que o queijo grudasse em toda a superfície úmida. Levei ao forno bem quente por 15 minutos.  



Coloquei numa frigideira as sementes com um pouco de azeite e fiquei mexendo até que elas ficassem bem douradas e começassem a pipocar. Tirei as abobrinhas do forno quando estavam douradas e espalhei as sementes ainda bem crocantes por cima -  está certo que algumas casquinhas ficam duras e você tem que tirar da boca, mas a maioria ficou bem crocante e pode ser comida inteira. Com arroz, mostarda refogada e Nhac!  

4 comentários:

Beta Tiossi disse...

Nossa que lindas, deu água na boca só de olhar! bjs

Dricka disse...

Delicia das delicias. Amo abóbora e sou apaixonada pelas sementes torradas, desde criançinha, quando minha mãe juntava um tanto e torrava para comermos ainda quentinhas nas tardes frias.
Agora se tem abobora e carne seca meu estomago só grita QUIBEBE, é manjado, mas eu amo.
Bjs

maria lucia disse...

nham!

Rosely Archela disse...

Cada delícia!!! Amo abóbora. estou me deliciando em seu site! beijos, Ro