segunda-feira, 12 de março de 2012

Uauá. Parte 5: Dieta da Joana na caatinga


Quer me ver morrer triste é dizer que enveneneram todos os quiabos do mundo, me disse Joana.  Mas por que a tristeza, Joana? Os quiabos não foram envenenados, não - alguns, sim, com agrotóxicos, mas não estes seus plantados aqui. A pois, respondeu ela, é como se fosse porque de todo jeito não posso comer. Como assim, Joana?  E ela me contou. 

Só então liguei os dois fatos que havia observado anteriormente.  Joana pedia pra alguém que ia ao mercado aproveitar para ver se tinha feijão mulatinho. Não, não tem. Outro ia e voltava, não, não tem feijão mulatinho, nem sabem que feijão é este.  Na hora estava ocupada com outra coisa e isto chegou de forma subliminar, mas ficou registrado:  feijão mulatinho pra lá, feijão mulatinho pra cá. Em outro momento, Joana foi à feira, fui com ela,  dizendo que iria comprar suas maçãs – olhei a caixa, vinham do Sul, de tão longe. Na banca, ficavam bem ao lado de lindas goiabas, tão cheirosas.  Seriguelas, maracujá-da-caatinga, melancias. Mas ela comprou maçãs e não pagou barato.  Sou muito palpiteira e curiosa, mas não perguntei o porque das "suas" maçãs. 

Estávamos em sua casa, na fazenda, quando  veio esta estória do quiabo e da consulta à nutricionista que consultou na cidade grande mais próxima, a 180 km dali, ainda caatinga. Pedi para ver os exames, com várias taxas alteradas,  e a recomendação nutricional. E aí sim entendi  a determinação de Joana apesar da inconformidade com as proibições.  Por que, meu Padim Cícero, por que não posso comer quiabo? E lá estava o papel, quatro páginas de dieta e orientações, com a resposta.  Mas se fosse só isto...  Ah, e por que tem que ser feijão mulatinho?  E também não encontrei atum sem ser com óleo. Comprei atum ao óleo mesmo, completou Joana. Tá difícil de seguir esta dieta, mas estou tentando, só não sei até quando. 

A dieta já começava recomendando leite de soja com manga no café da manhã e seguia com tudo aquilo que costumamos ver nas dietas de 1500 e 1800 calorias nas revista que pregam corpo perfeito:  linhaça, queijo branco, pão integral,  margarina light, filé de peixe ou peito de frango grelhado,  2 colheres  de alface, suco com adoçante, arroz integral, feijão mulatinho  ou grão de bico, lentilha e feijão branco.  No jantar, sanduíche de atum.  De sobremesa, uma fatia de laranja ou (tem sempre opções) gotas de limão.

No complemento, alimentos proibidos, a serem evitados, e os recomendados. Muito mais proibições, claro.  A começar pelos "causadores de gases por conterem muito enxofre, como quiabo, repolho, couve-flor, espinafre, ovo cozido, parmesão".  Você tem problemas com gases quando come quiabos, Joana? Eu não, e você, Neide? Mas se não pode repolho, como é que tem repolho refogado na dieta do almoço, Neide? Sei não, Joana, sei não!

Não pode ou recomenda-se não comer uma porção de coisa, até frutas ácidas como o umbu e o maracujá e ainda: vinagre, café, chá, nada. No final uma explicação que fica faltando para quem não entende o que são frutas ácidas, começando com um termo novo: “algumas vezes nos perguntamos o que são frutas cítricas. As frutas cítricas (citrinos) são as que pertencem ao gênero Citrus. Estas frutas são consideradas frutas ácidas, veja a lista com algumas delas: abacaxi, caju, tangerina, jabuticaba, laranja, limão, romã, nespera, ameixa, cidra, lima, marmelo, acerola.”   Para quem não sabe, o gênero Citrus engloba as frutas de gomos como a laranja, limão, cidras, mexericas etc. As outras frutas citadas,  de gêneros diversos, podem ser ácidas, mas não Citrus.  Mas por que não posso comer umbu, maracujá da caatinga, se é o que tem por aqui?, queria saber Joana.  E além disso não entendi nada desta coisa de fruta ácida e fruta cítrica. Se quem escreveu não sabe diferenciar frutas ácidas das frutas cítricas, Joana vai saber?  E por que? Vem cá que eu te explico, Joana.  Mas pode comer, sim.

A lista proíbe as frutas ácidas, mas recomenda alimentos ricos em fibras, como granola, aveia, barra de cereais!  Bode pode não, melhor preferir salmão, robalo, merluza e bacalhau.  Não fala nada do queijo de leite de cabra, não, mas é melhor preferir minas frescal, ricota e queijo cottage, isto está lá. 

Joana, a nutricionista quis ouvir o que você come cotidianamente ou tem ao seu dispor aqui na caatinga, a forma como você cozinha, as frutas que tem na sua feira ou os legumes que você encontra nesta época de seca?  Quis não.  Pediu para você voltar para lhe dar uma dieta de acordo com os seus gostos, corrigindo seus erros, adaptada ao seu ambiente? Pediu não. Explicou a importância da quantidade dos carboidratos consumidos para o controle da glicemia? Não. Explicou o que estava no papel ou só tirou a papelada pronta da gaveta e lhe entregou?  Tirou da gaveta. Ah, tá! 

Joana adora comer um docinho, uma raspa de manuê da panela, compota de umbu e só um cafezinho bem doce pela manhã, mas adora também feijão de corda e feijão de caldo comum  -  nem sabe que raio é este de mulatinho), quiabo, abóbora, repolho, salada, arroz integral, umbu, maracujá-da-caatinga, melancia, peixe cozido, laranja. Come pouca carne vermelha, em vez de pão come cuscuz e inhame no café da manhã, não liga pra queijo ou pra leite, não bebe álcool nem refrigerante,  não fuma e sedentarismo passa bem longe da sua casa na caatinga. Está com peso dentro da média e taxas um pouco mais altas que o recomendado - de colesterol, triglicérides e glicemia. 

É tão difícil resolver?  Ou nutrição agora é isto, um tanto-faz, um descaso pela Joana, uma escada pra lugar nenhum, e não me contaram? Felizmente isto não é regra, a julgar pelo que vejo nos nutricionistas leitores do Come-se. Mas fica o recado: conheça quem é a Joana que você atende, saiba onde ela vive, limpe bem os pés antes de entrar em sua casa, e ouça o que  ela tem a lhe ensinar. 



75 comentários:

Anônimo disse...

Lavou minha alma. Ir ao médico hoje é mais ou menos isso ai, Seja a especialidade que for, esteja preparado para um papel que sai da gaveta sem muito compromisso com o paciente.

Muito obrigado por este post. Certamente o pessoal do interior é mais sabido que a tal médica.

Maria das Graças disse...

A coisa é séria mas não pude conter uma boa risada. Sim, porque só rindo mesmo de uma situação como essa. E, no fim, lamentar o despreparo e a falta de conexão dessa profissional com a realidade cultural e regional do sua paciente. Desolador!

Fábio Metello disse...

Já acho que algumas faculdades tem vínculos com a indústria farmacêutica e de alimentos e daí saem "profissionais" ou vendedores de seus produtos...
para quem gosta de leitura recomendo;
o livro "CEM ANOS DE MENTIRA" aborda o lado sombrio destas indústrias..
abs

Gilda disse...

Tomara que o puxão de orelha desperte não só nutricionistas só no diploma, mas também todo tipo de médico que sai inventando proibições e recomendações sem nem pelo menos conhecer direito o alimento de que estão falando. Sem dó, deixam o paciente pensando que ele só não proibiu comer capim. E na lista dos recomendados só itens que não cabem no orçamento.

Dricka disse...

Eu, Sua fã forever. Seria lindo Neide, se todos os profissionais tivessem esse seu profissionalismo.O pior é que vai se criando uma nação doente com tantos falsos produtos saudaveis que pipocam por ai. Cada organismo é um e cada um reage de um jeito,porem sempre é tão mais facil criar um padrão de diagnostico e tratamento...
Bjs

Beth disse...

Ai meu Deus! Essa nossa profissão tá de chorar.....Eu sei que não é a única com esse tipo de problema, mas dói muito saber de histórias como essa....

Angela Escritora disse...

E você deu outra lista para ela?Comigo foi parecido, acho que te contei. Eu estava com pra lá de 300 em tudo, procurei nutricionistas e avisei onde eu morava, não existe Mundo Verde aqui, odeio tofu e soja , caso eu encontre, me dá gases. Pois veio a lista só com soja! Aí eu fiz a minha dieta, claro, baixei tudo. Não consegui tirar nota dez no colesterol, mas quase isso. Agora tomo remédio e sou feliz.

Neide Rigo disse...

Angela, eu não dei nova lista, mas expliquei o que podia ser flexibilizado, adaptado à realidade dela. Uma pena, né?

Um abraço,
N

Anônimo disse...

Puxa, Neide! estou um pouco acima do peso mas somente faço uma dieta no dia em que encontrar uma nutricionista que não me receite adoçante marca x, barrinha de cereal marca y e até suco marca z. Que sorte da Joana ter lhe conhecido pessoalmente. Bjs. Izabel

Margot Carone disse...

Sábias palavras, Neide! Esse tipo de nutricionista que segue o manual de faculdade, dietas de minuto e nao tem conexao com a realidade cultural dos pacientes, me dá uma preguica e vergonha...Sorte da Dona Joana ter voce por perto.

Anjali - Paula Magnus disse...

Nossa, Neide, estou lendo toda a série em uma sentada. Não sei se é a chuva lá fora, mas este post me vez chorar, fiquei triste. É um daqueles textos que devem ser amplamente replicados. Afinal, o que é saúde?! A felicidade de ver movimentos tão integrados acaba se contrapondo com a distância padrão dos dias hoje - distância da realidade da Joana. É como a nutricionista de um refeitório que proibiu o leite da nossa vaca (que é 100% orgânico, de pasto, fresco e local - além de tirado manualmente pelo meu marido) preferindo o leite de caixinha para o iogurte das crianças. Foi um árduo trabalho para provarmos que nosso leite tem boas condições de higiene. O esforço acaba sendo de que está integrado, pois parece ser a atual contramão...
Mais uma vez, muito obrigada pelos textos!

Lígia disse...

Como nutricionista fico muito envergonhada de uma colega de profissão que atenda seus pacientes desta forma! Acredito que a alimentação tem que ser o mais natural possível, mesmo pq produtos industrializados a cada dia que passam ficam pior! A industria vem colocando: conservante, corantes ... ante e mais antes que ninguém sabe o que isso causa na saúde. Saúde??? Ele querem mesmo é saber de doença, pois é o que dar dinheiro! Eu Nutricionista Funcional indico alimentação assim como a de Dona Joana! Quanto mais natural MELHOR!

Precisamos a voltar a comer como nossos avôs!

Meu contato ligianutrifuncional@gmail.com

Ana Canuto disse...

Às vezes vejo o Come-se e tenho vontade de chorar....

Anônimo disse...

Nossa Lígia, precisa mesmo de autopromoção em blog alheio? Que deselegante...

Vane disse...

Nossa Neide, levei as mãos à cabeça. No Brasil estão receitando soja a torto e a direito, será que não se dão conta do mal que pode fazer a soja crua? Será que lavaram o cérebro de todo mundo?

Claro, se no final você não consegue melhorar seus exames a culpa é sua por não ter comido tofu...

Outra coisa, temos que parar de pensar que o colesterol é o demônio: http://primalbrasil.wordpress.com/2011/09/08/o-mito-do-colesterol/

Nutri Rafaela G.Bellei disse...

Neide eu sou nutricionista e adoro seu trabalho. Desta vez me obriguei a comentar tamanha falta de profissionalismo de certas colegas. A gente passa a faculdade toda aprendendo que a nutrição é uma ciência que trata do índividuo com ser único, e por ser um SER único tem as suas individuais necessidades. Fico triste demais quando leio algo desse tipo. Preferia acreditar que quem dá dieta de gaveta são os médicos endocrinogistas e não NUTRICIONISTAS. Abraço

Nutri Rafaela G.Bellei disse...

Neide eu sou nutricionista e adoro seu trabalho. Desta vez me obriguei a comentar tamanha falta de profissionalismo de certas colegas. A gente passa a faculdade toda aprendendo que a nutrição é uma ciência que trata do índividuo com ser único, e por ser um SER único tem as suas individuais necessidades. Fico triste demais quando leio algo desse tipo. Preferia acreditar que quem dá dieta de gaveta são os médicos endocrinogistas e não NUTRICIONISTAS. Abraço

Fernanda Lapaiva disse...

Adorei o artigo, estou fazendo a dieta ultra power max e funciona
estou amando. Mil Beijos!

Marcus Pessoa disse...

A dieta sem dúvida é incrível ! Parabéns ! Estou seguindo esta dieta Usando Ultra Power Max Funciona mesmo

Anônimo disse...

Adorei seu artigo!
Estou seguindo essa dieta é muito boa http://emagrecernadieta.com.br/fitred-funciona-mesmo/

Maria Lucia disse...

Adorei seu artigo!
Estou seguindo essa dieta é muito boa:

http://emagrecernadieta.com.br/fitred-funciona-mesmo/

Lara Vieira disse...

Muito bom seu artigo!
Parabéns!

Aline Quito disse...

É bastante comum fazerem um cardápio que não leva em conta as condições da pessoa. O objetivo da dieta é se adaptar ao estilo de vida e necessidade da pessoa, não a pessoa se adaptar ao estilo da dieta. Ótimo artigo!

carla disse...

Olá!
Uma dica valiosa é o AZ21, experimente!

juliana disse...

Muito legal seu artigo!
Estou usando AZ21 e realmente é muito bom!

carlos disse...

Power Potence ajuda de verdade, vale a pena conferir!
Bjo

Maria Lucia disse...

Oie
Quer emagrecer com saúde?
Power Fit Caps é incrivel, perdi 16ks em 3 meses.

julia disse...

Olá pessoal!
Amora Caps é perfeito para quem quer emagrecer rápido e com saúde!

Felipe disse...

Bem, isso é o que acontece quando a escolha de um curso na graduação passa longe da vocação e do amor pela profissão e cai no colo do "status" do uso de um jaleco.
Lamentável.

Sarah disse...

Conheça Super Fit Pro, suplemento natural

Rafaela disse...

Slimcaps um emagrecedor que funciona de verdade. Experimentem, mudou minha vida.

Vitória disse...

Agora a moda é virose, eles não estão nem aí para os pacientes. Hoje em dia medicina é só status.

Tulio disse...

Só li verdades, parabéns pelo artigo. É mesmo de causar revolta.

Clecio disse...

Nutricionista ridícula! Ela e mais um monte que é igual. Não pensam no paciente, o papelzinho já fica guardado só esperando os trouxas.

Rodrigo disse...

Isso não é só na caatinga! Em qualquer região existe esse lixo de profissional

Ricardo disse...

Isso é coisa de gente que acredita saber de tudo só pq tem um diploma.

Tarsila disse...

Tenho uma amiga nutricionista e ela disse que isso é mesmo muito comum na profissão, infelizmente.

Wanderleia disse...

É realmente muito triste, mas acontece todos os dias.

Guilherme disse...

Por isso que muita gente prefere comprar cápsulas para emagrecer, por encontrar profissionais assim no meio do caminho.

Warlene disse...

Use Quitosana, amiga! Não vai precisar perder seu tempo com profissionais desse tipo.

Vilson disse...

Termogênicos fazem efeitos diferenciados.. eu uso LCarnitina, não pago consulta com nutricionista inútil.

Elenice disse...

Emagrecer agora virou obsessão, as pessoas deveriam buscar pela saúde mas é só modismo e estética. Lamentável.

Pablo disse...

Playdance fit é bom pois não tem aquele sacrificio massante da malhação, dançar é melhor.

Elvis disse...

Chega ser afrontosa essa dieta, nitidamente a nutricionista nem avaliou o perfil da cliente. Já tem dietas prontas de gaveta e recomendar alimentos mais "difíceis" enganam as pessoas como se fossem mais eficientes.

Romulo disse...

Complicado, isso deixa explícita a falta de vocação do profissional.

Dielen disse...

Péssima profissional, mas disso temos em todas áreas.

Fernando disse...

Isso denigre a imagem dos profissionais de nutrição.

Theosson disse...

Tem gente assim em todas as profissões, não só na nutrição.

Cosme disse...

É mesmo um absurdo pagar uma consulta com um profissional desse tipo

Samira disse...

Não tá fácil pra ninguém.

Maiara disse...

Muito complicado, profissionais assim tem se multiplicado.

Mariana disse...

Tá vendo, a gente acha que só na cidade grande tem profissional lixo

Victoria Renner disse...

Isso não é só na caatinga! Em qualquer região existe esse lixo de profissional

Filomena disse...

Eu até compreendo pq a profissional trabalha há muito tempo tem perfis pré definidos.

Lorenzo disse...

Brasil, fábrica de 8 ou 80. Ótimos ou péssimos profissionais.

Jaqueline disse...

Muito julgamento pra pouca ação.

Jean disse...

Deve ser levado em consideração o a localização da nutricionista e se a paciente informou de onde vem... é fácil julgar de fora.

Harnon disse...

Infelizmente é muito triste, mas hoje em dia o arroz, feijão a salada é toda contida com agrotóxicos não existe mais forma de se alimentar saudável, apenas plantando a própria comida, mas essa jogada de agrotóxicos tem vários interesses envolvidos, o produtor rural não quer perder seu produto e por isso acaba não se importando em prejudicar a saúde do ser humano.

Mário César disse...

Nunca ouvi falar nessa dieta, mas parece bacana. Vou recomendar para a minha irmã que está precisando perder alguns quilinhos.

Marcela disse...

Parece ser uma dieta interessante, mas não tenho coragem de experimentar.

Fernanda disse...

É uma dieta polêmica hein..não sei se tenho coragem de seguir.

Raquel disse...

Achei bem interessante essa dieta da Joana, parabéns pela iniciatva!!!

Fernanda Martins disse...

Primeira vez que vejo alguém falar sobre isso tão abertamente, um show de dedicação..

Paula disse...

Será que essa dieta dá certo hein rs...só tentando pra saber...

Maria disse...

Muito interessante essa dieta. Queria saber se dá resultado mesmo.

melhor dieta para emagrecer disse...

Dieta realmente emagrecedor!

como aumentar o penis disse...

muito legal

concurseiro disse...

não tenho dúvidas de que esse estudo vai dar certo. obrigado

enem disse...

Agora é começar a estudar para o Enem e fazer essa deliciosa dieta

Guitarra Rock disse...

com certeza esse curso de guitarra rock 2.0 do oziel é um dos melhores do mercado. Texto muito bom

Marcos disse...

Super legal seu artigo

Power Blue Bula disse...

Disfunção Erétil Tem Tratamento? Conheça Os Tratamentos Disponíveis

Roberto de Lucca aqui mais uma vez, e apreciaria de conceder os PARABÉNS por ter comprado Programa de Reconstrução de Cabelo! Os casos de impotência sexual emocional estão se tornando cada vez mas comuns nos dias atuais. Lembre-se que a ejaculação adiantado é um impecilho comum, por volta de um terço dos varão sofrem com ele, afeta homens nos mais diferentes momentos da vida.

Pramil Droga disse...

EDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE Prof. Alexandre Vários saltar sobre médico prescrito soluções, como Viagra ou Cialis, em vez de procurar organico da ereção mantimentos que podem desapoquentar complicações de ereção, mas a verdade é que nem um desses irá arrumar desvantagens subjacentes que provocam fraco ereções. Embora a disfunção eréctil seja uma condição que afecte vários homens, muito poucos discutem seu entrave com um dr. por causa da natureza do obstáculo sexual e dos tabus associados à vocábulo "insuficiência".

Mariana Silva disse...

Gostei muito do seu blog!!! esta de parabens!

Almir disse...

Parabéns pelo poster, mas infelizmente somos bombardiado todos os dias através dos agrotóxico nós alimentos trazendo conseguência grave em nosso organismo, minha opinião tem que haver algo natural que possa nos desintoxicar diariamente.