quarta-feira, 20 de abril de 2011

Pão infalível

No próximo post vou pedir massa de pão, então já deixo aqui uma fórmula infalível. Outras parecidas você já deve ter visto no Come-se, mas costumo usar mais líquido e um pouco mais que um quilo de farinha, pra render mais (e um pouco mais de sal e açúcar).  E, afinal, não faz muita diferença. Mas neste usei 600 ml de água, que é pra dar um quilo certinho de farinha.  E a gordura também sempre vario, mas costumo usar sempre meia xícara: óleo, azeite, manteiga.  É claro, tudo isto para um pão mais macio. Se você quer um pão mais firme, do tipo italiano, é bom usar levain, excluir açúcar e gorduras e, fundamental,  ter um bom forno.  Já este pode ser feito em qualquer forninho doméstico ordinário como o meu. 



Pão branco 


1 envelope de fermento biológico seco (10 g) ou 2 tabletes do fermento fresco
600 ml de água morna (2 xícaras e meia - xícaras padronizadas de 240 ml)
2 colheres (sopa) rasas de açúcar (no Come-se as colheres são sempre rasas a não ser que diga o contrário)

1 quilo de farinha de trigo branca
1 ovo pequeno
1/4 de xícara de azeite + 1/4 de xícara de manteiga sem sal 

2 colheres (chá) de sal

Numa bacia grande, misture o fermento escolhido com a água e o açúcar até dissolver.
Junte um pouco de farinha para formar um mingau, mexendo com colher de pau. Aos poucos, junte o ovo, o azeite e a manteiga. Coloque mais farinha e continue mexendo. Quando virar uma massa firme para movimentar com colher, junte o sal e vá trabalhando com as mãos até formar uma massa elástica, lisa, com brilho, juntando mais farinha, aos poucos, até não grudar mais.  Se puder, faça isto numa superfície enfarinhada. Se não, trabalhe na bacia mesmo. Cubra a massa com plástico ou pano úmido e deixe em local protegido para crescer. Quando a massa dobrar de volume, divida-a em duas partes e modele duas bolas.  Coloque em forma untada e enfarinhada, cubra com pano e deixe crescer novamente – mais ou menos 1 hora (ou menos, se estiver calor). Polvilhe queijo ralado por cima e faça cortes em cruz. Leve para assar em forno pré-aquecido bem quente, por cerca de 10 minutos. Abaixe a temperatura do forno para o mínimo e deixe assar por mais 50 minutos ou até dourar. 



Notas 
- Se quiser, divida a massa em quatro, abra com rolo e molde os pães como rocambole.  Se quiser, recheio o rocambole com recheios não molhados. 
- Se quiser também, use até 50% de farinha de trigo integral ou de centeio. 
- Se tiver máquina de pão, use-a apenas para amassar - modo massa, seguindo a mesma sequência dos ingredientes e talvez ajudando com uma espátula de madeira. Cubra com plástico e fique de olho para não deixar a massa transbordar.  Pode também amassar só meia receita e usar um ovo grande batido e dividido em dois (já que a receita pede um ovo). 
- Para enfeitar a superfície do pão, pode pulverizar água e espalhar por cima gergelim preto e/ou branco, sementes de linhaça, aveia em flocos, germe de trigo, farelo de trigo, farinha de trigo etc. Sempre antes de cortar.  

13 comentários:

Isabel Salvador disse...

Que belo pão amiga muito bom mesmo...lindo,bjokinhass

Carol disse...

Nossa,além de lindo é fácil, vou tentar!

feliz pascoa

Angela Escritora disse...

Ah! eu adoro o tal pão tipo italiando, duro, desses de machucar gengiva, então éisso? o que será levain?

Anônimo disse...

Neide: parabens pelo blog, suas receitas e pelos piqueniques, otima ideia! Moro na Grecia e gostaria de tentar fazer este lindo pao... a farinha branca eh alguma farinha especial ou a comum? Desde ja, grata e Boa Pascoa. Luciene Carvalho, aristosdog@hotmail.com

Margot Carone disse...

Ficou com uma cara gostosa e bem facinho de fazer...vou lah agora mesmo comecar o meu. Neide, voce tem uma receita boa de paozinho de leite? Eu to atras da minha mae pra achar a receita dela, que segundo a mesma, a cabeca nao tem mais nada computado. Bjs

Bombom disse...

Neide, que pãozinho maravilhoso! Só de ver dá logo vontade de dar uma dentada! Vou anotar para fazer já de seguida. Como tenho máquina é mais fácil!Boa Páscoa para toda a tua Família. Bjs. Bombom

Ana disse...

Nossaaa que pão mais lindo...e parece bem macio parabéns,vou anotar a receita obrigada!
Um ótimo feriado e uma Feliz Páscoa.

Neide Rigo disse...

Angela, levain é o fermento natural. Talvez você goste deste pão: http://come-se.blogspot.com/2008/08/o-famoso-po-de-fermentao-natural-da.html

Luciene, farinha branca é farinha comum, refinada, não integral.

Margot, então depois me fale. Veja se este pãozinho serve - é um de leite, bem macio, http://come-se.blogspot.com/2010/12/paezinhos-para-piquenique.html

Bombom, Ana e demais leitores, boa Páscoa pra vocês também. Obrigada, N

Maria Leticia disse...

Eu fiz! Acho que deu certo, mas meu forno é dos piores... demorou bem mais de 50 min pra dourar. Mas valeu a pena, até queimei o arroz de tanta concentração no amassamento do pão, kkk. Obrigada, Neide! Bjs e Feliz Páscoa.

ameixa seca disse...

Um belo pão. Tenho máquina e adoro usá-la para fazer todo o "dirty work", o amassar e levedar :)

Chopp Kremer disse...

Quem resiste a um pão quentinho? Delicia!

Michele Rios "Consultora Empresarial" disse...

Oi Neide. Adorei o seu blog!!!!
Me caso daqui há 2 meses e já to montando meu caderno de receitas e varias sao daqui..rsrs.
Nao tenho muita pratica na cozinha, mas vou me arriscar mesmo assim. Entao vai aí uma perguntinha de iniciante: a farinha branca que vc diz é aquela farinha de mandioca fininha?

Obrigada,
Michele

Neide Rigo disse...

Michele, só agora entendi a dúvida também da Luciene. É que pedi farinha branca em vez de farinha de trigo branca. Costumo usar uma orgânica ou então Anaconda ou Renata.
Depois me conte se conseguiu fazer. E boa sorte no casamento!

Um abraço,
N