quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

É tempo de manga 2. Salada, bolo, picolé


Manga e abóbora, abóbora e manga. Manga com kefir, manga na salada, no sorvete, no picolé, manga mole no bolo, firme e grelhada, manga suco e improvisos possíveis. O cardápio aqui em casa tem sido assim, no almoço e jantar. Abobrinhas, falo depois. Agora sobraram as mangas do tipo Haden - há um só pé no sítio em Fartura, mas neste ano carregou para toda a familia. São firmes, macias, enormes, boas para comer verde ou madura na salada doce ou salgada.
Aproveitei que estava com o processador em uso para uma salada de cenoura e resolvi ralar uma manga ainda não muito madura. Misturei as duas coisas, temperei com cebolinha do quintal, sal, limão, pimenta, azeite e ficou muito boa e refrescante. Hoje fui fazer pela segunda vez, mas a manga já não estava muito firme e tive que reservar a manga ralada e molenga para outra coisa. Primeiro fui terminar a salada usando outra manga mais verdolenga. Desta vez deu certo. Temperei com pimenta vermelha e cebolinha do quintal (hoje, da fininha). E usei também cebola roxa, que combinou com o limão galego que trouxe do sítio. Nem precisava de azeite, mas juntei um pouco.
Voltei para a manga ralada cremosa que não serviu pra salada. Poderia fazer suco, mas o de ontem ainda sobrava - e parte dele teve que virar picolé porque ninguém aguentava mais beber. De modo que suco seria demais. Então, aproveitei o mesmo processador em uso e bati ali um bolo simples, todos os ingredientes de uma só vez, com kefir no lugar de leite e aromatizado com raspas de um limão tahiti, que também trouxe do sítio. Juntei a manga ralada à massa, no final, sem bater. Assei uma parte numa forma pequena de anel e o restante na assadeira para muffins, forradas com forminhas de papel. E olhe que ainda tem pano pra manga.

Pra salada, tem que ser assim: madura, mas bem firme. Quanto mais verdolenga, melhor


Aqui, só manga, cenoura, cebolinha, sal, pimenta, limão e azeite


Neste, com cebola roxa e cebolinha fina
Salada de manga com cenoura
1 cenoura grande ralada
1 manga haden verdolenga ralada (1 manga de 750 g rende aproximadamente 500 g de polpa)
1 cebola roxa fatiada
1/2 xícara de cebolinha fina picada
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes picada em tirinhas
Suco de 2 limões galegos
Sal a gosto
Azeite, se quiser

Misture todos os ingredientes, prove e corrija o tempero. Se tiver processador, use-o para ralar a cenoura e a manga, e para picar a cebola. Se não, use um ralo grosso comum.

Rende: 4 a 6 porções

A manga ralada molenga entrou no bolo

Bolo com manga

Misture 2 ovos, 1 xícara de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de kefir (ou iogurte, ou leite), 1/4 de xícara (50 g) de manteiga e 1 colher (sopa) rasa de fermento. Bata tudo numa tigela com colher de pau, na batedeira de bolo ou no processador. No final, junte 1 xícara de manga ralada (pode ser mais firme ou mais macia, mas que conserve a aparência de ralada e não de purê) e raspas de 1 limão tahiti. Misture delicadamente e leve para assar em forma untada com manteiga e enfarinhada. Se preferir, asse em forminhas de muffins.
Rende: 20 porções

Para os picolés é só usar um suco de manga bem docinho e levar ao freezer em forminhas.

17 comentários:

Claudia disse...

Adoro manga...estou na praia com tempo rsrsrsrsr vou tentar fazer bjs e parabéns Cláudia
http://claudiaroma.blogspot.com

Anônimo disse...

Ola Neide!
Estou a adorar ler as voltas que tens dado às tuas mangas! E curiosa para ver mais! :)
Beijinhos
Sofia

Anninha Pessuti disse...

Olá Neide!!!

Li uma reportagem sobre vc, em alguma revista que não me lembro, pq o q tenho feito nessas férias é ler de td. Não tenho a menor experência na cozinha, pra er sincera muitos me consideram um fracasso, daquelas q queima comida pronta no microondas. O quem é estranho pq minha família é aquela mistura itália/portugal que adora cozinhar e comer. Enfim, achei seu blog e estou apaixonada, despertou a vontade de aprender a cozinhar, até pq trabalho com saúde e medicina oriental, e alimetação está no topo de um bom tto. Adorei q seu blog tem cias maravilhosas e saudáveis. Dá pra ser feliz sem se encher de açucar, gordura e fritura. Começei com coisas simples tipo o pudim de leite e a salada de pepino com tomate, que comemos como aperitivo junto com bruschetta. Sucesso! E o comentário sobre o pudim foi: nossa parece da vovó.... isso sgnifica q deve ter ficado bom :) Obrigada, continuarei logada.

Dricka disse...

Neide, pirei na salada!
Para mim só um arrozinho branco com essa salada já faria meu estomago feliz.
Bjs

Unknown disse...

Oi Neide,
Não sei se é do seu interesse, mas teria como você colocar aquela ferramenta no blog pra facilitar o compartilhamento dos seus posts nas redes sociais (facebook, twitter etc). É que seus posts são deliciosos e cada vez que eu leio um, copio o endereço e fico colando por aí... Com a ferramenta bastaria dar um click. :)
Grande abraço e um ótimo começo de 2011!
Fernando

milamaegi disse...

Mousse de manga com calda de hortelã tb fica mt boa. Já provou?

Priscila disse...

A salada com cebola roxa ficou muito bonita. Na verdade todos os pratos estão muito bonitos. Uma pena eu não poder comer manga, ou testaria as receitas em casa...

Beta Tiossi disse...

Neide gostei de tudo aqui! Fiz uma salada a pouco tempo, agora vou experimentar a sua e o bolo deve ficar bom demais! bjs

Denise Abdalla disse...

Neide, parabéns pela deliciosa cronica de D.Olga e afins.
Vc não é deste planeta!!!!!!
Comprei a Vogue pra te ver e vc ficou um amoreco de senegaleza.
Boa viagem!
Bj. Denise Abdalla.

Gabi disse...

Neide, como vc faz para comer as cebolas? Vc tira a acidez? Como tira?
Gosto muito de cebolas na salada, mas quase nunca coloco, pois sempre fixa forte. Ainda mais as cebolas roxas!!

Beijocas e lindo post!!

Neide Rigo disse...

Claudia, boas férias!!

Sofia, gostaria de ter mais tempo para explorar mais cada ingrediente em sua época, mas faço o que posso. Obrigada.

Aninha, adorei saber isso: "despertou a vontade de aprender a cozinhar". Saiba que é só começar. Ninguém precisa cozinhar como chef, mas alguma coisa simples e gostosa qualquer pessoa tem condições de fazer. Obrigada pelo comentário e parabéns pela iniciativa de ir ao fogão.

Dricka, ontem foi prato único no jantar. Com arroz também vai bem.

Fernando, obrigada pela dica, mas eu não sei fazer isto. Como se faz? Me ensina? neide.rigo@gmail.com

Mila, não, não provei. Deve ficar uma delícia.

Priscila, teste com mamão quase maduro que também vai dar certo.

Beta, depois me conte.

Denise, que prazer revê-la por aqui. A roupa não tinha a ver com o Senegal, foi coincidência na produção apenas. E a touca é a minha, de sempre. Mas que bom que gostou.

Gabi, cebolas não são ácidas, são mais pungentes. Mas você pode amenizar isto deixando-as de modo em água gelada com um pouco de açúcar. Eu não ligo para o sabor forte.

Um abraço, N

leila disse...

Adoro manga principalmente um suco de manga. uma das saladas que gosto de fazer eh manga cortada em fatias misturada com creme de leite e depois jogo um coco natural ralado por cima. fica deliciosa.
beijinhos

Neide Rigo disse...

Leila, que ótima dica. Obrigada. Um beijo, N

smello disse...

Pois aproveite essa dádiva que você tem. Eu estava no Brasil há uns dias e aproveitei pra comer manga todo santo dia.... Agora estou de volta ao frio de 9 graus (Fahrenheit, claro) de Michigan nos ISTATES, e nem sinal de uma delas...
Aqui só tem morango, amora, framboesa...Bonitinhas mas... azedinhas.

Fernanda Scagliusi disse...

Oi, Neide, tudo bem?
Vi a reportagem sobre vc na Vogue, parabéns, ficou linda!
Neide, pensei em colocar coco ralado na massa do bolo, mas estou com medo de ficar seco... Se eu colocar, vc acha que tenho que aumentar algum líquido?
Beijos e muito obrigada!!

Neide Rigo disse...

Fernanda, que bom saber que viu a Vogue!! Obrigada.
Quanto ao bolo, pode colocar coco ralado, sim. De preferência fresco. O bolo é meio úmido e não deve ficar seco com o coco. Se usar coco seco, hidrate-o antes.

Um abraço, N

Marcos disse...

ADOREI ,MAS O MEU MOTIVO E OUTRO AS SUAS PRIMEIRAS FOTOS DE MANGA SÃO DE QUE ESPÉCIE ? PQ JÁ TIVE DESTA E P PÉ MORREU PROCURO O NOME PARA PLANTAR NÃO É A HADEM É A DA FOTO ME AJUDE EU NÃO ACHO E AS DA FOTO TENHO CERTEZA SÃO DA MINHA INFANCA E TEM CHEIRINHO DE ABOBORA. SE PUDER AJUDE COM O NOME.